Blogs
Coloque uma Linda Imagem na Página Inicial do Google!




“Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”.
Paulo Freire





quinta-feira, 25 de março de 2010

A música na Educação Infantil


O referencial curricular da Educação infantil orienta o trabalho com seis eixos. São eles: movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade e matemática.

Música

A música consiste numa linguagem capaz de “expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos”. Ela esta presente em várias culturas e consiste numa importante forma de expressão humana.
Ainda, a musica esta presente na nossa vida diária e desde cedo as crianças entram em contato com ela, aprendendo e atribuindo a música significados culturais. Vale lembrar que ela integra aspectos sensíveis, afetivos, estéticos e cognitivo daí a importância do trabalho com este eixo.
Musica para atender a objetivos como:
• Formação de hábitos
• Atitudes/ comportamentos
• Comemorações (datas)
• Memorizações de conteúdos como n.º e seqüência matemática
• Desenvolvimento do senso rítmico com a formação do desenvolvimento motor, auditivo e do domínio rítmico.

Musicalização:

Ouvir musica, aprender uma canção, brincar de roda, realizar brinquedos rítmicos, jogos de mãos são atividades que despertam e estimulam e desenvolvem o gosto pela atividade musical.
Daí deve ser produzida, apreciada e refletida pelas crianças.
Vale lembrar que a produção deve estar centrada na experimentação e na imitação, tendo como produto a interpretação e a improvisação.
Este eixo não deve ficar isolado das outras áreas mais integrados, visto o contato estreito e direto com as demais linguagens (movimento, expressão corporal, artes visuais...)
O que deve ser explorado nas atividades com musica:
Sons graves/ agudos: voz fininha e voz grossona
Sons fortes/ fracos: altura
Sons curtos/ longos: duração
Anão e o gigante:
Voz de gigante é grave/ de anão é agudinha
Gigante pisa forte/ anão pisa levinho
Voz de gigante é grave/ de anão é agudinha
Porque gigante é grande/ anão é miudinho
Voz de gigante é grave/ de anão é agudinha
Gigante anda lento/ anão vai ligeirinho

Objetivos:
• Interpretar musicas e diversas;
• Participar de brincadeiras, jogos cantados e rítmicos;
• Cantar musicas diversas;
• Reconhecer sons graves e agudos;
• Explorar, repetir e reproduzir sons vocais e não vocais como: imitar sons da natureza, carros, aviões, telefones, animais e outros;
• Reproduzir ritmos aliados a palmas, batida dos pés, instrumentos musicais e melodias;
• Aprender a cantar músicas relacionadas aos temas desenvolvidos e outras canções folclóricas e populares;
• Movimentar-se espontaneamente ao som de musicas com ritmos variados.

Sugestões de canções:

Parlendas:
- coruja: fui na feira comprar uva/ encontrei uma coruja/ eu pisei no rabo dela/ me chamou de cara suja.
- chuva: chove chuva, chuvisquinho/ minha calça tem furinho/ chove chuva chuvarada/ minha calça ta furada.
- borboleta: borboleta pintadinha/ pinta aqui pinta acola/ pinta a casa do meu sogro aonde eu vou morar.
- Pulga: uma pulga na balança/ deu um pulo e foi a frança/ os soldados a correr/ as meninas a pular/ quero ver quem vai dançar!
- Copo de leite: copo de leite que vira em pó/ galo que canta corococo/ pinto que pinta pirim pimpim/ moça bonita saia daqui
- Vento: vem vento caxinguelê
- Velha: uma velha muito velha/ como nariz cheio de barro/ foi contar pra minha mãe que eu pitava no cigarro/ minha mãe me deu uma surra/ me botou no taquaral onde tinha bicho feio que queria me pe gar!
- Um dois feijão com arroz
- Batatinha frita, 1,2, 3
- Rei: rei, soldado, capitão, ladrão/ moça bonita do meu coração.

Cantigas de roda
- A linda rosa juvenil
- Pai Francisco
- Fui no tororó
- Carneirinho, carneirão
- A canoa virou
- Atirei o pau no gato
- Não atire o pau no gato/ por que o gato e nosso amigo/ os gatinhos são bonitinhos/ não podemos mal tratar os animais.
- Borboletinha
- Ciranda, cirandinha

Acalantos
- boi da cara preta
- Bicho tutu: bicho tutu /sai de cima do telhado/ deixa o fulano/ dormir sossegado

Musica popular
- funk
- pagode
- MPB

Oficina de construção:
material: latas, bexigas, caixas de frutas, grãos, pedrinhas, tubos de papelão ou conduítes....

O que fazer:

Ladrilhofone
Chocalhos: com latas, garrafas pet, copos e diversas sementes dentro
Recos- recos: pedaços de madeira com nervuras
Guisos (chocalhos...)
Triângulo: com viga de construção dobrada em forma de triângulo
Tambores: com caixas, latas, canos
Flautas: com canos finos
Tampas de panela
Apitos
Coco: só serve o seco...tirar o sumo e deixar secar (acho que tem que queimar)

É importante lembrar que as situações com musica devem ser aproveitadas em todos os projetos, com o uso de parlendas, cantigas de rodas, brincos e etc.
Ainda o trabalho com a música deve ter alguma finalidade. Vou cantar pra que?? Despertar? Chegar? Brincar de roda? Brincar junto deles sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário