Blogs
Coloque uma Linda Imagem na Página Inicial do Google!




“Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”.
Paulo Freire





sexta-feira, 26 de março de 2010

Planejamento: Berçário,Maternal,Pré e 1º Ano





Para acrescentar em seu planejamento trago objetivos especificos e atividades aos quais podem ser trabalhadas no Berçário I,Berçário II,Jardim,Pré e 1º Ano.
Ótima aula!!




Berçário I ( 4 meses a 1 ano e meio)

Objetivo: Transmitir um ambiente acolhedor e seguro, possibilitando ao bebê um pleno desenvolvimento físico, emocional e social.

Atividades:

• Cuidados básicos de higiene e saúde;
• Estimulação tátil, através de carícias e afago ao bebê;
• Estimulação visual, por meio de objetos coloridos, vídeos e livros de bebê;
• Estimulação verbal, por meio de conversas,sons de brinquedos e músicas;
• Estimulação motora básica do bebê, incentivando a criança a buscar um objeto primeiro com as mãos, depois arrastando-se ou engatinh
ando até que ele consiga andar;
• Estimulação do próprio corpo, mostrando e nomeando partes do corpo;
• Introdução de alimentos com alegria e paciência;
• Trocas de roupas e fraldas contínuas, sempre que for necessário;
• Banhos agradáveis, acompanhados de conversas, livros e músicas;
• Músicas gestuais e cantigas de roda;
• Incentivo à fala.



Berçário II ( 1 ano e meio a 3 anos)

Objetivo: promover o desenvolvimento da coordenação motora grossa da criança, bem como dar ênfase à musicas, à artes e ao desenvolvimento da linguagem, por meio de estórias, rodas e conversas.

Conteúdos:

• Brincadeiras com brinquedos do tipo encaixe e monta-monta;

• Estimulação do próprio corpo;
• Trabalhos manuais com massinhas e argila;
• Garatujas: pintura com lápis de cor, gi
z de cera e tinta;
• Incentivo ao uso do banheiro/ penico (controle de esfíncteres);
• Incentivo ao uso de escova de dentes;
• Incentivo a alimentar-se sozinho;
• Integração social, por brincadeiras e jogos que estimulam a criança trocar objetos;
• Incentivo e desenvolvimento da fala, procurando ampliar o vocabulário;
• Traçados simples: coordenação motora;
• Apresentação das cores;
• Contos de histórias curtas;

• Atividades de músicas e cantigas de rodas;
• Brincadeiras de imitação;
• Brincadeiras livres no parque;
• Imposição de limites e boas maneiras, dizendo “não” à criança, toda vez que colocar a si próprio e/ou ao outro em perigo.




Maternal (3 a 4 anos)

Objetivo: Ampliar o desenvolvimento da coordenação motora fina, introduzir conceitos disciplinares.

Conteúdos:

1 – Coordenação motora ampla;
2 – Coordenação motora fina;
3 – Discriminação auditiva e visual;
4 – Expressão oral (historias, músicas, contos, teatro, etc);
5 – Estudo do nome próprio;

6 – Apresentação das vogais;
7 – Reconhecimento, discriminação e contagem dos numerais de 1 até 10;
8 – Reproduzir seqüências e seriações;
9 – Desenvolver a capacidade de situar c
ronologicamente os fatos para organizar seu tempo e suas ações, orientando-se também no espaço;
10 – Desenvolver a lateralidade;
11 – Introduzir o raciocínio lógico e suas estruturas;
12 – Estimular o conhecimento da história brasileira, por meio das datas comemorativas;
13 – Desenvolvimento da socialização;
14 – Desenvolver noção de hoje, ontem, amanh
ã, bem como dia e noite;
15 – Identificar, nomear e reconhecer a família e sua importância;
16 – Estimulação do meio ambiente;
17 – Desenvolver a capacidade de auto-higiene corporal, localizando e nomeando as partes do corpo;
18 – Estimulação dos 5 sentidos;

19 – Desenhos livres.



Jardim (4 a 5 anos)

Objetivo: Desenvolver habilidades para uma futura alfabetização, assim como o fortalecimento da auto-estima e o gosto pelo aprendizado.

Conteúdos:

1 – Coordenação viso-motora;
2 – Percepção visual;
3 – Estudo do alfabeto partindo do nome pró
prio;
4 – Orientação temporal/espacial;
5 – Números e quantidades de 0 à 20;
6 – Estruturas lógicas;
7 – Formas Geométricas;
8 – Medidas;
9 – Eu, família, casa
10 – Escola;

11 – Meios de transporte/ trânsito;
12 – Meios de comunicação;
13 – Profissões;

14 – Estimular o conhecimento da história brasileira, através das datas comemorativas;
15 – Estimulação dos 5 sentidos, desenvolvendo a capacidade da auto-higiene e identificação e nomeação das partes do corpo;
16 – Importância dos seres vivos;
17 – Natureza e horticultura;
18 – Estimulação de desenhos livres, artes,t
rabalhos com sucatas com o objetivo de desenvolver a criatividade e auto-confiança.




Pré (5 a 6 anos)

Objetivo: Desenvolver o raciocínio lógico e iniciar o processo de alfabetização da criança através do estudo do alfabeto.

Conteúdos:


1 – Ampliar a coordenação viso-motora, na busca do desenvolvimento da escrita;

2 – Estudo do alfabeto na formação da palavr
a;
3 – Desenvolvimento da leitura;
4 – Estruturas lógicas;
5 – Numerais de 0 à 50;
6 – Desenvolver raciocínio lógico – matemático
introduzindo a noção de adição;
7 – Animais e plantas;
8 – Partes do corpo / higiene e saúde / órgãos do sentido;
9 – Eu, família, casa
10 – Escola;
11 – Meios de transporte/ trânsito;
12 – Meios de comunicação;
13 – Profissões;
14 – Estimular o conhecimento da história brasileira, através das datas comemorativas;
15 – Desenvolvimento da criatividade, at
ravés de atividades de pintura, desenho e música.



1º ano - 6 anos

Objetivo: Amadurecer o processo de alfabetização, incentivando a aquisição da leitura e da escrita da criança.

Conteúdos:

1 – Desenvolver coordenação viso-motora cursiva;
2 – Formação de palavras;
3 – Formação de frases;

4 – Desenvolvimento da leitura;
5 – Estruturas lógicas;
6 – Numerais de 0 à 50;
7 – Desenvolver raciocínio lógico – matemático introduzindo a noção de adição e subtração;
8 – Animais e plantas;
9 – Partes do corpo / higiene e saúde / órgãos do sentido;
10 – Eu, família, casa
11 – Escola;

12 – Meios de transporte/ trânsito;
13 – Meios de comunicação;
14 – Profissões;
15 – Estimular o conhecimento da história brasileira, através das datas comemorativas;

Nenhum comentário:

Postar um comentário