Blogs
Coloque uma Linda Imagem na Página Inicial do Google!




“Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”.
Paulo Freire





quinta-feira, 25 de março de 2010

As histórias infantis como forma de consciência de
mundo

É no encontro com qualquer forma de Literatura que os homens têm aoportunidade de ampliar, transformar ou enriquecer sua própria experiência de vida. Nesse sentido, a Literatura apresenta-se não só como veículo de manifestação de cultura, mas também de ideologias.

A Literatura Infantil, por iniciar o homem no mundo literário, deve ser utilizada como instrumento para a sensibilização da consciência, para a expansão da capacidade e interesse de analisar o mundo. Sendo fundamental mostrar que a literatura deve ser encarada, sempre, de modo global e complexo em sua ambigüidade e pluralidade.

Image Hosted by ImageShack.us

Faixa etáriaTextosIlustraçõesMateriais
1 a 2 anosAs histórias devem ser rápidas e curtasUma gravura em cada página, mostrando coisas simples e atrativas visualmenteLivros de pano, madeira, e plástico. É recomendado o uso de fantoches
2 a 3 anosAs histórias devem ser rápidas, com pouco texto de um enredo simples e vivo, poucos personagens, aproximando-se, ao máximo das vivências da criançaGravuras grandes e com poucos detalhesOs fantoches continuam sendo o material mais adequado. Música também exerce um grande fascínio sobre a criança
3 a 6 anosOs livros adequados a essa fase devem propor vivências radicadas no cotidiano familiar da criança.Predomínio absoluto da imagem, sem texto escrito ou com textos brevíssimos.Livros com dobraduras simples. Outro recurso é a transformação do contador de histórias com roupas e objetos característicos. A criança acredita, realmente, que o contador de histórias se transformou no personagem ao colocar uma máscara.
6 ou 7 anos (fase de alfabetização)Trabalho com figuras de linguagem que explorem o som das palavras. Estruturas frazais mais simples sem longas construções. Ampliação das temáticas com personagens inseridas na coletividade, favorecendo a socialização, sobretudo na escola.

Image Hosted by ImageShack.us

Ilustração deve integrar-se ao texto a fim de instigar o interesse pela leitura. Uso de letras ilustradas, palavras com estrutura dimensiva diferenciada e explorando caráter pictórico.Excelente momento para inserir poesia, pois brinca com palavras, sílabas, sons. Apoio de instrumentos musicais ou outros objetos que produzam sons. Materiais como massinha, tintas, lápis de cor ou cera podem ser usados para ilustrar textos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário