Blogs
Coloque uma Linda Imagem na Página Inicial do Google!




“Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”.
Paulo Freire





segunda-feira, 28 de março de 2011

Projeto Trabalhando com o nome
Justificativa: A construção da escrita do nome constitui-se para o ser humano uma necessidade básica. O nome da pessoa está sempre nas suas primeiras manifestações da escrita.
As crianças que estão se alfabetizando podem e devem aprender muitas coisas a partir do trabalho com os nomes próprios da classe.
Os três pilares básicos da alfabetização são: oralidade, leitura e escrita e por isso, devem estar interligados desde o primeiro dia de aula. Diante disto, torna-se necessário que se desenvolvam em sala de aula atividades que promovam a socialização da turma através do trabalho com os nomes, proporcionando ao educador o acesso a um instrumento de avaliação que irá detectar o conhecimento prévio que o aluno possui, quando este demonstra suas hipóteses de escrita do nome. Então, é primordial que o trabalho com o nome se inicie num primeiro momento do processo de alfabetização da criança e se estenda por um período de dois meses, podendo ser prolongado conforme a necessidade da turma.

Objetivos:
- Possibilitar o acesso ao conhecimento da leitura e da escrita através de atividades com o nome, estimulando a oralidade dos educandos.
- Criar condições para que os educandos compreendam a leitura e seus significados, através das atividades com o nome.
- Possibilitar a integração da turma, através de atividades coletivas, relacionadas aos nomes dos educandos, promovendo a socialização entre os mesmos.
Duração das atividades: 1 Bimestre ou 1 semestre.
Estratégias e recursos da aula:
• Auto-retrato e escrita do nome:
- Distribuir para a turma papel, lápis de cor, de cera ou canetinha. Cada aluno desenha seu retrato (se possível com a ajuda de um espelho exposto na sala). Escreve seu nome junto ao desenho. Recolhe-se as "fotos" e redistribui-se entre a turma. Cada um tentará adivinhar quem é o dono da foto (pode ser ajudado pelos colegas). O dono da foto se apresenta, diz se gosta ou não do nome, diz onde mora e o que gosta de fazer.
• História do nome:
- Cada aluno pesquisa em casa com os familiares, a história de seu nome. Em sala, relata o porquê tem este nome. O educador apresenta tiras com o nome completo de cada educando (em letras maiúsculas, bem visíveis). Na medida que o educando for falando a história de seu nome, acompanha-se com a turma a leitura do nome completo, identifica-se o sobrenome do pai e da mãe (cada aluno pode levar sua certidão de nascimento) e compara-se nomes e sobrenomes semelhantes dos alunos da sala. Depois cada um registra o seu nome completo.
• Construção de crachá:
- Os alunos irão construir um crachá para uso diário. Cada um recebe um cartão com o seu nome (em letras maiúsculas) e o professor acompanha a leitura das letras presentes no nome, mostrando para turma, identificando principalmente as letras iniciais e finais. O aluno então registra num outro cartão o seu nome e faz um pequeno desenho ao lado. Distribui-se os cartões no chão. Cada um pega qualquer cartão e tenta adivinhar de quem é. Logo em seguida, escreve numa folha de papel cartolina o nome do colega, formando uma lista de nomes, que será lida pelos alunos, posteriormente, com o auxílio do professor.
• Meu nome é uma arte:
- Cada aluno, usando a sua imaginação e criatividade, escreve seu nome de uma forma diferente. O aluno pode formar um desenho, como um sol, uma casa, um coração, através de seu nome completo. Desta forma, não se tornará mecânico o ato de repetir várias vezes a escrita do nome, pois o aluno vai estar criando desenhos e o mesmo tempo, escrevendo várias vezes seu nome, dando um sentido para esta repetição. O educador pode sugerir alguns desenhos para os alunos desenvolverem sua criatividade. Os alunos podem também fazer um desenho comum primeiro, e depois escrever em volta do desenho o seu nome completo. Tudo vai depender da forma como se apresenta a turma.
• Construção de alfabeto móvel:
- Com os crachás em mãos, cada educando recebe várias tiras de papel cartão ou papelão. Preenche cada tira com cada letra presente no seu nome. Desta forma, poderá manusear as tiras para formar seu nome, reconhecendo melhor as letras presentes no mesmo. Inicialmente, trabalha-se com letras maiúsculas. No decorrer das aulas, os alunos irão preencher mais tiras, agora com as letras presentes no nome dos colegas, não importando se haver repetição. Desta forma, os alunos irão comparar as letras presentes no seu nome com as letras presentes no nome do colega, além de terem a possibilidade de formar mais nomes ou até mesmos palavras, a partir dos sons percebidos em cada nome. É muito importante que cada um esteja sempre com seu crachá e que este possa ser disposto de várias formas, seja construído pelo aluno, seja pelo educador.
• Alfabeto dos nomes:
- Montar um mural com o nome dos educandos, separados pelas letras do alfabeto presentes no início de cada nome. Cada nome virá acompanhado de uma foto do aluno, para associar o desenho à escrita.
• Comparação de tamanho de nomes
- Cada aluno constrói com o alfabeto móvel o seu nome e deixa exposto no quadro de pregas para todos visualizarem. O aluno pode construir com o auxílio do educador ou do crachá com o seu nome. Então, verifica-se qual o nome maior, pelo número de letras. Verifica-se também o nome menor e estabelece-se comparações entre a quantidade de letras presentes em cada nome. Mostrar para os alunos que nem sempre o tamanho da pessoa corresponde ao tamanho de seu nome, bem como nem sempre o tamanho de animais, objetos e coisas, corresponde ao tamanho da escrita de tais. Apresentar, então, cartões com desenhos e fotos dos alunos e suas representações escritas, fazendo a pergunta "Qual o nome maior? E o menor?". Contar o número de letras em cada nome para auxiliar.
• Que letra falta?
- Expor no quadro alguns nomes sem as letras iniciais e finais. Posteriormente, pode ser sem outras letras presentes no meio do nome. Os educandos registram e depois, completam com as letras que faltam. Esta atividade pode ser feita em conjunto.
• Roda dos nomes.
- Divide-se a sala em vários grupos, organizados em círculos. Cada educando tentará escrever o nome de cada colega do grupo. Pode-se utilizar o crachá como auxílio.
• Quebra-cabeça dos nomes.
- Cada educando recebe dois tipos de quebra-cabeças, ambos contendo seu nome escrito, um por letras e outro por sons (sílabas). As partes são misturadas e os educando tentam encaixar na seqüência dos nomes. Dependendo do ritmo da turma, pode-se trabalhar inicialmente apenas com peças que contem letras e posteriormente trabalha-se com sons. Alguns alunos podem necessitar de auxílio
• Trabalhando as silabas a partir dos nomes:
- Montar um quadro com sílabas presentes nos nomes dos educandos. Fazer a leitura dessas sílabas e observar as sílabas correspondentes aos números. Seguindo a seqüência dos números, escreve-se os nomes a partir de suas sílabas e a relação numérica. Verifica-se outras possibilidades de construir outros nomes, usando as sílabas presentes no quadro (ou outras palavras).
• Bingo dos nomes:
- Fornecer uma folha de papel com espaços em branco (seis espaços). O aluno escreve o próprio nome em um dos espaços e os nomes de cinco colegas. Sorteia-se os nomes e os alunos que os estiverem vão marcando ponto. Aquele que completar sua cartela vencerá o jogo.
• Palavras cruzadas.
- O professor dá dicas de uma pessoa e os alunos tentam descobrir de quem ele está falando. Quando descobrirem, constroem o nome do colega, utilizando as letras do alfabeto móvel. No centro vai estar escrito uma palavra, que pode ser "Criança, amor, brincar". Cada letra desta palavra vai formar os nomes dos colegas. Portanto, é importante que se escolha uma palavra que tenha letras condizentes com o nome dos alunos da turma.
• Conjunto de nomes:
- Introduzir à noção de conjuntos, a partir dos nomes. Com os nomes dos educandos em cartões fixados no quadro, levar os mesmos a perceberem quantas letras há em cada nome. Há nomes pequenos e nomes grandes. Nem sempre a quantidade de letras corresponde ao tamanho da pessoa. Então, dividir em conjuntos (representados por figuras geométricas), que representam a união desses elementos semelhantes. Trabalha-se, inicialmente, com os seguintes elementos:
1. Nomes que começam pela mesma letra (Os alunos registram o conjunto que inicia com a letra de seus nomes).
2. Nomes que terminam pela mesma letra. (Analisar oralmente com eles).
3. Nomes iguais. (Analisar oralmente com eles).
4. Nomes que contêm o mesmo número de letras. (Analisar oralmente com eles).
5. Nomes de homens e mulheres. (os próprios alunos dividem os conjuntos e selecionam os elementos).
• Acróstico:
- Formar um acróstico com o nome de cada aluno da turma. Cada um vai dizer as qualidades do colega, que serão escritas conforme a letra presente no nome.
Avaliação
- Observar e registrar, diariamente, os avanços dos alunos na construção da escrita do próprio nome, bem como no reconhecimento de outros nomes.
- Observar o uso que os alunos fazem da escrita dos nomes para escrever outras palavras. Analisar as produções de escrita, individuais e coletivas, que abordam o tema trabalhado e assim, replanejar aulas que possam, desta forma, suprir dificuldades.
- Observar a participação nas atividades em sala, o relacionamento com o colega, bem como verificar o avanço, que cada aluno possui, na leitura de materiais relativos ao tema trabalhado.
Projeto Histórias infantis
Objetivos:•Conhecer diversas Histórias infantis;•Utilizar a técnica de dramatizar e fazer recontos;•Oportunizar a criatividade, imaginação, humor, ilusionismo;•Desenvolver habilidades sociais;•Desenvolver o hábito de ouvir com atenção;•Enriquecer e ampliar o vocabulário;•Intervir, posicionar, julgar e modificar subvenções sociais;•Desenvolver o pensamento lógico e a rapidez de raciocínio;•Criar atitudes desejáveis;•Permitir a livre expressão.Formulação dos Problemas:•Quais são as leituras que vocês preferem: gibis, livros de histórias, histórias em quadrinhos, poemas, etc.?•Vocês sabem algum história?•Vocês lêem jornais ou revistas? Quais?Material para as oficinas: usar material reciclado como retalhos de tecido, papéis coloridos, pratos de papelão, saquinhos de embalagens, fitas, brocal, embalagens diversas, durex colorido, tinta guache, cola colorida, lápis de cor, giz de cera, canetinhas hidrocor, lã, etc. Para as apresentações das histórias: vídeo, aparelho de som, livros de literatura, C.D., teatro, (apresentações feitas por turmas mais velhas, da própria escola). Para a apresentação da teia de histórias: tapete, almofadões, aparelho de som com música suave, incenso, baú ou caixa grande de papelão enfeitada com brilho, estrelas, lua.
Dengue

Cuidados com o meio ambiente
Objetivo: Apresentar a natureza com suas belezas, curiosidades e fragilidades. Mostrar lados negativos e positivos da ação do homem e valorizar a preservação. Como chegar lá: Levante o conhecimento inicial da turma. Esse passo revela a direção que o trabalho deve tomar. Para que eles entrem em contato com o mundo real, leve-os para aulas-passeio. Todas as observações devem ser registradas em escritos e desenhos. Prepare uma passeata ecológica com todo o material produzido. Em uma conversa posterior, veja que conceitos foram ampliados. Por fim, confronte os conhecimentos prévios com os atuais.Dica: Para falar sobre Educação Ambiental com crianças é importante abordar assuntos que produzam resultados ao alcance delas. Um bom exemplo é cultivar uma horta e depois comer as verduras e os legumes plantados.
Dia do Planeta Terra
O Dia da Terra foi criado em 1970 quando o Senador norte-americano Gaylord Nelson convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição. É festejado em 22 de abril e a partir de 1990, outros países passaram a celebrar a data. Sabe-se que a Terra tem em torno de 4,5 bilhões de anos e existem várias teorias para o “nascimento” do planeta. A Terra é o terceiro planeta do Sistema Solar, tendo a Lua como seu único satélite natural. A Terra tem 510,3 milhões de km2 de área total, sendo que aproximadamente 97% é composto por água (1,59 bilhões de km3). A quantidade de água salgada é 30 vezes a de água doce, e 50% da água doce do planeta está situada no subsolo. A atmosfera terrestre vai até cerca de 1.000 km de altura, sendo composta basicamente de nitrogênio, oxigênio, argônio e outros gases.Há 400 milhões de anos a Pangéia reunia todas as terras num único continente. Com o movimento lento das placas tectônicas (blocos em que a crosta terrestre está dividida), 225 milhões de anos atrás a Pangéia partiu-se no sentido leste-oeste, formando a Laurásia ao norte e Godwana ao sul e somente há 60 milhões de anos a Terra assumiu a conformação e posição atual dos continentes.O relevo da Terra é influenciado pela ação de vários agentes (vulcanismo), abalos sísmicos, ventos, chuvas, marés, ação do homem) que são responsáveis pela sua formação, desgaste e modelagem. O ponto mais alto da Terra é o Everest no Nepal/ China com aproximadamente 8.848 metros acima do nível do mar. A Terra já passou por pelo menos 3 grandes períodos glaciais e outros pequenos.A reconstituição da vida na Terra foi conseguida através de fósseis, os mais antigos que conhecemos datam de 3,5 bilhões de anos e constituem em diversos tipos de pequenas células, relativamente simples. As primeiras etapas da evolução da vida ocorreram em uma atmosfera anaeróbia (sem oxigênio).As teorias da origem da vida na Terra, são muitas, mas algumas evidências não podem ser esquecidas. As moléculas primitivas, encontradas na atmosfera, compõe aproximadamente 98% da matéria encontrada nos organismos de hoje. O gás oxigênio só foi formado depois que os organismos fotossintetizantes começaram suas atividades. As moléculas primitivas se agregam para formar moléculas mais complexas. A evidência disso é que as mitocôndrias celulares possuam DNA próprio. Cada estrutura era capaz de se satisfazer suas necessidades energéticas, utilizando compostos disponíveis. Com este aumento de complexidade, elas adquiriram capacidade de crescer, de se reproduzir e de passar suas características para as gerações subseqüentes.A população humana atual da Terra é de aproximadamente 6 bilhões de pessoas e a expectativa de vida é em média de 65 anos.Para mantermos o equilíbrio do planeta é preciso consciência dessa importância, a começar pelas crianças. Não se pode acabar com os recursos naturais, essenciais para a vida humana, pois não haverá como repô-los. O pensamento deve ser global, mas a ação local.Artigo da Marina Silva – Ministra do Meio Ambiente do Brasil
Mala viajante
SE TEM COISA QUE CRIANÇA GOSTA É DE LEVAR NOVIDADE DA ESCOLA PRA CASA!Dentro dessa mala vão alguns livros que deverão ser lidos pelas crianças junto com os pais e um caderno de registro onde deverá ser registrado toda a experiência, no dia marcado os pais vão até a escola para junto com o filho contar para a turma a história escolhida, usando qualquer tipo de recurso visual, fantoche, dedoche etc...O projeto está sendo um sucesso!!!
Brincando com as mães
Jogo: Flores mágicas Motivação: contar a história de um jardim mágico, em que as flores voam para alcançar a princesa (que pode ser a professora ou as mães).• Traçar no chão, com giz colorido, duas linhas distantes 3 metros uma da outra. • Recortar silhuetas de flores em papel de seda colorido. Dar uma flor a cada aluno.Partindo de uma das linhas, os alunos devem engatinhar, assoprando suas flores em direção à outra linha, onde está o jardim mágico (onde podem estar as mães).Não há ganhadores para o jogo, apenas a proposta da realização do trajeto e o treino do assoprar, muito recomendado como exercício, pelos fonoaudiólogos.
Cortina de amor
• Recortar várias duplas de corações de diferentes tamanhos em cartolina branca. Com cola plástica colorida pedir aos alunos que pintem e enfeitem os corações do modo que quiserem.
• Recortar um fio de nylon de 1,5 m de comprimento e colar no meio das figuras, deixando um espaço de 10 cm entre elas.
• Por fim, escrever o nome do aluno (ou convidá-lo a escrever) em uma tira de cartolina e colar no final do fio.
Dia da Comunicação - 5 de maio
Comunicação é o ato de transmitir ou receber mensagens através de um tipo de linguagem: linguagem falada, linguagem musical, linguagem gestual, e outras. Os seres humanos se comunicam principalmente por meio da linguagem falada.
Nos tempos atuais, podemos nos comunicar instantaneamente com qualquer parte do mundo. Para isso dispomos de vários meios de comunicação. Os principais são:
O telefone: inventado por Alexander Graham Bell, permite a conversação à distância. Seu aperfeiçoamento possibilita chamadas locais, interurbanas e in­ternacionais. O telefax, ou fax simplesmente, permite a reprodução, por telefone, de um texto qualquer. Usando telefones equipados com televisão, as pessoas podem se ver enquanto conversam.
O telégrafo: é um aparelho que transmite mensagens a grandes distâncias. Foi o primeiro método usado para enviar mensagens usando a eletricidade. Em 1837, Samuel Morse enviou sinais à distância de 518 metros, sem utilizar fios; era o telégrafo experimental. Ele criou ainda o Código Morse, um conjunto de sinais que representa as letras do alfabeto, usado para transmitir mensagens telegráficas.
O correio: repartição que recebe e envia correspondência, cargas e valores. Na Antigüidade, as notícias eram levadas por corredores ou mensageiros a cavalo. Em 1840, a Inglaterra emitiu o primeiro selo postal, em que figurava a Rainha Vitória. O primeiro país da América a emitir selos foi o Brasil (1843). Hoje o correio é imprescindível à sociedade.
A radiodifusão: permite o envio de sons - mensagens faladas, músicas e sinais de comunicação -, através de ondas de rádio que se propagam no ar, para o mundo inteiro. Os primeiros sinais radiofônicos foram transmitidos por, Guglielmo Marconi, físico italiano, em 1896. No Brasil, a primeira transmissão aconteceu em 1922, mas o rádio só foi ao ar comercialmente em 1923, com a emissora Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, fundada por Roquete Pinto e Moritzi.
A televisão: transmite imagens e sons. É um dos meios de comunicação mais importantes da atualidade pelo grande número de pessoas que atinge. Por meio de circuitos fechados, escolas, empresas e outras instituições usam a tevê com objetivos específicos. No Brasil, a televisão teve início em 1950 com a TV Tupi, canal 3, de São Paulo, emissora pertencente aos Diários Associados.
A imprensa: teve muita importância para o desenvolvimento cultural da humanidade. A imprensa surgiu na Alemanha, com Johannes Gutenberg, a quem se deve a invenção da tipografia. Gutenberg começou a imprimir livros por, volta de 1450. Os livros, que antes eram escritos à mão, passaram a ser feitos em série. Até 1890, o processo era manual. Hoje em dia, máquinas modernas imprimem rapidamente milhões de livros, jornais e revistas, e a imprensa transformou-se em importante veículo de informação e educação.
Além do rádio, da televisão e da imprensa, também o cinema integra os chamados meios de comunicação de massa, responsáveis por uma verdadeira revolução nas comunicações no início do século XX, que tornou possível a transmissão rápida de notícias e informações a uma quantidade muito grande de pessoas.


Dia do trabalho - 1º de maio

Dia do Trabalho
Primeiro de maio é mais do que um feriado. Nessa data, os trabalhadores do mundo inteiro são homenageados pelas suas atividades. Com seu trabalho, todos contribuem para a nossa vida em sociedade.
Uns plantam e colhem alimentos, outros ensinam em escolas ou constroem casas e edifícios. Há os que fazem pesquisas para descobrir a cura de doenças e também aqueles que se dedicam a cantar ou criar jogos de computador. Existem as mais diversas funções e todas têm importância. Afinal, nós dependemos uns dos outros para viver.
A data foi escolhida em 1889 para lembrar um acontecimento importante. No dia 1º de maio de 1886, os trabalhadores das indústrias de Chicago, nos Estados Unidos, organizaram greves para pedir melhores condições nas fábricas. Idosos, mulheres grávidas e até crianças trabalhavam mais de 13 horas por dia por salários muito baixos. Não tinham descanso nem nos fins de semana. Eles fizeram passeatas e, quando a polícia tentou acabar com o movimento, houve prisões, feridos e até mortos.
• Em roda de conversa utilizar a mímica para cantar a canção ou ler os versos. Vão-se mudando o nome das profissões e fazendo gestos enquanto cantam.
• Comentar sobre cada personagem das canções, apresentando o nome da profissão. Fazer um levantamento do conhecimento prévio dos alunos, perguntando: O que ele faz? Em que lugar trabalha? O que utiliza em seu trabalho? Listar os nomes das profissões no quadro.
• Pedir aos alunos que façam um desenho sobre a profissão de que mais gostam.
VAMOS CANTAR:
Passa, passa gavião
Todo mundo é bom!
A costureira faz assim
A costureira faz assim,
Assim, assim, assim, assim!
Passa, passa gavião
Todo mundo é bom!
O motorista faz assim
O motorista faz assim,
Assim, assim, assim, assim!
Passa, passa gavião
Todo mundo é bom!
A professora faz assim
A professora faz assim,
Assim, assim, assim, assim! (médico/piloto/dentista/etc.)
• Em roda de conversa perguntar aos alunos qual a profissão de seus pais. Fazer uma lista coletiva.
• Comentar com a turma sobre cada profissional: O que ele faz? Em que lugar trabalha? O que utiliza em seu trabalho? Perguntar que outras profissões eles conhecem e explicar como cada uma delas contribui para a vida em sociedade. Trabalhar o sentido de utilidade das profissões e satisfação pessoal no trabalho, como valor.
• Registrar por meio de desenhos e palavras, as profissões de seus pais. Se for preciso, o professor pode atuar como escriba dos alunos.
•Sentados em roda, motivar os alunos para a brincadeira. A professora diz: "Estou pensando em alguém que faz pão". Os alunos tentam adivinhar e dizer o nome da profissão. Quando alguém acertar, a professora escreve o nome na lista coletiva. O jogo continua, com o aluno seguinte, na roda.
Sugestões: Apaga o fogo; vende jornal; trabalha na feira; pinta casas; conserta sapatos; cuida dos doentes; faz comida; ensina crianças etc.
Trabalho Infantil _ TEXTO INFORMATIVO
A Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente proíbem o trabalho infantil no Brasil. Mas, mesmo assim, no País existem 2,9 milhões de crianças trabalhando. Existem no mundo em torno de 250 milhões de crianças entre 5 e 14 anos que trabalham, segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT). No Brasil, a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) proíbem o trabalho infantil. Mas, infelizmente, existem 2,9 milhões de crianças de 5 a 14 anos de idade empregados em lavouras, carvoarias, olarias, pedreiras, mercado informal e atividades domésticas. As meninas representam um terço deste número. E mais de 50% desses menores não recebem nenhum tipo de remuneração. Informações produzidas pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 1999 (PNAD) revelam que a mão-de-obra infantil está mais concentrada em pequenos empreendimentos familiares, especialmente no setor agrícola. Em 1999, a atividade agrícola detinha 80,4% das crianças ocupadas de 5 a 9 anos de idade e 63,2% das ocupadas de 10 a 14 anos de idade. De 1995 para 1999, de acordo com a pesquisa, a proporção de crianças ocupadas no contingente de 5 a 14 anos de idade passou de 14,5% para 11,8% entre os meninos e de 7,8% para 6,0% entre as meninas.
Fonte: PNAD / Ministério do Trabalho
SUGESTÃO:
· Discuta a questão do trabalho infantil com seus alunos.
· Pergunte aos alunos se eles conhecem alguma criança que trabalha. Se ela estuda também ou só trabalha.
· Questione-os a respeito do que acham ser o correto: trabalhar ou estudar?
0 comentários
Marcadores: Dia do trabalho, Projetos
Saquinho de férias
NESSE SAQUINHO VOCÊ VAI JUNTAR COISAS DAS SUAS FÉRIAS:
-SE VOCÊ LEU ALGUMA COISA LEGAL
-SE FOI CONVIDADO(A) PARA ALGUM ANIVERSÁRIO (GUARDE O CONVITEOU ALGUMA COISA DA FESTA AQUI)
-SE VOCÊ CHUPOU UM PICOLÉ GOSTOSO, GUARDE O PALITOSE TIROU ALGUMA FOTO GUARDE-A
-SE VIU ALGUM FILME OU DESENHO LEGAL
-SE BRINCOU COM ALGUM BRINQUEDO OU BRINCADEIRA LEGAL ESCREVA O NOME EM UM PAPELZINHO E GUARDE
-EMBALAGEM DE COISAS GOSTOSAS QUE COMERAM
-PEDRINHAS DE LUGARES QUE VISITARAM
E TUDO MAIS O QUE VOCÊ QUISER E TRAGA-O CHEINHO EM AGOSTO!BOAS FÉRIAS!
As crianças levarão esses saquinhos para casa no último dia de aula e guardarão nele coisas que lembrem suas férias.Quando retornarmos em agosto faremos aquele momento de como foram as férias de forma muito mais concreta e significativa com tudo que colecionaram no saquinho de férias.
Dia do índio - 19 de abril
Objetivos:
- Conhecer e refletir sobre a história dos índios; - Conhecer, analisar e debater os hábitos e costumes indígenas; - Conhecer, analisar e debater a influência indígena em nossa vida;
- Aprender a respeitar os índios com a finalidade de construir a cidadania numa sociedade;
A expressão genérica "povos indígenas" refere-se a grupos humanos espalhados por todo o mundo, e que são bastante diferentes entre si. Apenas no Brasil, há mais de 200 desses povos.
É apenas o uso corrente da linguagem que faz com que, em nosso e em outros países, fale-se em povos indígenas.
Os povos indígenas contemporâneos estão espalhados por todo o território brasileiro, com exceção dos estados do Piauí e Rio Grande do Norte. Vários desses povos também habitam países vizinhos. No Brasil, a grande maioria das comunidades indígenas vive em terras coletivas, declaradas pelo governo federal para seu usufruto exclusivo.
A LENDA INDÍGENA:
A Vitória-Régia
Numa das mais lindas plantas aquáticas do mundo, a Vitória Régia (Euryle Amazônica) tem a folha de formato circular e mede até 1,80m de diâmetro. Parecida a uma bandeja, é bastante resistente e pode agüentar um peso de até 45 quilos. De cor verde na parte virada para cima e interna, e purpúrea na sua borda externa e parte inferior, a Vitória Régia vive em lagos, lagoas e rios de águas tranqüilas. Sua flor de cor branca com o centro rosado, alcança até 30 cms.
A Vitória Régia, com toda a sua beleza e exuberância chama a atenção de quantos a vêem, que ficam verdadeiramente extasiados. E tal aconteceu com o botânico inglês Lindlev que, ao contemplá-la, resolveu homenagear a rainha Vitória, da Inglaterra, e deu à planta o nome da soberana inglesa.
Mas, nossos índios também não ficaram indiferentes à sua beleza e contam uma linda história para justificar-lhe a origem.
As lagoas e os lagos amazônicos são os espelhos naturais da vaidosa Iaci, a lua. As cunhãs (índias) e as caboclas ao vê-la refletida sentiam toda a inspiração para o amor. Ficavam então no alto das colinas esperando pelo aparecimento da lua, e que com o contato de sua luz lhes chegasse o amor redentor e elas pudessem subir ao céu transformadas em estrelas.
Um belo dia... uma linda cabocla, tomada pelo amor, resolveu que era chegado o momento de transformar-se em estrela. E com este intuito subiu à mais alta colina, esperando poder tocar a lua Iaci e assim concretizar o seu desejo. Mas... ao chegar ao cimo da colina viu a lua Iaci refletida na grande lagoa e pensou que estava a banhar-se... Na ânsia de tocar Iaci para realizar o seu sonho de amor, a bela cabocla lançou-se às águas da lagoa... E ao que pensou tocá-la, afundou, sumindo nas águas...
E a lua Iaci, condoída com o infortúnio de tão bela jovem e não podendo satisfazer seu desejo de levá-la para o céu em forma de estrela, transformou-a na bela estrela das águas, a linda planta aquática que é a Vitória Régia... cuja beleza e perfume são inconfundíveis. Dizem que o local onde o fato aconteceu é o lago Espelho da Lua, situado no município de Faro, na região do Baixo Amazonas Paraense...
AS BRINCADEIRAS INDÍGENAS
Por meio de brincadeiras, as crianças indígenas aprendem várias coisas: caçar, pescar, plantar, fazer panelas de barro, trançar cestos e outras coisas mais. As crianças sempre acompanham seus pais nessas tarefas. Nas aldeias, as crianças brincam com os seus animais de estimação: cachorro, arara, macaco e papagaio. Muita farra nos banhos de rio e nas corridas pela mata. Aprendem muito com as histórias contadas pelos índios mais velhos sobre animais e plantas, origem do mundo, além da própria história do seu povo e de seus costumes.
A Brincadeira do Sapo
O Chefe Sapo reúne seus parentes numa fila em sua aldeia, para perguntar o que cada um quer comer. Os sapos só podem responder mosquitos. Aqueles que falarem outros alimentos como frutas, morrem. Só sobreviverão os que acertarem a verdadeira alimentação dos sapos: os insetos. Como prêmio, os vencedores farão parte do grupo do chefe.
Jogando peteca
Material: Jornal, serragem, plástico, fita crepe ou fita adesiva, elástico e penas coloridas.
Na língua tupi, peteca significa estapear, golpear. A explicação do significado da palavra e a confecção das petecas (veja explicação abaixo) introduzem a aula sobre a cultura indígena brasileira. Enquanto as crianças fazem o brinquedo, você comenta hábitos indígenas incorporados à cultura brasileira. Um índio pode ser o convidado especial, para contar a história de seu povo e curiosidades sobre seus hábitos e costumes. Depois que as petecas estiverem prontas, leve a garotada ao pátio para brincar.
Como fazer a peteca: A base pode ser uma bola de folhas de jornal amassadas e recheadas com serragem. Para que ela dure mais, encape com plástico. Antes de fechar, coloque algumas penas coloridas. Use elástico, fita adesiva ou fita crepe para amarrar a bola.
Caçada esquisita

Cada equipe, usando seus colares, recebem uma lista constando de vários objetos, que deverão procurar na própria sala, no pátio e onde mais for possível esconder, o que foi feito com antecedência pelo professor. Esses objetos serão, sempre que possível, nas cores de cada equipe, para evitar que uma não pegue os objetos de outra. Todos os objetos da lista serão em quantidades iguais a todas as equipes exceto o amuleto que terá apenas um. Procurar os objetos listados abaixo.
Procure sempre pela cor de sua equipe. 10 penas de ave, 5 folhas secas, 1 flor, 3 espigas de milho, 2 pedras redondas, 1 amuleto de biscuit (bichinho de massinha), 1 graveto em forma de y, 3 sementes.
Vence a equipe que conseguir reunir todos os objetos pedidos, portanto, a que conseguir encontrar todos os objetos pedidos incluindo o amuleto, que terá só um escondido. A equipe vencedora receberá um amuleto para cada participante.
O cocar do cacique

As quatro equipes estarão sentadas no chão em fila indiana, uma ao lado da outra. Mais ou menos 5 metros à frente de cada equipe, haverá uma mesa com várias tiras de tecidos e penas tingidas nas cores das equipes, nas quantidades equivalentes ao número de participantes. As tiras de tecidos e as penas tingidas estão todas misturadas. Dado um sinal, o último de cada fila corre até o local onde estão as tiras de tecidos e as penas e separa 5 penas da sua cor e cola numa tira de tecido, imitando um cocar. Depois de pronto deve colocar o cocar na cabeça e voltar à sua fila, mas no primeiro lugar.Imediatamente, o último deverá sair e fazer a mesma coisa. A equipe que terminar primeiro e todos os componentes estiverem com o cocar, será a vencedora. A equipe vencedora receberá uma pena especial para os devidos cocares. Comida de Curumim

As crianças nas aldeias indígenas eram chamadas de curumim. Os alimentos melhores eram para elas. Os adultos tentavam agradá-las com as melhores frutas.
Todos participantes, por equipe recebem uma banana, canela em pó, um prato refratário ou assadeira. O professor ensinará como preparar as bananas: cortar as pontas, fazer um corte na casca para abri-la sem tirar totalmente, polvilhar um pouco de canela em pó e fechar a casca.
Toda a equipe prepara a sua banana, colocam sobre o prato refratário, que é levado por alguns minutos ao forno micro-ondas ou forno comum. Dependendo do local, pode ser feito sobre brasas, numa fogueira, mas as bananas deverão ser embrulhadas em papel alumínio.Enquanto as bananas assam, as equipes participarão de um trabalho manual.
O pote sagrado
Algumas tribos de índios no Brasil faziam cerâmica. A cerâmica era importante para guardar sementes, cozinhar e também para enterrar seus mortos. A cerâmica era considerada sagrada pois guardada a vida, as sementes que produziriam alimentos; e os corpos dos entes queridos, que riam para outros campos de caça e viveriam para sempre felizes. Todos os participantes, em equipe, recebem um pequeno pote de cerâmica. Cada equipe receberá tintas, pincéis, barbantes e colas, com os quais decorarão seus potes. Nos potes de cada equipe deverá ter a cor da equipe como predominante. Os desenho e enfeites ficarão por conta da vontade e inspiração de cada um.
A corrida das toras
Algumas tribos indígenas fazem uma corrida carregando toras (pedaços do tronco de árvores) para avaliar que povo tem os guerreiros mais fortes.As equipes também farão essa corrida, mas aos pares. Cada dois participantes terão uma perna amarrada à do outro de modo que fiquem com três pernas apenas. Os pares com as pernas amarradas deverão correr uma distância pré-determinada, mas soprando ma pena de galinha ou pato. Se a pena cair, começam novamente. Ao chegar ao ponto final, nova dupla começa o percurso, soprando outra pena. A pena deverá estar sempre no ar. Todos da equipe devem participar, sempre aos pares e com as pernas amarradas.Vence a equipe que cumprir a tarefa em primeiro lugar. A equipe vencedora ganhará colares extras. Após o jogo todas as equipes deverão se arrumar para participar da festa, para isso receberão maquiagem para decorar o rosto como se fossem índios também.
A festa de Jaci

Jaci é uma deusa indígena, representada pela lua. Os índios fazem festas, dançam e cantam para ela. As equipes maquiadas, com colares e cocares feitos por elas, participarão da festa. Aprenderão a música: "Vida de índio" (letra abaixo), coma melodia da música infantil "Marcha soldado". A mesa estará arrumada,com: flores, as bananas assadas, pedaços de milho cozido, mandioca cozida, mel, algumas frutas, sucos de frutas, copos, talheres e pratos descartáveis, que podem ser substituídos por espetinhos de madeira e folhas de bananeira. Os alunos se confraternizam, comendo, cantando a música ensinada e dançando. Cada equipe apresentará uma dança ou alguns passos coreografados, criados para esse momento.
Desenvolvimento:
Propor aos alunos que façam colares, pulseiras, cintos e tornozeleiras imitando arte indígena.
Os índios são muito importantes na formação do povo brasileiro. Muitos dos nossos hábitos, dos alimentos que consumimos e das palavras que usamos são de origem indígena.
Nome de pessoas: Iara, Jandira, Jaci, Jacira, Bartira, Moema, Moacir, Ubiratã.
Nome de animais: jacu, jacaré, jacutinga, tamanduá, guará, tatu, tamanduá, jaracuçu, mandi, tracajá, nhambu, jaó, canguçu.
Nomes de alimentos: mandioca, abacaxi, amendoim
Nome de lugares e rios: Pará, Curitiba, Abaeté, Tietê, Jacareacanga, Juquitiba, Jurupari, Jurumirim, Anhangabaú, Iguaçu, Igarapé, Igaratá, potiguar, carioca.
Propor aos alunos que pesquisem e levem para sala de aula recortes de fotos de pessoas que possam parecer descendentes indígenas. Com todas as fotos em mãos, o professor em círculo analisará juntamente com os alunos cada foto. Procurando incentivar para que todos dêem sua opinião. Em um segundo momento listar em um cartaz os conhecimentos que os alunos já tem sobre o assunto (Conhecimentos Prévios ).
Provocar os alunos a se expressarem, fazer indagações e ir registrando em um cartaz. Logo em seguida, em um outro cartaz, listar as dúvidas provisórias dos alunos, ou seja, perguntar o que desejam saber sobre o tema e ainda não sabem, novamente provocar os alunos a fim de lançarem suas dúvidas.
Localizar em Mapa ou Globo Terrestre pontos do território nacional onde ainda vivem tribos indígenas;
Comparar o modo de vida dos índios de outras regiões com o modo de vida dos índios que ainda habitam a floresta amazônica
Reconhecer os modos de vida dos índios, sua cultura, sua alimentação, formas de trabalho e sobrevivência;
Levantar o vocabulário usado pelos indígenas e descobrir seus significados;
Produzir, utilizando diferentes formas de expressão, textos individuais e coletivos sobre os debates e as reflexões do assunto;
Ler histórias originalmente indígenas ou que tratem do indígena e seus valores;
Organizar um dicionário ilustrado com as palavras indígenas.
Observar manifestações de arte da cestaria, da cerâmica, da plumaria e de outros objetos de cerdas vegetais e cordas, realizados pelos índios de hoje e de antigamente;
Observar ilustrações de artistas do tempo do Brasil – Colônia que retrataram o indígena e suas manifestações culturais;
Vivenciar através de músicas sobre o tema um pouco da cultura indígena – cantando e dramatizando;
Vivenciar através de atividades artísticas manuais e plásticas um pouco da cultura indígena, criando objetos e instrumentos musicais.

Páscoa


Justificativa: Por ser uma comemoração que está presente em nosso cotidiano, é preciso explorar esta data na tentativa de formar crianças solidárias e amigas.
A Páscoa é tempo de Amor, de Família e de Paz. É tempo de agradecermos por tudo que temos e por tudo que teremos. E é hora, então, de lembrar com apreciação e amor daquelas pessoas que estão em nossa vida, não só nossos familiares, mas também aqueles que precisam de nosso carinho. É tempo de solidariedade.
Nesse sentido, esse projeto resgata alguns desses valores perdidos, como o amor ao próximo.
Objetivos: - Desenvolver a solidariedade; - explorar a imaginação e a criatividade; - trabalhar a ludicidade. Atividades desencadeadoras: Hora do conto com livros que contem histórias de coelhos. - Confeccionar máscaras de coelho; - jogo "coelhinho sai da toca"; - oficina de culinária (docinho de cenoura); - confecção de ninhos de páscoa com sucata; - colagem de algodão em figura de coelho; - pintura do rosto imitando um coelhinho; - explorar o animal coelho (como ele se movimenta, o que ele come, qual a cor dos seus olhos e pêlo...); - canções do coelhinho; - dedoche de coelhinho; - confecção de coelhos com sucata.

Semana da Saúde - de 01 a 07 de abril


Segundo a Organização Mundial de Saúde - OMS, saúde é o mais completo estado de bem-estar físico, mental e social.
Uma pessoa saudável é aquela que tem o corpo e a mente funcionando em harmonia, desempenhando os papéis que cabem a cada um e proporcionando o máximo de bem-estar, disposição e vitalidade.
A saúde é uma das maiores riquezas do ser humano, é sinônimo de vida. Por isso, é importante que você procure ter hábitos que ajudem a manter uma boa saúde, garantindo uma vida mais ativa e alegre.
Aqui estão alguns deles:
Alimentação adequada
Os alimentos que consumimos diariamente, são os nutrientes para nosso corpo.
Na sua alimentação também não pode faltar água. Ela é fundamental para o equilíbrio do corpo, pois é indispensável ao metabolismo do movimento muscular.
Higiene
Cuidando de sua higiene pessoal, você estará cuidando também de sua saúde. São hábitos de higiene:
Lavar as mãos antes das refeições, depois de ir ao sanitário e ao voltar da rua.
Escovar os dentes ao acordar, após as refeições e ao deitar.
Manter a casa sempre limpa e varrida
Lavar diariamente os vasos sanitários
Colocar o lixo em sacos plásticos, sempre fechados e em locais adequados.
Ir ao dentista e ao médico pelo menos uma vez ao ano
Tomar apenas água filtrada ou fervida
Sono tranqüilo e regular
O sono é parte essencial da vida, pois é um período de restauração física que nos protege do desgaste natural das atividades que desempenhamos quando estamos acordados. Não existe um número de horas ideal para se dormir por dia. A quantidade de sono necessária para se sentir alerta durante o dia varia de pessoa para pessoa.
Prática regular de exercícios
Praticar esportes é um hábito saudável, que contribui para que o indivíduo adquira uma boa condição física, estando melhor preparado para atividades que requerem um esforço maior. Mas aí vai um toque: os especialistas recomendam que os esportes sejam praticados regularmente, em três ou mais dias na semana, durante pelo menos 30 minutos seguidos.
A escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida. Proporcionar um ambiente favorável a vivência de saberes e sabores favorece a construção de hábitos saudáveis.
Dividimos o tema em dias, e a cada dia estudamos um hábito saudável:
- A importância de beber água
- A importância da alimentação saudável
- A importância da higiene (bucal e corporal)
- A importância do sono (repouso)
- A importância do exercício físico
1.Construir charadas sobre os alimentos. Por exemplo:
É costume comê-la em rodelas, amassada ou inteira e tem casca amarela (banana)
É redonda, grande, verde por fora e vermelha por dentro (melancia)
2.Colocar em uma caixa algumas frutas, legumes, verduras e temperos. Vendar os olhos do participante da vez. Solicitar então que escolha algo da caixa e, através do olfato e do tato, descobrir o que tem nas mãos. Os benefícios dos alimentos podem ser discutidos com as crianças. Depois realizar uma lista dos alimentos da caixa.
3.Distribuir argila ou massinha para as crianças modelarem alguns dos alimentos apresentados.
4.Realizar uma oficina de culinária para elaboração de uma salada de frutas. Colocar sobre uma tábua as frutas, previamente higienizadas, para que as crianças cortem em pedaços pequenos utilizando utensílios plásticos. Arru­mar as frutas picadas numa tigela e espremer o suco da laranja ou de outra fruta e servir. (Pode-se montar também um espetinho de frutas).
Atividade semelhante pode ser feita com salada crua de legumes e verduras.
5.Construir um jogo da memória a partir de imagens de alimentos em revistas e encartes de supermercados. Dar preferência às frutas, legumes e verduras.
6.Contar histórias referentes ao tema, depois produzir com as crianças um texto coletivo.
7.Fazer uma pesquisa em casa sobre os hábitos saudáveis e montar um painel coletivo.
8.Utilizar a música: “O que é que tem na sopa do neném” - Paulo Tati, para res­gatar a alimentação de quando as crianças eram bebês. Destacar na discussão a sopa de legumes.
9.Fazer o teatro da Bruxa da Má alimentação e a Fada da Boa alimentação, depois servir às crianças uma sopa de legumes com macarrão de letrinhas.
10.Realizar uma atividade de relaxamento para trabalhar a importância do repouso e do sono (as crianças trarão um pijama e um travesseiro para realizar a atividade).
11.Realizar uma gincana coletiva para trabalhar a importância dos exercícios físicos.
12.Realizar uma apresentação de teatro de fantoches sobre a higiene bucal + a apresentação de um DVD com os desenhos Festa dos Dentinhos (Vale das Letras).
13.Realizar o dia do Banho na Escola para trabalhar a higiene corporal.
Dia Mundial da Água - 22 de março
O dia mundial da água foi criado como forma de preservação da mesma.Desde os primórdios da humanidade, sabemos que o homem sempre se estabeleceu em locais próximos aos rios e mares, para garantir seu sustento através da agricultura.Com o passar dos anos, com a evolução da humanidade, a água passou a ser tratada com desrespeito, sendo poluída e desperdiçada.Por esses motivos, a ONU – Organização das Nações Unidas criou o dia mundial da água, em vinte e dois de março de 1992, para promover discussões acerca da consciência do homem em relação à mesma.A preocupação surgiu através dos grandes índices de poluição ambiental do planeta, envolvendo a qualidade da água que consumimos.A ONU elaborou um documento com medidas cautelosas a favor desse bem natural, trazendo também informações para garantir a cultura de preservação ambiental, a consciência ecológica em relação à água.Na Declaração Universal dos Direitos da Água, criada pela ONU, dentre as principais abordagens estão:- Que devemos ser responsáveis com a economia de água, pois essa é condição essencial de vida;- Que a mesma é um patrimônio mundial e que todos nós somos responsáveis pela sua conservação;- Que a água potável deve ser utilizada com economia, pois os recursos de tratamento são ainda lentos e escassos;- Que o equilíbrio do planeta depende da preservação dos rios, mares e oceanos, bem como dos ciclos naturais da água;- Que devemos ser responsáveis com as gerações futuras;- Que precisamos utilizá-la tendo consciência de que não devemos poluí-la ou envenená-la;- Que o homem deve ser solidário, evitando o seu desperdício e lutando pelo seu equilíbrio na natureza.Com esse documento, a Organização das Nações Unidas tornou obrigatório que todos os homens sejam responsáveis pela qualidade da água, bem como pela sua manutenção, tendo assim, formas de garantir a melhoria de vida no planeta.Veja como coisas simples podem ajudá-lo a reduzir o consumo:• Feche a torneira quando for escovar os dentes ou fazer a barba e economize até mil litros de água por mês;• Tente tomar banhos de 5 minutos e, se possível, feche a torneira enquanto se ensaboa. A cada minuto, mais 20 litros de água vão embora pelo ralo;• Reduza o seu tempo de banho em 1 ou 2 minutos e você economizará até 540 litros de água por mês; se o seu chuveiro enche um vasilhame de 5 litros em menos de 15 segundos, troque o seu aparelho por um mais eficiente;• Deixe os talheres e pratos de molho dentro da pia antes de lavar. E não deixe a torneira aberta enquanto os ensaboa. Você estará economizando 100 litros de água!• Coloque a funcionar sua máquina de lavar louças ou roupas quando estiverem cheias. Você pode economizar 3.600 litros de água por mês.• Use balde em vez de mangueira para lavar o carro.• Jamais use água para varrer a calçada! Saber utilizá-la com moderação é uma questão de educação.• Não regue as plantas nas horas quentes do dia. A água evapora antes mesmo de atingir as raízes.• Esteja atento a vazamentos! Uma torneira pingando consome 46 litros de água por dia e, num mês, 1.380 litros! Canos furados e vazamentos em vasos sanitários também são grandes prejuízos.SUGESTÕES DE ATIVIDADES• Solicite aos alunos que façam uma análise da letra das músicas: 'Planeta Água', de Guilherme Arantes e 'Planeta Azul', de Xororó e Aldemir.• Estudo do ecossistema aquático brasileiro:a) características gerais e capacidade de adaptação dos seres vivos que compõem o ecossistema;b) cadeia alimentar dos seres vivos aquáticos;c) ação do homem nesses ecossistemas.• Desenvolva as seguintes atividades:a) solicite que os alunos tragam cópias das contas de água de suas residências, para uma explicação sobre os campos onde estão registrados o volume de água consumida, o período, o valor;b) realize um trabalho de conscientização sobre a importância da água para a preservação da vida;c) faça um levantamento e registro de sugestões dos alunos para evitar o desperdício de água;d) estimule, através da confecção de cartazes e elaboração de textos, o combate ao desperdício da água na escola e nas residências;e) promova um concurso: vencerá o aluno cuja família demonstrar que soube economizar mais água num período determinado. No decorrer desse período, os alunos levarão à escola as contas de água e farão comparações de gastos e custos, para checar se a campanha surtiu o efeito desejado e para acompanhar a evolução do concurso.• Solicite aos alunos que façam uma pesquisa sobre as causas de poluição das águas e suas conseqüências para a vida na Terra.• Proponha aos alunos que procurem em jornais e revistas matérias sobre a situação da água nas grandes cidades e montem dois murais: um que mostre matérias com informações positivas sobre essa situação e outro que mostre matérias com informações negativas. A professora pode orientar os alunos para uma reflexão sobre esse assunto.• Solicite aos alunos a observação de uma localidade de sua cidade: sua casa, a rua onde mora, uma área de lazer, o percurso que faz até a escola, registrando qualquer sinal de desperdício ou poluição das águas.• Dispor de copos transparentes, água potável, pó para suco e colheres – provar a água pura, depois modificá-la com o pó, inclusive misturando sabores.• Como encher um balde? Usar diferentes embalagens para encher o balde, sem interferência do adulto. Tentar carregar o balde cheio. Esvaziar da mesma forma, jogando a água nas plantas e/ou jardim.• Possíveis perguntas: Vamos experimentar a água? Como podemos sentir o cheiro da água? E como podemos mudar a cor, o cheiro e o gosto?• Selecionar embalagens de diferentes materiais, tamanhos e formas, buchas, esponjas, tampas, pratos. Propor que se encham bacias para brincar com barquinhos e outros. Perguntas: Qual o melhor pote a escolher? Será melhor pegar o grande, que cabe mais, ou o pequeno, onde cabe menos, e volto mais rápido? Em qual bacia devo colocar a água? Obs: usar potes com furos, como vasos, e observar a reação da criança até que ela descubra o que fazer.• Fazer chá, gelo, lavar roupa de boneca, tomar banho de esguicho, misturar água e areia, derreter gelo, lavar panelinhas, dar banho nas bonecas, fazer bolhas de sabão.• Brincadeiras com bexiga d’água.• Perguntas que podem ajudar:- O que aconteceu com a água?- Para onde foi a água?- O que se transformou? (gosto, estado, etc)- O que se deu com a água?- O pó virou água?• Conversas dirigidas sobre desperdício, observação da caixa d’água e do hidrômetro.• Orientação para evitar desperdício na escovação de dentes e idas ao banheiro, demonstrando, na prática, o que se deve ou não fazerATIVIDADES A PARTIR DAS SENSAÇÕES DAS CRIANÇAS:VISÃOQue cor é a água?Colocar água em copos brancos e observar sua cor.A seguir colocar tempera colorido (cores primárias) e exploramos as cores que surgiram.Usar chá de marcela, café e outras substâncias.“A água é transparente”AUDIÇÃO_ Reproduzir em gravador (pode ser de celular, câmera digital) o som da água caindo em copo, balde, vidro, plástico.Colocar água em garrafinhas de vidro (cada uma com uma quantidade diferente de água) e bater nelas com um ferrinho._ Comparar o som de uma gota de água caindo em diversos materiais diferentes (panela, potinho plástico, vidro, numa porção de água, na mão do amigo)._ Agitar as mão dentro de um tanque de água._ se a escola for perto da praia (felizmente é o meu caso – morram de inveja), ir, observar o barulho das ondas, o movimento da marola, a cor da água, o cheiro...TATOTocar na água com diversas substânciasAreia (meio copo de areia para um copo de água).Maisena (mesma medida da areia)Sal (três colheres de sal para um copo de água)Açúcar (mesma medida do sal)Tocar na água morna, gelada, na temperatura ambiente.PALADARProvar água com sal, açúcar, café, chá, álcool, perfume (aproveitar para trabalhar noção matemática de muito e pouco – muito sal, muito açúcar....).OLFATOCheirar a água puraCheirar a água com diversas substâncias (vinagre, café, leite, perfume...)JOGOS1. Jogo Derrete, Não Derrete.Usar vidrinhos vazios, tampinhas, copinhos de remédio, potinhos de tempera.Dentro de eles colocarem água e diversas substâncias(farinha, açúcar, grãos, bala, gelo, bolo tinta, giz, papel, terra, cola grama, casca de árvore, café solúvel, chocolate, leite, giz de cera, isopor, esponja, óleo, vinagre, cebola, comprimido de remédio).Usar etiquetas para classificar os vidrinhos e três bandejas. Em uma colocar “derrete”, na outra “não derrete” e na terceira deixar todos os recipientes com a água e a substância já misturada e classificada.Pode ser observado depois de algumas horas ou na aula seguinte.Separar nas bandejas o que derrete e o que não derrete.2. Transportando ÁguaComo podemos transportar a água?Transportar a água que se encontra em um balde para pequenas vasilhas.Sem material: Apenas com as mãos“Não dá? Então o que faremos?Com material: peneira, garrafa, furadas, regadores, copos, funis, pires, colheres...3. Quantos Copos de Água Cabem Nessa Jarra?Colocar água em uma vasilha grande e escolher uma jarra. As crianças deverão transportar a água em copos até encher a jarra enquanto contam.Podem usar colheres para encher um copo.4. Quem Enche Primeiro?É a mesma atividade acima, apenas divide a turma em equipes e cada equipe tem que encher seu recipiente. Vence quem encher primeiro.5. Como Se Faz e o Que Acontece?O que acontece quando se tira cubos de gelo do congelador?O que se faz com cubos de gelo e como se faz cubos de gelo?Material: Um estoque de cubos de gelo (tirar da geladeira aos poucos)Recipientes diversos para fazer moldes.Desenvolvimento: Deixá-los brincar a vontade com o gelo e depois perguntar:_ Podemos fabricar gelo? Como?Encher novamente as formas e colocar no congelador.6. Fogo e ÁguaNessa altura da aula, as crianças já sabem que gelo é água, então colocamoságua em estado líquido no fogo para observarmos, depois colocamos gelo.Observar o vapor subindo:* Colocar um vidro no vapor e dar para as crian-ças tocarem* Colocar papel no vapor e observar.
Dia do Circo - 15 de março
O dia do Circo é dia 15 de março, porém aqui no Brasil comemora-se o Dia do Circo em 27 de março, numa homenagem ao palhaço brasileiro PIOLIN, que nasceu nesta data, no ano de 1897, na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo. Considerado por todos que o assistiram como um grande palhaço, se destacava pela enorme criatividade cômica e pela habilidade como ginasta e equilibrista. Seus contemporâneos diziam que ele era o pai de todos os que, de cara pintada e colarinho alto, sabiam fazer o povo rir.Existem várias idéias para se trabalhar esse tema com a criançada!
- Assistir ao filme do Dumbo, com direito a pipoca. (Não esquecer de um dia antes mandar um convite com rosto de palhaço e pirulito para animar as crianças);
- Pintar o rosto das crianças e colocar chapéu, gravata e nariz de palhaço;
- Construir um palhaço de papel com formas geométricas;
- Se vestir de palhaço para animar as crianças;
- Confeccionar com as crianças um palhaço com sucatas;
Podemos também contar várias histórias que falem de palhaços:
- Um palhaço diferente. (Sônia Junqueira; Editora Ática)
- O circo. (Ivan e Marcello; Editora Nova Fronteira)
- O circo. (Roseana Murray; Editora Nacional)
- O palhaço sem graça. (Mario Vale; Editora Dimensão)
Muitas outras idéias podem surgir, basta usar a criatividade.

site http://railenne.blogspot.com/

Projeto : Esquema - Corporal e Órgãos e Sentidos









Alunos Atendidos: Crianças no período Pré-Escolar – 1o ou 2o ciclo de Educação Infantil.

Período: _____________________.( Mês em que será trabalhado)

Duração: De duas a três semanas.

Objetivos:
No final do projeto os alunos deverão ser capazes de:

· Identificar todas as partes do corpo;
· Conhecer as partes do corpo;
· Reconhecer os sentidos;
· Identificar e diferenciar as partes do próprio corpo com as partes do corpo dos amigos;
· Vestir-se e desvestir-se sozinhos.

O professor deverá:

· Estimular as crianças a: rolar, agarrar, sentar, engatinhar, andar em um pé só, andar sobre linhas – Trabalhando assim atividades de Psicomotricidade;
· Estimular o raciocínio e a atenção;
· Estimular a Socialização
· Estimular as crianças a explorar todos os 5 sentidos de forma abrangente.

Culminância:
· Ginástica orientada com músicas;
· Montagem de um mural e de dois bonecões para brincar e enfeitar a sala de aula.


“O coração da criança é campo favorável a semeadura do bem”



Iniciando o projeto com uma dinâmica...

Auto-retrato:

Objetivo:
· Explorar a forma corporal como veículo de mobilização da fantasia e da criação.

Desenvolvimento:
· Num primeiro momento organizar a turma em trios e propor a brincadeira do “João Bobo” – Em que um aluno fica no centro com o corpo rígido deixando-se movimentar para frente e para trás pelos dois colegas.
· Numa segunda brincadeira, ainda nos trios, propor que um aluno seja uma “marionete”- deixando os outros dois colegas manipularem seu corpo, adaptando-o a diferentes posições, de acordo com situações ou sentimentos que queiram expressar. Sugerir que revezem dentro do grupo de três.
· Numa terceira brincadeira o professor deve orientar, com uma música clássica ao fundo, que os alunos, de olhos fechados, toquem cada parte do corpo: cabeça, cabelos, rosto, braços, mãos, pernas, pés, barriga etc.
· Em seguida, cada aluno deitará em uma folha grande o suficiente para que a professora ou os colegas contornem o perfil do seu corpo;
· Todos com seus perfis contornados deverão completar a figura de seu corpo acrescentando detalhes que o identifiquem;
· É interessante que tenha um espelho grande, onde o aluno consiga se ver inteiro e observe cada detalhe antes de desenhar;
· Concluir com a montagem de um mural com os auto-retratos do tamanho natural das crianças.


Na “rodinha”:

· Num segundo momento o professor deve conversar de forma informal sobre cada parte do corpo: boca, nariz, orelhas, braços, mãos, tronco, pernas, pés...
Para que servem? – O professor deve provocar as crianças com esta pergunta para
Cada parte do corpo que for citada.

· Deixar que os alunos se expressem livremente, fazendo as devidas colocações e orientações.

· Ao fim da conversa sugerimos o trabalho com as músicas já bastante conhecidas em sala de aula, as quais as crianças adoram e encontram-se em um dos CDs que acompanha o presente projeto:

1 - Partes do Corpo:

Cabeça, ombro, joelho e pé.
Cabeça, ombro, joelho e pé.
Olhos, ouvidos, boca e nariz.
Cabeça, ombro, joelho e pé.

· Cantar a música dramatizando-a;
· Pedir que as crianças mostrem as partes do corpo em si e nos amigos;
· Mostrar gravuras e pedir que indiquem as partes do corpo.


2 - Pop Pop:

Coloque a mão para frente,
Coloque a mão para o lado,
Coloque a mão para frente,
Balança ela agora
Eu danço pop pop
Eu danço pop pop
Eu danço pop pop
Assim é bem melhor!

( Repetir com todas as partes do corpo possíveis. )

· Cantar a música dramatizando-a .


3 - Remexo:

Ponha a mão na cabeça
Ponha a mão na cintura
Dá um abraço no corpo
Dá um abraço doçura
Sai sai sai Oh! Piaba Sai lá da lagoa.

· Cantar a música dramatizando-a.

Relaxamento...
Aproveitar a excelente fase da cantora e apresentadora Xuxa e do estímulo que provoca nas crianças, concluir com o relaxamento da música: Feche os olhos – Do CD Xuxa só para baixinhos 1 – Contém em um dos CDs que acompanham o presente projeto.

Todas as músicas contidas no CD que acompanha o projeto são excelentes para serem trabalhadas de forma dramatizada, como uma ginástica cantada.


Se meu corpo falasse...

Ler de maneira lúdica e agradável um ou mais livros da coleção CORPIM de Ziraldo.
Comentar com os alunos o tema principal dos livros: As partes do corpo e seus sentimentos, pensamentos, ações, ideais e planos futuros.
Propor aos alunos que imaginando a voz de cada parte do corpo respondam perguntas como: Se o nariz falasse, o que ele diria?
E o dente cariado? E os seus pés depois de você andar muito? E a barriga quando você come demais?
Após esta etapa, quando o grupo estiver bastante incentivado pedir que as crianças façam perguntas para as partes do corpo dos amigos.
Deixar que as crianças expressem suas idéias, pensamentos, elaborem suas frases, intervindo o menos possível – mas estimulando sempre, mostrando interesse na brincadeira.
Em um segundo momento o professor – dinamizador deve propor que a turma divida-se em grupos monte os quebra-cabeças das partes do corpo – Modelo em anexo.

Deixar que os alunos montem e desmontem enquanto houver interesse.

É interessante apresentar um cartaz com as partes do corpo e deixar fixo na sala de aula.

Montar bonecos articulados com as crianças, fazendo-as pintar, e deixar que brinquem a vontade por algum tempo – Modelos em anexo.

Os Sentidos...

Já tendo explorado bastante as partes do corpo, observado no espelho, dançando, tocando-o, relaxando... Passar para a segunda fase do projeto: Explorar os sentidos.

· Visão: Mostrar figuras coloridas pequenas, médias e grandes; figuras preta e brancas pequenas, médias e grandes; mostrar de longe, de perto, de muito perto – sempre perguntando o que estão vendo e como. Provocar os alunos para que percebam a importância da visão. E repetir a pergunta: Para que servem nossos olhos?

· Audição: Brincar de identificar sons de instrumentos, da natureza,vozes, barulhos em geral; falar bem baixinho, falar alto, propor que todos sussurrem, gritem, fiquem em silêncio. Enfim, através de diversas brincadeiras provocar para que percebam a importância dos ouvidos e da audição. Repetir a pergunta: Para que servem nossos ouvidos?
· Olfato: Brincar de distinguir diferentes cheiros de olhos vendados – Dizer cheiros que agradam e os que desagradam - provocando-os até perceberem a importância de nosso nariz, de nosso olfato.

· Paladar: Brincar de provar diferentes tipos de alimentos de olhos vendados – provocando-os até perceberem a importância da língua, de nosso paladar.


· Tato: Brincar de sentir diferentes texturas: algodão, lixa, esponja, água fria, água morna, gelo etc.) – provocando-os até perceberem a importância do tato, de sentir o toque. O professor pode criar uma caixa fechada com um buraco apenas para caber as mãos das crianças, e dentro dela devem conter diferentes materiais onde poderão tocar e dizer o que sentem se é macio ou áspero. Outra brincadeira legal é: de olhos fechados, descobrir em que parte dos eu corpo o colega está tocando.


Brincar com o corpo e com os sentidos...

O professor deve propiciar atividades diversas de Psicomotricidade:

· Pular em um pé som ao ritmo de uma música;
· Andar em cima de uma linha traçada no chão com uma bola na mão;
· Subir e descer escadas ao ouvir determinados sons;
· Engatinhar, saltar, com ritmo ou livremente;
· Virar cambalhota com auxílio do professor em um colchonete;
· Vestir e desvestir-se, com a roupa pedida, a cada ordem do professor;
· Dançar em diferentes ritmos;
· Pular entre bambolês;
· Imitar animais;
· Andar em curvas;
· Arremessar e agarrar bolas;
· Brincar de Chefinho mandou;
· Brincar de Morto-Vivo;
· Brincar de Estátua;
· Brincar de cabra-cega;
· E inúmeras outras atividades de acordo com a necessidade da turma, material disponível, tempo e desejo do professor...


Sugestões de Alguns Jogos de Trabalho com corpo e explorando os sentidos:

1 – Caçador de tartarugas:

Os jogadores dispersam-se pelo pátio: são as tartarugas. Ao sinal, o caçador sai correndo para pegar as tartarugas. Estas evitarão ser apanhadas deitando-se de costas, pernas e braços encolhidos, imitando tartaruga deitada de costas. Enquanto estiverem nesta posição, não poderão ser caçadas. O jogador que for apanhado será eliminado.


2 – Jogo das Cores:

Sentados em círculos, os alunos devem aguardar a indicação do professor.
Ao indicar uma cor, exemplo: verde – Todos devem sair correndo e tocar em algo da cor indicada.

3 – Me dá um abraço:

Os alunos devem estar distantes um do outro. Ao sinal especificado: Três palminhas dadas pelo professor, por exemplo, todos devem correr e encontrar um amigo para abraçar.

