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“Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”.
Paulo Freire





quinta-feira, 25 de março de 2010

Atividades para crianças de três anos



Exercícios: o 3º ano de vida

Exercícios refinam as habilidades do seu aluno e o ajudam a controlar o próprio corpo. Durante a brincadeira, encoraje e crie exercícios cardiovasculares (aeróbicos), benéficos aos pulmões e ao coração como corridas, perseguições ou chutar uma bola. Para o desenvolvimento da resistência e da tolerância (condição aeróbica), tente 12 minutos de ação ininterrupta.

Adicione novos equipamentos a sua rotina de exercícios para promover um maior interesse e variedade. Mas lembre-se: dominar novos truques é um desafio, repetir os antigos, uma tranqüilidade. Crianças adoram novas experiências tanto quanto a repetição do que já sabem.

Nesta idade, algumas crianças também desenvolvem medos, por isso, não force as novas experiências. Abrace-a para tranqüilizá-la e transmitir um sentimento de segurança, os medos irão passar eventualmente.

Escolha um período que seu aluno já esteja ativo para a prática de exercícios. Mesmo que roupas especiais não sejam necessárias, as crianças adoram se vestir para as ocasiões. Um traje esportivo ou uma malha podem aumentar a diversão.

Não esqueça da música! Quando possível, deixe que seu filho escolha a música a ser usada, oferecendo uma variedade de opções.

Se quiser, pode usar os seus exercícios favoritos da seção anterior em complemento destes a seguir.

Sugestão de exercícios: 23 a 36 meses
  • Abrace-se
    • Benefícios:
      • Aumenta a flexibilidade dos braços, dos ombros e da parte superior das costas.

      • Melhora a coordenação.

        Exercícios  para o terceiro ano de vida incluem o abrace-se.

  1. Com seu filho sentado ou em pé, cruze os braços dele em volta do próprio peito, sempre o lembrando de relaxar os ombros. Mantenha-o nesta posição por cerca de 8 ou 10 segundos.

  2. Troque os braços de posição e repita o processo.
  • Caminhada pela trave
    • Benefícios:
      • Melhora o equilíbrio, a postura, a coordenação e a confiança.

      • Aumenta a autoconfiança e o conhecimento dos limites do corpo.
Se já tiver feito os exercícios com as vigas de madeira no chão, pode utilizar algo mais alto. Coloque uma viga de madeira em cima de cavaletes (grampeada ou pregada) ou use uma trave de ginástica. Fique sempre por perto, a criança pode sentir medo nas primeiras tentativas.

Exercícios para o terceiro ano de vida incluem a caminhada pela  trave.
Trave

  1. Coloque seu filho em uma das extremidades e fique ao lado dele. Com sua mão esquerda, segure a mão da criança e com sua mão direita apóie o braço direito dela. Quando seu filho der um passo à frente lhe diga que perna ele está usando.

  2. Continue até que a criança chegue ao final da trave. Repita a seqüência ao menos 2 vezes (até mais, se o seu filho quiser).

    Após ele se sentir confortável em andar na trave, tente isso:

  3. Coloque a criança em uma das extremidades, de frente para você, que estará segurando ambas as mãos dela.

  4. Faça-a caminhar ao contrário, cuidadosamente, até a outra extremidade da trave. Sempre lhe diga qual dos pés ela está usando. Repita a seqüência ao menos 2 vezes.
Cuidado: sempre apóie a criança com segurança. Forrar o chão em volta da trave também é uma boa idéia. Remova a trave e guarde em um local seguro enquanto não estiver sendo usada e ensine o seu filho a nunca escalar este tipo de equipamento sem a sua supervisão.

  • Flexão básica
    • Benefícios: fortalece os músculos dos braços, ombros, costas e peito.
Esta é uma versão modificada do melhor exercício de levantamento do corpo. Ele não precisa ser extremamente difícil para provar sua efetividade. Esta versão pode render resultados em vocês dois.

Exercícios para o terceiro ano de vida  incluem a flexão básica.

  1. Ajoelhem-se um de frente para o outro ou lado a lado, com suas mãos e queixos encostados no chão. Mantenham os quadris e os glúteos levantados, como mostrado. Deixe o abdômen contraído e as costas retas.

  2. Levante a parte superior do corpo alongando os braços. Mantenha as costas retas e paralelas ao solo.
Repita de 6 a 8 vezes, tentando chegar à marca de 20.

Cuidado: deixe seu pescoço alinhado com a sua coluna. Se mexerem o pescoço na tentativa de olhar um para o outro, podem ter dores e desconfortos nesta área. O melhor é que ambos olhem para baixo.


  • Gato nervoso
    • Benefícios:
      • Fortalece os músculos abdominais.

      • Alonga os músculos da parte inferior das costas, aumentando sua flexibilidade.
Para aumentar a diversão, conte alguma história e faça barulhos de gato durante o exercício.

Exercícios para o terceiro ano de vida incluem o gato nervoso.

  1. Comecem apoiados pelas mãos e pelos joelhos, lado a lado, olhando para o chão. Deixem as costas retas, sem nenhuma curvatura.

  2. Lentamente, puxe seu abdômen pela contração dos músculos e curve suas costas. Toda ação deve ser feita pelos músculos abdominais, não use os braços. Respire normalmente e mantenha a posição de 8 a 10 segundos.

  3. Retorne cuidadosamente (sem movimentos bruscos) à posição inicial.
Repita de 4 a 8 vezes.

  • Pulo no bambolê
    • Benefícios: melhora a coordenação, a concentração e o equilíbrio.
Em alguns casos, as crianças podem ter dificuldades em tirar os dois pés do chão. Seja paciente e ofereça ajuda, se for o caso.

Cuidado: faça este exercício em um piso com carpete, de madeira ou com grama, nunca em pisos de concreto ou linóleo. Dobre ambos os joelhos antes de pular e no momento da aterrissagem.

Exercícios para o terceiro ano de vida incluem o pulo no bambolê.

  1. Coloque um bambolê perto de seu filho. Peça para que ele dobre um pouco os joelhos.

  2. Avise-o para empurrar o chão e tentar aterrissar dentro do bambolê. Ele deve cair sobre a parte superior dos pés e imediatamente abaixar os calcanhares e dobrar os joelhos. Torça e bata palmas para encorajá-lo.

  3. Faça-o dobrar os joelhos e se preparar para pular.

  4. Neste novo salto ele deve aterrissar fora do bambolê. Repita a seqüência de 4 a 8 vezes.

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