Blogs
Coloque uma Linda Imagem na Página Inicial do Google!




“Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”.
Paulo Freire





sábado, 10 de abril de 2010

Atividades Complementares (detalhes)
Estimulação motora:

Estas aulas acontecem semanalmente nos dois períodos do dia (manhã e tarde).


Objetivo geral:

Observar o desenvolvimento da criança em relação aos padrões para a faixa etária. Oferecer variações de estímulos para atingir melhoras significativas em seu desenvolvimento.

Conteúdos:

1) Estimulação auditiva: Músicas / Sons

Objetivo: Reconhecer diferentes sons; explorar diferentes sons produzidos por instrumentos feitos de sucata e pela manipulação de objetos de convívio diário; imitar sons de animais, avião, chuva, etc.

Estratégia: Através de estímulos sonoros com auxílio de músicas, brinquedos que produzam sons como (latinhas, guizos, toquinhos de madeira, chocalho de garrafa plástica, folhas, etc).

2) Estimulação viso-motora: Manipular objetos (segurando, empurrando, puxando, jogando, etc.) como bolas, bambolês, bexigas, brinquedos puxados por um fio, entre outros.

Objetivo: Aprimorar a coordenação motora grossa e fina através da manipulação de diferentes objetos; fortalecer membros superiores.

Estratégia: Através de estímulos com auxílio de bolas de diferentes tamanhos, brinquedos, potes com tampas, saquinhos de grãos, bambolês, etc.

3) Estimulação motora: Rolar / Rastejar / Engatinhar / Andar / Correr / Saltar

Objetivo: Expressar diferentes formas de deslocamento segundo a sua necessidade; explorar o espaço a sua volta; aprimorar o andar e o correr evoluindo para o ato de saltar.

Estratégia: Através de estímulos com auxílio de corda, bola grande, banquinhos, cama elástica, colchonete, rolo grande, materiais de espuma (rampa, escada, túnel).

4) Estimulação sensória - motora

Objetivo: Explorar através dos órgãos dos sentidos (tato, visão e audição).

Estratégia: Através de estímulos com auxílio de saquinhos coloridos com diferentes materiais dentro, tapete das sensações, objetos de encaixe, brinquedos de montar e desmontar, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário