Objetivo
Reforçar os conceitos da Educação Física trabalhados anteriormente* sob a temática "o circo". Utilizar grandes materiais para realizar movimentos que podem ser feitos no circo. Trabalhar as habilidades motoras básicas de locomoção e estabilização.
* Como eu já trabalhava há algum tempo com essa turma haviam alguns conceitos, atividades, habilidades e materiais que já haviam sido introduzidos são eles: Conceito de Educação Física, habilidade motora básica de locomoção, habilidade motora básica de estabilização, habilidade motora básica de manipulação, conceito de movimento, conceito de grupo, introduzir e explorar grandes materiais, introduzir e explorar pequenos materiais, conceito de cooperação, capacidades física - força, jogos com regras simples.
Estratégia
Roda de conversa, utilização de grandes materiais.
Materiais
Trave de equilíbrio baixa, colchões e plintos.
Conteúdo
5' Conversa inicial sobre os combinados. Quais movimentos podemos fazer no circo? Quais movimentos podemos fazer no circo usando apenas o nosso corpo? (movimentos acrobáticos)
Por que devemos aprender esses movimentos corretamente? São Perigosos?
45' Prática
Parte 1 - Circuito
Estação 1: Exercícios educativos para a execução de rolamento e estrela
Estação 2: Transpor o plinto - montados com alturas diferentes
Estação 3: Andar sobre a trave baixa
Os alunos deverão passar pelas três estações sendo auxiliados pelo professor na estação 1. Colocar colchões sob a trave (mesmo sendo baixa) e em torno dos plintos como medida de segurança.
Parte 2 - Saltos
Convidar todas as crianças para executar saltos.
Quais as formas de saltar? Deixar que as crianças mostrem e depois sugerir:
- grupado
- extendido
- meio-giro
- giro inteiro
10' Conversa final e registro da aula
Considerações
Cabe lembrar que eu tive o privilégio de contar com uma variadíssima gama de materiais uma vez que as aulas se dava dentro do centro esportivo da Universidade de São Paulo, o que nem sempre reflete a realidade dos professores podendo acarretar a necessidade de adaptações.
Essa aula foi realizada em um ginásio de Ginástica Olímpica que as crianças já conheciam e faziam uso.
O registro feito ao término da aula foi em forma de desenho com giz de cera. Algumas crianças conseguiram reproduzir parte do conteúdo, escolhi alguns para ilustrar.
Ao término de cada aula todos os desenho ficavam expostos em um mural com uma breve explicação sobre o conteúdo desenvolvido.
Este cantinho irá ajudar as educadoras proporcionando-as sugestões de atividades, músicas infantis, recreação, exemplo de projetos para serem realizados em sala de aula respeitando a idade da criança, fase em que se encontra e um espaço para esclarecimento de dúvidas referente a Educação Infantil. PEDAGOGA ALYNNE ALVES SCZEPANSKI
Coloque uma Linda Imagem na Página Inicial do Google!
“Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”.
Paulo Freire
sábado, 27 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário