Blogs
Coloque uma Linda Imagem na Página Inicial do Google!




“Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”.
Paulo Freire





quarta-feira, 31 de março de 2010

Brincando com as cores

Olá!!! Estou deixando algumas atividades psicomotoras interessantes e fáceis de trabalhar com as crianças. Elas gostam muito de fazer e pedem para repetir outras vezes, espero que gostem.

Brincadeiras para todos!!!!




Habilidades trabalhadas: coordenação motora equilíbrio, esquema e expressão corporal, velocidade e atenção.

Objetivos para crianças de 0 a 3 anos:


* Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;

* Trabalhar a expressão corporal com gestos, mímicas, ritmos diferenciados, utilizando o corpo como meio de comunicação e expressão nas brincadeiras e demais situações de interação.

Objetivos para crianças de 4 a 6 anos:

* Explorar diferentes características do movimento, como força, velocidade, flexibilidade, conhecendo gradativamente os limites e potencialidades do corpo.

* Realizar movimentos de preensão, encaixe e lançamento para ampliar as possibilidades de manuseio de diferentes materiais e objetos.
(RCN's, Conhecimento de Mundo, 1998, v3, p.27)


ATIVIDADES:

1-) MÚSICA E O CORPO - Peça às crianças para realizarem movimentos nos quais possam reconhecer e identificar as partes do corpo em si e nos colegas. Use músicas infantis que falem das partes corporais. O selo Palavra Cantada tem algumas opções.

2-) SOU EU MESMO - Deite as crianças sobre um papel Kraft grande e contorne a sua silhueta. Depois, peça para desenharem o rosto e as roupas. Você pode pedir para o amiguinho desenhar o outro e depois trocarem.

3-) GUARDA ROUPA - Este é um importante exercício para as crianças exercitarem a percepção de esquema corporal. ** junte várias roupas velhas; ** explique às crianças que elas terão que se vestir sozinhas. Invente uma dinâmica para esta atividade, como por exemplo, quem se vestir primeiro e corretamente ganhará um ponto.

4-) BARALHO GIGANTE COM BONECOS - Essa é uma atividade bem conhecida, mas que deve ser realizada durante todo o ano. Desenhe figuras de pessoas em diferentes posições corporais ou recorte-as de revistas. Mostre-as às crianças e peça que reproduzam com o corpo esta posição.
Dica: vá, aos poucos, dificultando a atividade com a escolha de posições mais complicadas.

5-) EXERCÍCIOS EM PROGRESSÃO - Esta é uma atividade simples e objetiva, que desenvolve a coordenação motora, o equilibrio e a velocidade. Realize pequenas corridas na quadra alternado a velocidade. Comece dizendo que vão se deslocar como uma tartaruga (bem devagar) e vá aumentando a velocidade. Atenção! Com os mais novos, tome mais cuidado: corra perto deles, utilize distâncias curtas e sem nenhum obstáculo. Para os mais velhos, já é possível propor corridas com curvas, parando e continuando etc.

6-) PREENSÃO MANUAL - Trabalhe com objetos, como pegador de macarrão de plástico, prendedores de roupas etc. Primeiramente, as crianças os manuseiam trabalhando a preensão e, depois, transportam pequenos objetos de um lugar a outro com o pegador ou prendedor (tem que pegar e soltar o objeto no local solicitado).

7-) LANÇAMENTOS- Desenhe com giz círculos pequenos, médios e grandes no chão. Distribua aos alunos tampinhas de refrigerantes ou objetos similares para que tentem acertar os círculos.

Atividades retiradas do encarte do Guia Prático - Educação Infantil - atividades elaboradas por Ana Mello, professora e psicomotricista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário