Blogs
Coloque uma Linda Imagem na Página Inicial do Google!




“Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”.
Paulo Freire





segunda-feira, 26 de abril de 2010

ATIVIDADES PARA CRIANÇAS NA FAIXA ETÁRIA DE 2 A 4 ANOS

Repetir as atividades sugeridas para as crianças de 0 a 2 anos, aumentando o grau de dificuldade

· Jogos de memória

· Recorte e colagem (papel picado, grãos, contas)

· Rasgar papéis com as mãos.

· Amassar os papéis picados

· Confecção de colares

· Coordenar a tensão e o relaxamento muscular

· Pintura a sopro, a dedo e/ou a pincel

· Massinhas de modelar

· Argila

· Brincar de faz-de conta

· Traçar linhas, perfurar e costurar

· Mímicas: rir, chorar, dar gargalhadas, fazer caretas, piscar

· Dançar

· Correr com e sem apoio

· Equilibar-se num pé só (3 segundos)

· Correr, alternando membros superiores e inferiores

· Reconhecer e nomear partes do seu corpo e dos outros

· Brincar com água, terra, argila, barro

· Reconhecer os sabores, doce, salgado, amargo, azedo

· Reconhecer as temperaturas: frio, quente, gelado

· Participar de brincadeiras rimadas e ritmadas, cantigas de roda, canções folclóricas

· Dramatizar cenas familiares e histórias curtas e repetidas frequentemente

· Observar e explorar o ambiente através do tato

· Identificar formas: quadrado, círculo, triângulo, retângulo

· Identificar cores

· Representa, por meio de gestos, sem utilização de objetos,: o fechar portas, calçar sapatos, receber uma visita, cozinhar, lavar, etc

· Rodinha para conversação (tapete de retalhos)

· Andar imitando um trenzinho, transpondo obstáculos, passando por baixo de mesas eu formarão um túnel, circundar objetos

· Morto-vivo (jogo)

· Andando, chegar a um ponto determinado na sala, equilibrando um objeto na mão, na cabeça, etc

· Brincadeiras com bolas, petecas, balões, água, massa para desenvolver a percepção tridimensional, a percepção de distância e orientação espacial

· Ajudá-la no desenvolvimento do vocabulário, encorajando-a na identificação das atividades realizadas nas tarefas diárias

· Ensiná-la a identificar as roupas que usa e os diferentes passos no processo de vestir e despir

· Confecção de bandinha rítmica, para propiciar o canto acompanhado de instrumentos musicais

· Confecção de carimbos com batata, folha, flores e rolhas

· Exercícios para desenvolver a lateralidade

· Desenho espontâneo com lápis de cera

· Prática de respiração com exercícios de resistência

· Fazer como se pedalasse uma bicicleta: pernas duras e flexionadas

· Utilizar fantoches, teatro de máscaras, teatro de sombra para apresentçaão (histórias) às crianças

· Construção de peças

· Corrida de cavalinho: fazer uma fila com as crianças e colocar pequenos obstáculos como latinhas, saquinhos de areia, espalhados pela área em círculo. Ao sinal de um apito, palmas, as crianças saem correndo procurando saltar os saquinhos

· Imitar o pulo do sapo, do macaquinho, do coelhinho, o peixinho nadando, a minhoca se arrastando e o som de animais conhecidos

· Desenhar um caracol no chão, as crianças devem andar em cima da linha, no sentido de ir e voltar.

· Manipulação de material de sucata

· Conversar com as crianças ao máximo, aproveitando todos os momentos, tendo como temas sua família, seus brinquedos, seus amigos, suas brincadeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário