Exercícios: o 3º ano de vida Exercícios refinam as habilidades do seu aluno e o ajudam a controlar o próprio corpo. Durante a brincadeira, encoraje e crie exercícios cardiovasculares (aeróbicos), benéficos aos pulmões e ao coração como corridas, perseguições ou chutar uma bola. Para o desenvolvimento da resistência e da tolerância (condição aeróbica), tente 12 minutos de ação ininterrupta. Adicione novos equipamentos a sua rotina de exercícios para promover um maior interesse e variedade. Mas lembre-se: dominar novos truques é um desafio, repetir os antigos, uma tranqüilidade. Crianças adoram novas experiências tanto quanto a repetição do que já sabem. Nesta idade, algumas crianças também desenvolvem medos, por isso, não force as novas experiências. Abrace-a para tranqüilizá-la e transmitir um sentimento de segurança, os medos irão passar eventualmente. Escolha um período que seu aluno já esteja ativo para a prática de exercícios. Mesmo que roupas especiais não sejam necessárias, as crianças adoram se vestir para as ocasiões. Um traje esportivo ou uma malha podem aumentar a diversão. Não esqueça da música! Quando possível, deixe que seu filho escolha a música a ser usada, oferecendo uma variedade de opções. Se quiser, pode usar os seus exercícios favoritos da seção anterior em complemento destes a seguir. Sugestão de exercícios: 23 a 36 meses
Se já tiver feito os exercícios com as vigas de madeira no chão, pode utilizar algo mais alto. Coloque uma viga de madeira em cima de cavaletes (grampeada ou pregada) ou use uma trave de ginástica. Fique sempre por perto, a criança pode sentir medo nas primeiras tentativas.
Cuidado: sempre apóie a criança com segurança. Forrar o chão em volta da trave também é uma boa idéia. Remova a trave e guarde em um local seguro enquanto não estiver sendo usada e ensine o seu filho a nunca escalar este tipo de equipamento sem a sua supervisão.
Esta é uma versão modificada do melhor exercício de levantamento do corpo. Ele não precisa ser extremamente difícil para provar sua efetividade. Esta versão pode render resultados em vocês dois.
Repita de 6 a 8 vezes, tentando chegar à marca de 20. Cuidado: deixe seu pescoço alinhado com a sua coluna. Se mexerem o pescoço na tentativa de olhar um para o outro, podem ter dores e desconfortos nesta área. O melhor é que ambos olhem para baixo.
Para aumentar a diversão, conte alguma história e faça barulhos de gato durante o exercício.
Repita de 4 a 8 vezes.
Em alguns casos, as crianças podem ter dificuldades em tirar os dois pés do chão. Seja paciente e ofereça ajuda, se for o caso. Cuidado: faça este exercício em um piso com carpete, de madeira ou com grama, nunca em pisos de concreto ou linóleo. Dobre ambos os joelhos antes de pular e no momento da aterrissagem.
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Este cantinho irá ajudar as educadoras proporcionando-as sugestões de atividades, músicas infantis, recreação, exemplo de projetos para serem realizados em sala de aula respeitando a idade da criança, fase em que se encontra e um espaço para esclarecimento de dúvidas referente a Educação Infantil. PEDAGOGA ALYNNE ALVES SCZEPANSKI
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“Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”.
Paulo Freire
quinta-feira, 25 de março de 2010
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