Blogs
Coloque uma Linda Imagem na Página Inicial do Google!




“Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”.
Paulo Freire





quinta-feira, 25 de março de 2010

Atividades para crianças de meses á 3 anos


CUIDADO COM A BONECA


IDADE: De 1 a 3 anos.
TEMPO: 30 minutos.
ESPAÇO:Sala de atividades.
MATERIAL: Bonecas, roupinhas de boneca, retalhos de tecido, mamadeiras e
chupetas.
OBJETIVOS: Brincar de faz-de-conta durante o jogo simbólico; tocar o colega; e
ter um bom relacionamento com o grupo.
Esta brincadeira é para meninos e meninas, pois tem o objetivo de desenvolver o
relacionamento interpessoal, promovendo atitudes de cuidado e carinho com o
outro –necessidades que são comuns a todos, independentemente do sexo. Isso vai
se dar no faz-de-conta, momento que a criança aprende sobre as interações
sociais. Por isso, é importante ter seu espaço garantido e valorizado na
rotina. Proponha que cada um pegue uma boneca e cuide dela como se fosse sua
filha. Os pequenos devem dar banho, trocar fralda e fazer carinho.



CHUVINHA DE PAPEL


IDADE: De 8 meses a 3 anos.
TEMPO: De 15 a
30 minutos.
ESPAÇO: Sala de atividades.
MATERIAL:Revistas e jornais velhos.
OBJETIVOS: Relaxar de forma ativa (e não apenas em posição de repouso) e
interagir de maneira lúdica com o educador e os colegas.
Sente-se com a turma no chão, em torno de uma pilha de revistas e jornais
velhos. Deixe que todos manipulem e rasguem as páginas livremente. Junte os
papéis picados num monte e jogue tudo para o alto. Vai ser uma festa! Depois, o
papel picado pode ser aproveitado em colagens ou modelagem de bonecos.



JOGO DAS
EXPRESSÕES


IDADE: De 2 a 3 anos.
TEMPO: 30 minutos.
ESPAÇO: Sala de atividades.
MATERIAL: Cartolina, pincéis atômicos ou tinta.
OBJETIVOS: Nomear os sentimentos e conversar sobre suas possíveis causas.
PREPARAÇÃO: Desenhe na cartolina várias carinhas com expressões faciais que
demonstrem sentimentos de tristeza, alegria, raiva, medo, susto etc. Deixe
algumas em branco para nomear um sentimento que apareça no decorrer da brincadeira.
Convide a criança a apontar a que mais revela a maneira como ela se sente
naquele momento e a explicar os motivos daquela sensação. Ela pode, por
exemplo, estar com raiva do colega porque tirou um brinquedo da sua mão.




UM PINCEL MUITOS PAPÉIS


IDADE: De 2 a 3 anos.
TEMPO: De 15 a
30 minutos.
ESPAÇO: Sala de atividades.
MATERIAL: Lápis de cor, giz de cera grande ou pincel grosso e vários tipos de
suporte, como papel espelho, cartolina, papel cartão de cores diferentes, papel
enrugado, papéis com recortes inusitados (com um furo no meio, por exemplo) ou,
ainda, madeira, argila etc.
OBJETIVOS: Experimentar diferentes suportes gráficos; explorar várias
possibilidades de registro gráfico; perceber diversas formas de expressão; e
desenvolver habilidades motoras (dependendo do material, o ato de desenhar
exige mais ou menos força, delicadeza para não rasgar etc.).
Com um mesmo pincel, lápis de cor ou giz de cera, as crianças desenham sobre
papéis de diferentes cores, formas, tamanhos e texturas (e até sobre outros
tipos de materiais, como a madeira). Elas vão perceber diferentes efeitos ou
tonalidades de um lápis, por exemplo, quando usado sobre superfícies diversas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário