Projeto dos Animais Justificativa: Observando que no zoológico podemos estar em contato com uma diversidade muito grande de animais, sejam eles da fazenda, deserto, floresta, em fim, de diferentes ecossistemas que no mundo não poderiam conviver juntos ( como por exemplo, um camelo e um pingüim). Nos possibilitou trabalhar algumas habilidades e competências apresentadas pelo RCNEI ( Referenciais Curriculares Nacionais para Educação infantil). Além dessas qualidades que o zoológico nos proporciona, temos em visa o interesse das crianças pelos animais e o desejo delas de estarem em contato com eles ou conhecê-los mais. Esses pontos apresentados acima nos motivaram e influenciaram na escolha do tem para iniciar a realização desse projeto junto das crianças. O que aprendemos:
PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL EDUCAÇÃO INFANTIL 51. APRESENTAÇÃO Desde pequena, ouvia meus pais dizendo que tinha de comer muitas frutas, verduras e legumes, para crescer forte e saudável. Bem, elas não eram o que eu preferia mas, por obediência, comia. Alguns anos se passaram e hoje reproduzo a fala de meus pais com meus alunos. No início, era apenas um conhecimento empírico, porém, sentindo a necessidade de estimular meus alunos de uma forma lúdica e atraente, fui buscando informações a respeito do assunto e agora, compreendo com mais clareza que a alimentação saudável de uma criança pode garantir um bom desenvolvimento físico e cognitivo. Assim, movida pela vontade de fazer o melhor e pela curiosidade dos alunos, este projeto foi elaborado. 2. JUSTIFICATIVA A escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação. A promoção de uma alimentação saudável no espaço escolar pressupões a integração de ações em três pontos fundamentais: (1) ações de estímulo à adoção de hábitos alimentares saudáveis, por meio de atividades educativas que informem e motivem escolhas individuais; (2) ações de apoio à adoção de práticas saudáveis por maio da oferta de uma alimentação nutricionalmente equilibrada no ambiente escolar e (3) ações de proteção à alimentação saudável, por meio de medidas que evitem a exposição da comunidade escolar a práticas alimentares inadequadas. O mercado da alimentação tem sido um dos mais prósperos da última década e sua conceituação vem se aperfeiçoando de segurança alimentar para segurança do alimento. De norte a sul, de leste a oeste, o assunto "Alimentação Saudável" é mais do que um tema: é uma meta. Neste contexto, Implantar uma campanha educacional sobre o Alimento Saudável por meio da disseminação da informação e da organização do caminho do alimento desde sua produção, perpassando pelo fornecimento de insumos da produção até a escolha do cardápio do consumidor final e um importante instrumento de conscientização. Assim, consciente de que o tema se insere ou, deve ser inserido, no primeiro campo de ação da prática pedagógica, observando a crescente curiosidade dos alunos a respeito dos alimentos e a valorização crescente em nosso país pela cultura "Fast-food", elaboramos este projeto. 3. OBJETIVOS GERAL: Promover o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa. ESPECÍFICOS: - Pesquisar e registrar sobre a alimentação da família; - Buscar informações em diferentes fontes de forma a verificar e comprovar hipóteses feitas sobre o assunto; - Identificar semelhanças e diferenças entre os hábitos alimentares dos alunos; - Refletir sobre as sua ações diárias em relação a sua saúde, o que engloba cuidado e preservação com o meio ambiente e com a higiene; - Valorizar atitudes relacionadas à saúde e ao bem estar individual e coletivo; - Valorizar o momento reservado à alimentação. 4. ÁREAS DO CONHECIMENTO/CONTEÚDO [ Linguagem oral e escrita - Interpretações pessoais - Pseudoleitura/Pseudoescrita - Narração de fatos - Escrita espontânea - Reconhecimento de letras - Leitura oral de gêneros textuais instrucionais - Reconto - Escrita espontânea - Formação de palavras por troca de letras - Produção textual individual e coletiva [ Linguagem matemática - Sistema de numeração (identificação, traçado e contagem) - Grandezas e medidas (sistemas de medida não-convencionais) - Agrupamentos - Relação bionívoca - Noções de operação (divisão) - Situações problemas (adição e subtração - Noções de números pares e ímpares - Situações-problema - Sistema monetário - Seriação: - Semelhança/diferença; pertinência/correspondêmcia) [ Artes - Linguagem visual - Poesia - Música - Modelagem - Pintura - Desenho [ Ciências - Nosso corpo (higiene corporal) - Meio ambiente (produção de alimentos) - Vegetais - Nutrição e desnutrição [ História/geografia - Modos de alimentação dos grupos sociais; - Regras e princípios sociais; - Tempo 5. RECURSOS/ESTRATÉGIAS - Rodinha - Cozinha experimental - Músicas - Teatro (vendinha) - Pesquisas em diversas fontes (revistas, livros de receitas infantis, internet, vídeo...) - Recorte, colagem e modelagem - Desenho livre - Alfabeto Móvel - Sucatas 6. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS (AÇÕES) - Conversa e registro (desenhos) sobre a alimentação preferida das crianças; - Registro dos alimentos mais consumidos na família; - Identificação de semelhanças e diferenças entre hábitos alimentares dos alunos; - Construção de charadas que misturem informações sobre formas, cores e tamanhos das frutas, verduras e legumes; - Construção de jogo da memória a partir de imagens de frutas, verduras e legumes recortadas pelos alunos; - Identificação de frutas, verduras e legumes através do olfato e tato, utilizando a caixa surpresa; - Análise das obras do pintor Archiboldo Giuseppe, que utilizou frutas, verduras e legumes na construção das suas obras; - Solicitar que cada aluno traga de casa uma fruta, verdura ou legumes e conversar sobre as preferências através da degustação; - Trabalhar com recorte de frutas, verduras e legumes e pedir que os alunos construam um prato que represente uma alimentação saudável; - Utilização da horta para plantação das hortaliças de rápido crescimento, fazendo a avaliação semanal com registro; - Palestra com uma nutricionista; - Visitar uma feira; - Preparação e degustação de receitas saudáveis; - Promover pesquisas na internet de figuras e dicas de alimentação saudável; - Promover concursos de lanches saudáveis; - Organização de um livro de receitas baseado na história "A Cesta da dona Maricota" 7. PRODUTO FINAL Finalizaremos o projeto com a elaboração de um livro contendo todo o trabalho realizado pelos alunos. Com um momento de degustação das receitas trabalhadas e apresentação dos trabalhos desenvolvidos. 8. AVALIAÇÃO A avaliação ocorrerá de forma coletiva, com a participação do grupo. Neste momento os alunos se posicionarão sobre os pontos positivos e negativos do projeto, traduzida em relatos expostos na sala em espaço especialmente organizado e também através de relatório organizado pela professora. 9. BIBLIOGRAFIA MARTINS, Rosicler. Vida e Alimento. São Paulo: Moderna, 1993. Revista Cozinha Prática. Publicação editada pela parceria Instituto do Coração e Edições Cozinha Saudável. BELINK, Tatiana. A cesta da dona Maricota. São Paulo: Paulinas, 2005.
Identidade Identificar os próprios gostos e preferências, conhecer habilidades e limites, reconhecer-se como um indivíduo único, no meio de tantos outros igualmente únicos. Esse processo de autoconhecimento, que tem início quando nascemos e só termina no final da vida, é influenciado pela cultura, pelas pessoas com as quais convivemos e pelo ambiente. A escola, assim, tem papel fundamental na construção da identidade e da autonomia de cada aluno, onde os indivíduos estão mais disponíveis à aprendizagem, ao se identificar com o modelo de ser humano que lhe é apresentado. De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a identidade tem a função de distinguir, marcar as diferenças, sejam elas, físicas, emocionais e comportamentais, dos indivíduos. Sendo assim, de nada adianta prepararmos planejamentos especiais para trabalhar a identidade, se não é respeitado o ritmo de cada criança em sala de aula. Estratégias - Na roda, conversaremos de forma informal sobre cada parte do corpo: boca, nariz, orelhas, braços, mãos, tronco, pernas, pés... Para que servem? %u2013 O professor deve provocar as crianças com esta pergunta para cada parte do corpo que for citada. - Vamos cantar e dançar a música: Cabeça, ombro, joelho e pé... - Confeccionaremos um Mural de alturas, pintado por eles e com uma foto para identificar a criança. - Vamos fazer a brincadeira: Canoa Virou. Colocando o nome das crianças na música; - Vamos carimbar nossas mãos nas sacolinhas de atividades; - Vamos fazer um auto-retrato usando prato descartável;- Conversaremos sobre o corpo, quais as diferenças entre eu e meu amigo. Ex. cabelo, cor da pele, altura, mostrando para as crianças que cada um é único, diferente e especial.- Levarei para sala um espelho dentro de uma caixinha, sempre dizendo que dentro dela tem um tesouro, esta caixa passara por todos os amigos, esta é a regra da brincadeira: Manter segredo, quem ver não poderá contar, somente depois que todos verem. - Para uma melhor comunicação entre escola e família, enviaremos para casa uma entrevista para ser preenchida pelos pais, as crianças deverão saber do que se trata e para que servirá as informações registradas; Quem sou eu? Meu nome é: ________________________________________ Tenho ____ anos. Nasci no dia ___/___/___. Meu endereço é: ____________________________________________________________________________________________________ Meu telefone é: ______________. O nome da minha mãe é:________________________________ O nome do meu pai é: __________________________________ Na minha família também tem: _____________________ que eu gosto muito e cuida de mim. Minha altura:__________. Meu peso: ____________. Cor dos olhos: _________________. Cor dos cabelos:________________. - Desenhar no bolo o número de velinhas referente à sua idade- Cada criança deitará sobre uma folha de papel para que possa desenhar a silhueta dela. Recortaremos o contorno, e vamos escrever o nome da criança e entregar a ela para completar o desenho com olhos, mãos, joelhos etc. Nesse momento, incentivar a criança a observar o próprio corpo. - Vamos trabalhar os órgãos dos sentidos, para perceberem o tato, levarei um livrinho com alguns produtos previamente bem colados para que descubram de olhos vendados no que estão tocando. Ex. Macarrão, botão, lã, lixa, palito de fósforo, algodão, esponja.- Faremos uma pesquisa com a família de quais os cheiros e gostos que mais gosto, colando rótulos. - Para trabalhar a audição, confeccionaremos um livro com as histórias que mais gosto de ouvir. - Vamos experimentar sabores diferentes. Ex. Açúcar, chocolate em pó, leite em pó, sal. Cada amigo deverá provar algum deles e adivinhar o que provou. - Faremos em papel Canson o desenho do que mais eles gostam de comer. - Faremos quebra-cabeça do corpo humano - Para finalizar o projeto sugerimos a criação de um boneco do tamanho das crianças feito de sucata %u2013 Nomeá-lo, listar suas características de personalidade e caráter, cada parte do corpo que for sendo criada o professor aproveita para revisar tudo que já trabalharam. Dinâmicas: Idéias da Amiga Edimara 1) Eu sou... e você, quem é? Formar uma roda, tomando o cuidado de verificar se todas as pessoas estão sendo vistas pelos demais colegas. Combinar com o grupo para que lado a roda irá girar. O educador inicia a atividade se apresentando e passa para outro. Por exemplo: "Eu sou João, e você, quem é?" "Eu sou Márcia, e você, quem é?" "Eu sou Lívia, e você quem é?" A dinâmica pode ser feita com o grupo sentado sem a roda girar. 2) Apresentante: Material Necessário: Objetos diversos (xale, óculos, chapéu, colares etc.) Propor aos participantes apresentarem-se, individualmente, de forma criativa. Deverá ser oferecido todo tipo de objetos para que eles possam criar dentro da vontade de cada um. 3) Alô, alô! Formar uma grande roda com todos os participantes e pedir que cada um se apresente de forma cantada com a seguinte frase: "Sou eu fulano, que vim para ficar; sou eu, fulano, que vim participar." É importante que cada um fale o seu nome, pois este simples exercício trabalha a auto-estima. 4) Abraçando amigos formar uma grande roda. Colocar bem baixinho uma música agradável. Informar que o grupo deverá estar atento à ordem dada para executá-la atentamente. Exemplo: "Abraço de três" e todos começam a se abraçar em grupo de três; "abraço de cinco", "abraço de um", "abraço de todo mundo." É importante que o educador esteja atento para que todos participem. Trabalhando com a identidade, nome e sobrenome
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Este cantinho irá ajudar as educadoras proporcionando-as sugestões de atividades, músicas infantis, recreação, exemplo de projetos para serem realizados em sala de aula respeitando a idade da criança, fase em que se encontra e um espaço para esclarecimento de dúvidas referente a Educação Infantil. PEDAGOGA ALYNNE ALVES SCZEPANSKI
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“Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”.
Paulo Freire
quinta-feira, 25 de março de 2010
Projeto de Trabalho
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