- Agachamento curvo
Este é similar ao "vamos agachar", mas suas mãos devem permanecer no quadril.
- Benefícios: fortalece toda a perna, especialmente os músculos do quadríceps (parte frontal da coxa) e os joelhos.
2006 Publications International, Ltd.
- Posicionem-se frente a frente ou lado a lado. Deixem os pés separados e as mãos no quadril.
- Dobrem os joelhos, empurrando os glúteos para trás e para fora. Inclinem levemente a parte superior do corpo para frente, fazendo com que o abdômen fique alinhado com as coxas. Deixem sempre os pés rentes ao chão e o peso igualmente distribuído. Não tentem abaixar com as costas perpendiculares ao chão, virar os pés para fora ou deixar os glúteos abaixo da linha dos joelhos.
- Concentrando o esforço nos músculos da perna, volte à posição inicial. Não force os joelhos quando retornar, cuidando para não estalar ou deixá-los em uma posição travada ao forçar as rótulas para trás.
Repita de 4 a 8 vezes.
- Caixa de surpresa
- Benefícios: fortalece os músculos do quadríceps (parte frontal da coxa).
Cuidado: Faça este exercício em pisos de madeira, grama, com carpete ou outro material flexível; nunca em concreto ou linóleo.
2006 Publications International, Ltd. |
- Fiquem próximos e se agachem (como no exercício do agachamento curvo), colocando suas mãos no chão, em frente a vocês.
- Pulem rapidamente, subindo o máximo que puderem e alongando todo o corpo. Ao aterrissar, dobrem os joelhos, retornando à posição inicial.
Repita de 4 a 8 vezes.
- Toque no dedão
- Benefícios:
- Fortalece os músculos abdominais.
- Aumenta a flexibilidade das pernas e da parte inferior das costas.
2006 Publications International, Ltd.
- Sentem-se próximos, com as pernas à frente do corpo e segurem um dos pés com ambas as mãos.
- Traga o dedão do pé ao nariz (nunca o contrário). Abaixe sua perna para a posição inicial e repita de 5 a 10 vezes.
- Troque o pé e repita a seqüência.
- Remo
- Benefícios:
- Fortalece os músculos dos braços, do peito e abdominais.
- Aumenta a flexibilidade da parte de trás da coxa.
Ao fazer este exercício, tente cantar alguma música de barco, é bem divertido!
2006 Publications International, Ltd. |
- Sente-se de frente para o seu filho, com o pé dele tocando a parte interior dos seus joelhos, como mostrado. Segurem um pino ou uma vareta entre os dois, com suas mãos pressionando levemente as dele (caso a criança consiga firmar sozinha a própria mão, posicione as suas ao lado).
- Cuidadosamente incline-se um pouco para trás, puxando seu filho em sua direção.
- Reverta a ação, inclinando seu filho para trás. Mantenha as pernas retas, mas relaxadas (não trave os joelhos). Se a parte de trás da sua coxa estiver contraída, tornando o movimento desconfortável, dobre os joelhos o quanto for necessário.
Repita a seqüência de 10 a 16 vezes.
- Caminhada pela colina
- Benefícios:
- Oferece um desafio seguro.
- Melhora o equilíbrio e a coordenação.
- Aumenta a noção de espaço e do próprio corpo.
Use uma rampa de aproximadamente 1,5 m de comprimento e 0,5 m de largura - faça em casa ou compre em uma loja. Uma das extremidades deve ter 0,5 m de altura.
2006 Publications International, Ltd. |
- Segurando a mão do seu filho, faça-o caminhar da extremidade mais baixa para a mais alta. Diga qual pé ele está usando para ajudá-lo a aprender a diferença entre direita e esquerda.
- Na extremidade mais alta, enquanto ainda estiver segurando as mãos do seu filho, faça-o pular da plataforma, ele deve estar querendo fazer isto de qualquer jeito! Diga-o para aterrissar com os dois pés e os joelhos dobrados. Caso a criança seja muito pequena e a distância de meio metro muito alta (ou se ela apenas estiver com medo), você pode tanto abaixar a extremidade mais alta ou fazê-la sentar para depois pular. Repita todo o processo de 4 a 6 vezes.
- Reverta a caminhada, indo da extremidade mais alta para a mais baixa.
Quando a criança se sentir mais confiante, tente fazê-la caminhar de frente na subida e ao contrário na decida, para depois descer e subir caminhando de costas.
Três anos de idade - o terceiro ano é um deleite. A criança desenvolveu alguma paciência, seu vocabulário aumentou e ela tende a cooperar mais a cada dia.Utilize os exercícios e invente histórias para acompanhar a rotina. A mesma liberdade pode ser aplicada aos equipamentos ou partes destes. Agora é a hora de soltar a criatividade e a imaginação. Equipamentos podem incluir discos de plástico, bambolês, escadas, placas inclinadas, vigas de madeira com suportes, bolas, balões, varetas ou pinos de madeira. Use a sua imaginação!
Nenhum comentário:
Postar um comentário