Blogs
Coloque uma Linda Imagem na Página Inicial do Google!




“Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”.
Paulo Freire





quarta-feira, 21 de abril de 2010

CONTEÚDOS:
♥ Expressão, manifestação e controle progressivo de suas necessidades, desejos e
sentimentos em situações cotidianas.
♥ Desenvolver a iniciativa para resolver pequenas situações problemáticas cotidianas, pedindo
ajuda se necessário.
♥ Interagir com os coleguinhas e demais pessoas com as quais convive.
♥ Participar de brincadeiras onde possam escolher os brinquedos e os parceiros.
♥ Trabalhar órgãos dos sentidos.
♥ Trabalhar cores.
♥ Participar de brincadeiras com meninos e meninas de jogar bola, casinha, etc. ( “ o faz de
conta ” ). Falar ao telefone.
♥ Conversar com a criança. Organizar rodas de conversa. Deixar que ela conte feitos
ocorridos. Ouvir suas queixas. Propiciar o diálogo. Ouvir estórias. Manusear livros e revistas.
♥ Repetir as palavras corretamente.
♥ Ensinar a criança a escutar.
♥ Pedir a ajuda da criança na realização de pequenas tarefas.
♥ Valorizar a limpeza e aparência pessoal.
♥ Conhecer e utilizar algumas regras de convívio social.
♥ Relacionamento com os coleguinhas, uso de materiais e espaço físico adequados.
♥ Procedimentos relacionados à alimentação e à higiene das mãos e bucal, cuidados e limpeza
de várias partes do corpo.
♥ Utilização adequada dos sanitários.
♥ Cuidados com as situações de risco no seu ambiente.
♥ Procurar entender o choro infantil e propiciar o encaminhamento adequado para solucionar a
situação.
♥ Participar de brincadeiras que envolvam correr, subir, descer, escorregar, movimentar-se,
dançar, etc.
♥ Ouvir produções musicais e Cantar.
♥ Participar de jogos e brincadeiras que envolvam danças e improvisação musical.
♥ Bandinha rítmica.
♥ Uso do desenho, pintura, modelagem, colagem, desenvolvendo o gosto por aquilo que faz.
♥ Uso de diferentes texturas.
♥ Argila, massa de modelar. Empilhar objetos.
♥ Comentar os desenhos assistidos com as crianças.
♥ Comentários diários sobre o tempo.
♥ Uso adequado do lixo. Uso da água e energia elétrica.
♥ Conhecimento e cuidados básicos de pequenos animais domésticos, como o cão e o gato.
♥ Cuidados com as plantas.
♥ Contar quando está doente.
♥ Utilizar a contagem oral (cantigas que incluem diferentes formas de contagem – ex.: “a
galinha do vizinho”, “um dois, feijão com arroz”.
♥ Usar brinquedos de encaixe.
♥ Uso de espaço externo: parquinho, espaço coberto.
♥ Jogos de esconder e pegar.
♥ Uso de Brinquedoteca (espaço lúdico).
Além deste conteúdo programado para o decorrer do ano, serão incluídas as datas cívicas e

Nenhum comentário:

Postar um comentário