Blogs
Coloque uma Linda Imagem na Página Inicial do Google!




“Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”.
Paulo Freire





sexta-feira, 26 de março de 2010

Projeto trânsito

A VIDA É O MELHOR CAMINHO






Objetivo:



Orientar as crianças para os cuidados no trânsito, de forma a desenvolver hábitos de respeito e contribuir para a formação de futuros motoristas conscientes, que dirijam de forma defensiva e segura.

Justificativa:

Muitas vezes o estresse do cotidiano é descarregado no trânsito. Ultrapassagens arriscadas em nome da pressa, desrespeito aos pedestres e regras de trânsito e impaciência, gerando uma forma de dirigir ofensiva e arriscada.
A família, espelho das ações das crianças, muitas vezes acaba por reforçar na criança algumas destas atitudes, enquanto deveria corrigi-las. Atender celular ao volante, jogar lixo pela janela, arrancar em sinal vermelho, não utilizar cinto de segurança ou permitir a criança no banco da frente, são alguns exemplos de desrespeito à vida.
Este projeto visa uma formação crítica e um olhar atento dos futuros motoristas, de forma que, desde cedo, aprendam a respeitar as regras de trânsito e a corrigir as atitudes inadequadas.

Objetivos gerais:

Desenvolver atitudes coerentes à paz no trânsito, através de debates, conversação e confecção de murais com as regras de trânsito;

Despertar valores de tolerância e respeito, através de diálogo e percepção do outro, contribuindo para melhorar atitudes no trânsito;

Orientar-se no trânsito através das sinaleiras, faixa de segurança e placas;

Esclarecer dúvidas em relação ao trânsito e suas regras, através de palestra com o agente de trânsito;

Expressar o entendimento sobre as regras de trânsito trabalhadas no projeto, durante a semana do trânsito, em campanha de conscientização dos motoristas (Blitz no trânsito e panfletagem);

Reconhecer e nomear os diferentes meios de transportes e suas finalidades.

Alguns objetivos específicos:

LINGUAGEM ORAL: Através de um mural com regras de trânsito, identificar as atitudes corretas e incorretas no trânsito,
Dialogar sobre a forma como a família respeita as regras de trânsito e discutir que orientações as crianças devem levar às famílias.
LINGUAGEM NUMÉRICA: Identificar as formas geométricas presentes nos sinais de trânsito;
Noções de espaço (grande,pequeno-perto.longe-aqui,ali), medidas de tempo (antes,depois-hoje,amanhã), quantidades (muitos,poucos)
MÚSICA E MOVIMENTO: Aprimorar a motricidade através de circuitos, reproduzindo a estrada, quebra-molas, sinaleiras, placas de trânsito, etc.



SUGESTÃO DE ATIVIDADES:

Levar jornais e notícias sobre o trânsito para as crianças e dialogar sobre acidentes e a possibilidade de serem evitados.
Questionar se a turma conhece regras de trânsito e quais são elas.
Fazer o gráfico da turma sobre (quantos usam cinto, quantos viajam no banco de trás), depois analisar com questionamentos que levem os pequenos a compreensão do número, quantidades.
Fazer um mural sobre o que aprendemos para que fique exposto,
Se houver a possibilidade, levar um guarde de trânsito até a escola, para que converse e oriente os pequenos.
Neste dia, solicitar que levem a bicicleta, triciclo ou patinete, para simular a rua (montar uma “transitolândia”).
Neste dia as crianças ganharão uma carteira de motorista, com habilitação para estes três itens.
No final, as crianças receberão um certificado de que estão aptas a serem monitoras de trânsito, poderão corrigir atitudes e orientar a família para que tomem cuidado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário