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“Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”.
Paulo Freire





sexta-feira, 2 de abril de 2010

JOGOS PERÍODO DE ADAPTAÇÃO

ONÇA DORMINHOCA
Faixa etária: Educação Infantil
Formação: Formar com o alunos uma grande roda.
Cada criança fica dentro de um pequeno círculo desenhado sob os pés , exceto uma que ficará no centro da roda, deitada de olho fechado . Ela é a Onça dorminhoca.

Desenvolvimento: Todos os jogadores andam a vontade, saindo de seus lugares ,
exceto a onça dorminhoca que continua dormindo. Eles deverão desafiar a onça
gritando: "Onça dorminhoca"! Inesperadamente, a onça acorda e corre para
pegar um dos lugares assinalados no chão. Todas as outras crianças procuram fazer o mesmo. Quem ficar sem lugar será a nova Onça dorminhoca.

Sugestão: O professor poderá proporcionar um e sudo sobre a onça, de acordo com
o interesse das crianças : Quem já viu uma onça? Aonde? Quando? Como ela é?Como vive? O que come? Quem quer imitá-la?
Confeccionar uma máscara de cartolina ou papelão para aquele que fará o papel da onça.
Partindo deste estudo, a criança, quando for desenvolver a atividade, criará um
personagem seu relativo à brincadeira.

CORRIDA DO ELEFANTE
Faixa etária: Educação infantil
Formação: As crianças andam à vontade pelo pátio. Uma delas separada, utiliza um
braço segurando com a mão a ponta do nariz e o outro braço passando pelo espaço
vazio formado pelo braço. (Imitando uma tromba de elefante).
Desenvolvimento: Ao sinal, o pegador sai a pegar os demais usando somente o
braço que está livre ( O outro continua segurando o nariz ). Quem for tocado
transforma-se também em elefante, logo, em pegador, adotando a mesma posição.
Será vencedor o último a ser preso.
Sugestão: A crianças , durante a brincadeira podem caminhar como um elefante.

GANGORRA
Faixa etária: 4 a 6 anos
Dois jogadores sentam-se, um de frente para o outro, e apoiam as plantas dos pés .
Eles devem segurar um bastão com as duas mãos .
Ao soar o sinal, eles devem puxar o bastão cada um para seu lado tentando tirar o amigo do chão. Aquele que conseguir levantar o amigo ganha.
Troque os pares e comece de novo. Faça com que as crianças sintam o peso do amigo que está na frente, observem a força que têm que fazer para levanta-lo, o músculo que se movem para que isso aconteça.
Se você tiver um bastão grande, coloque três crianças de cada lado, o grupo que conseguir levantar o outro, ganha.

QUEM É O FANTASMINHA????
Faixa etária: Educação Infantil
Dividir a turma em duas equipes . Uma deverá sair do local. Dado o sinal, a equipe
que estiver fora mandará uma criança coberta com um lençol. A equipe tentará descobrir quem é a criança escondida. Se acertar, marca dois pontos .


JOGO DA RISADINHA
Faixa etária: Educação Infantil
As crianças em círculo. Dado o sinal, um jogador dará uma risada. O companheiro
da sua esquerda dará duas risadas . O terceiro, três risadas . E assim,
sucessivamente. Quem não seguir a seqüência sairá do jogo.

ROUBA O RABO
Faixa etária: Educação Infantil
Os jogadores estarão no pátio, cada um com um rabo de barbante preso atrás . Dois
jogadores serão o pagadores . Ao sinal eles deverão tirar o rabo da criança .
Quem conseguir pegar mais rabos será o vencedor.


DANÇA DOS BANQUINHOS
Faixa etária: Educação Infantil
Fazer uma roda com banquinho e em número inferior(-1) ao número de criança
Participante. Colocar uma música para tocar e todascomeçam a correr ou a dançar ao redor do banquinho, com a mão para trás, bem perto dele . Em dado momento, parar a música e cada criança deverá a sentar- se no banquinho que estiver mais próximo. Uma delas ficará sem assentar, devendo sair levando um banquinho. O jogo recomeça. Ganha a criança que conseguir a posse do último banquinho.


VOA, NÃO VOA...
Faixa etária: Educação Infantil
As crianças estarão assentadas em círculo. O professor falará o nome de uma ave,
e as crianças deverão mover os braços e as mãos como se estivessem voando.
Quando o professor falar o nome de algo que não voa, as crianças deverão ficar
com os braços e mãos imobilizados . Quem errar sai da brincadeira ou paga uma
prenda. Ex: " Borboleta voa?( Todo imitarão o vôo.)Jacaré voa?(Todo deverão
ficar imóveis ). O professor deverá usar sua habilidade para enganar as crianças .


QUE CRIANÇA DIFERENTE???
Faixa etária: Educação Infantil
Preparação: Formar um círculo com as crianças. Uma ficará fora da roda, voltada para a parede.
Desenvolvimento: as crianças que estão na roda devem ficar na mesma posição, menos uma, que fica diferente das outras. Depois, a criança que estava de fora da
roda deverá descobrir quem está diferente, devendo dizer a diferença notada. Escolhe-se outra criança para sair da roda, continuando a brincadeira.

UM, DOIS, TRÊS JÁ...
Faixa etária: Educação Infantil
Preparação: risca-se no chão uma linha de partida e, a uma certa distância, uma
linha de chegada. As crianças devem ficar atrás da linha de partida.
Desenvolvimento: ao sinal de partida " um, dois e três "; as crianças correm para a frente até ouvirem a ordem " pare". Nesse momento, todos param a corrida e ficam
parados no lugar. Novamente é repetida a ordem "um, dois e três " para ser, algum
tempo depois , paralizada, continuando até que todos cheguem à linha final.


CORRENDO DO CANGURU
Faixa etária: Educação Infantil
Preparação: crianças ao lado das outras em linha reta colocadas a uns 10 m de distância da linha de chegada (riscar com giz a linha de chegada).
Desenvolvimento: o professor deve dar o sinal e as crianças saem pulando como canguru, até a linha de chegada. Repetir a corrida pulando sobre a outra perna.


O GATO E O RATO
Faixa etária: Educação Infantil
Os alunos serão divididos em dois grupos: gato e rato . Iniciado o jogo, os ratos deixarão cair, por onde andarem, papel picado. Os gatos deverão ir atrás dos ratos recolhendo os papéis picados. A criança que recolher mais papéis vencerá o jogo.


CADEIRA COM SAPATOS
Faixa etária: Educação Infantil
Ao sinal, o participante de olhos vendados , devem engatinhar procurando tênis ou sapato (que foram espalhados anteriormente), e a medida que são achados vão sendo colocados nos pés das cadeiras. Será considerado vencedor quem colocar mais calçados nos pés .

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