4 - Lobos e Carneirinhos:

Formação: Traçar no chão duas linhas afastadas cerca de 20 metros uma da outra. As crianças são divididas em dois grupos: lobos e Carneirinhos. Cada grupo se coloca atrás de uma linha. O grupo dos lobos fica de costas para o grupo dos Carneirinhos.

Desenvolvimento:
Ao sinal do professor, os Carneirinhos saem a caminhar, o mais silenciosamente possível, em direção aos lobos. Quando estiverem bem próximo deles o professor diz: “Cuidado com os lobos”!Estes, então, voltam-se rapidamente em partem em perseguição aos Carneirinhos. Os Carneirinhos apanhados antes de alcançar a linha original ( de onde vieram) passam a ser lobos. Na repetição da brincadeira invertem-se os papéis.

Sugestão:
Antes de proporcionar essa brincadeira, é interessante que se explore o que se sabe e se discuta sobre esses animais: Como são? Quem já viu um carneirinho? Quem já viu um lobo? Onde? Quando? Se viu, o que achou do animal? Vamos imitar um lobo? Vamos imitar um carneirinho?
O professor deve explorar o tema de acordo com o interesse das crianças.


5 - Onça Dorminhoca:

Formação: Formar com os alunos uma roda grande. Cada criança fica dentro de um pequeno círculo desenhado sob os pés, exceto uma que ficará no centro da roda, deitada de olhos fechados. Ela é a Onça dorminhoca.

Desenvolvimento: Todos os jogadores andam a vontade, saindo de seus lugares, exceto a onça dorminhoca que continua dormindo. Eles deverão desafiar a onça gritando-lhe: “Onça dorminhoca”! Inesperadamente, a onça acorda e corre para pegar um dos lugares assinalados no chão. Todas as outras crianças procuram fazer o mesmo. Quem ficar sem lugar será a nova Onça dorminhoca.

Sugestão:
O professor poderá proporcionar um estudo sobre a onça, de acordo com o interesse das crianças: Quem já viu uma onça?
Aonde? Quando?
Como ela é? Como vive? O que come?
Quem quer imitá-la?
Confeccionar uma máscara de cartolina ou papelão para aquele que fará o papel da onça.
Partindo deste estudo, a criança, quando for desenvolver a atividade, criará um personagem seu relativo à brincadeira.


6 - Corrida do Elefante:

Formação: As crianças andam à vontade pelo pátio. Uma delas separada utiliza um braço segurando com a mão a ponta do nariz e o outro braço passando pelo espaço vazio formado pelo braço. ( Imitando uma tromba de elefante).

Desenvolvimento: Ao sinal, o pegador sai a pegar os demais usando somente o braço que está livre ( O outro continua segurando o nariz). Quem for tocado transforma-se também em elefante, logo, em pegador, adotando a mesma posição. Será vencedor o último a ser preso.

Sugestão: As crianças, durante a brincadeira podem caminhar como um elefante.



Sempre é bom...

· Trabalhar com parlendas, adivinhas, trava-línguas;
· Desenhar livremente ou de maneira orientada – Exemplo: Desenhe seus olhos.
· Trabalhar pesquisas. Deixar que as crianças recortem e colem diferentes figuras de corpo humano;
· Usar as cantigas e brincadeiras de roda;
· Modelar bonecos, procurando colocar todas as partes do corpo;

Para finalizar o projeto sugerimos a criação de um boneco do tamanho das crianças feito de sucata – Nomeá-lo, listar suas características de personalidade e caráter, cada parte do corpo que for sendo criada o professor aproveita para revisar tudo que já trabalharam.


Autoria: Patrícia Fonte
Retirei deste site adorei as sugestões e quiz guardar
http://professorajuce.blogspot.com/2009/01/identidade-2.html
PROJETO SOBRE IDENTIDADE
O projeto tem o objetivo de fazer com que a criança de um modo global conheça seu corpo, descubra que o indivíduo está presente em todas as comunidades, relacionando-se com outros seres e com todo o ambiente em que vive. Trabalhar os cuidados com o corpo e a interação da criança com sua comunidade escolar, familiar, enfim, a sociedade é de suma importância. II- Justificativa:
Nessa fase é importante que os alunos adquiram, aproveitem todas as oportunidades para valorizar a vida, o meio onde vivem e todas as pessoas que fazem parte desta história. Conhecendo-se de maneira global, a criança poderá não só vivenciar situações reais, mas integrar-se como ser crítico, autônomo, questionando mudanças, atitudes e valorizando-se no seu desenvolvimento. III- Perfil do grupo: Crianças de cinco anos de idade, participativas, com grande interesse nas atividades propostas. Estão começando a descobrir o processo de construção da escrita e da leitura.

IV- Objetivos: Conceituais _ Conhecer as partes do corpo e órgãos do sentido; _ Nomear as partes do corpo e os órgãos do sentido; _ Reconhecer a existência de diferentes formas, tamanhos e funções dos órgãos do nosso corpo: _ Ampliar o vocabulário; _ Ler e interpretar imagens; _ Estabelecer relações de família e moradia; _ Conhecer as relações entre o homem e o ambiente em que vive. Procedimentais; _ Explorar textos a partir do auto conhecimento; _ Coletar dados por meio de pesquisas e observações; _ Produzir textos; _ Observar e analisar fatos, situações de forma a garantir a boa qualidade de vida; _ Confeccionar bonecos; _ Registrar experiências vividas pelo grupo. Atitudinais _ Respeitar e valorizar seu corpo, sua família, seu lar e todas as diferenças; _ Apreciar e ler vários tipos de textos; _ Possibilitar a integração com as pessoas e o ambiente; _ Trocar efetivas experiências onde se estabelecerá características diferentes em termos de cor, raça, físico, pessoal, cultural, social; _ Desenvolver o auto conceito.

V- Janelas: Linguagem oral e escrita; Matemática; Movimento; Música; Artes visuais; Natureza e sociedade

VI- Etapas: 1- Organizar as crianças na rodinha de forma que todas possam olhar-se e interagir. Conversar sobre a evolução das crianças. Mostrar fotos de bebes, crianças, adolescentes, adultos e velhos. 2- Colocar uma música clássica, em dupla, as crianças deverão ficar de olhos fechados, tocando cada parte do corpo do colega. Conversar sobre cada parte do corpo e questionar para que cada uma serve. 3- Dar início ao portifólio. "Bilhões de pessoas vivem no planeta Terra e fazem parte dele. Todas elas são importantes, inclusive você." Desenhe você no quadro. 4- Visão- Mostrar figuras coloridas pequenas, médias e grandes, figuras preta e brancas, mostrar de longe e de perto, sempre perguntando o que estão vendo. 5- Audição- Brincar de identificar sons de instrumentos, vozes , da natureza, barulhos em geral, falar alto e baixo. Através dessas brincadeiras provocar para que percebam a importância da audição. 6- Olfato- Distinguir diferentes cheiros com os olhos vendados. Dizer os cheiros que agradam e desagradam, provocando-os até perceberem a importância do olfato. 7- Paladar- Provar diferentes tipos de alimentos com os olhos vendados, perceber a importância do paladar. 8- Tato- Sentir diferentes texturas. Criar uma caixa fechada onde só a mão caiba, dentro dela devem conter diferentes materiais. Perceber a importância do tato. 9- Procurar em revistas figuras dos sentidos e montar no portifólio. 10- "Quando nascemos, recebemos nome e sobrenome. Nosso nome geralmente é escolhido por nossos pais. Nosso sobrenome é igual ao de nosso pai, ao de nossa mãe ou ao dos dois." Responder as perguntas. 11- Pedir a cópia da certidão de nascimento. "Hoje é meu aniversário, um dia sem igual! Eu queria que hoje fosse feriado nacional!" Desenhe uma de suas festas de aniversário. Pedir para as crianças trazerem fotos de um aniversário. Responder as perguntas. 12- "Somos diferentes um dos outros. Cada um tem seu jeito de agir e de pensar." Completar o boneco. No teatro, fazer a brincadeira da boneca de lata( Bia Bedran ) 13- Cole sua foto no quadrinho e depois ligue-as as suas características. Cortar tiras de papel kraft para medir mensalmente as crianças. 14- Desenhe algumas atividades que você realiza diariamente, na seqüência que elas acontecem. 15- "Toda criança tem o direito de brincar e de se divertir bastante." Escreva e desenhe seu brinquedo preferido e com quem você gosta de brincar. 16- "Toda criança tem o direito de ter uma família e de receber proteção e cuidados especiais, para crescer e se desenvolver com saúde." Desenhe sua família. 17- Mostrar os trios familiares ( revista guia prático para professoras da educação infantil). scolher um rio e montar uma história coletiva, para as crianças fazerem a cópia. 18- "As famílias são diferentes umas das outras, e o modo como se organizam também é diferente. Cada família tem suas regras." Pesquisa para casa. Responder as perguntas. 19- Pesquisa para casa. Pedir para os pais completarem a árvore genealógica, se possível, colocar a foto de cada familiar. Expor no cantinho do projeto. 20- "Todas as pessoas necessitam de um lugar para morar e no qual se protegem do frio, do calor, da chuva e do vento. Há diversos tipos de casas, ou moradia. As casas são construídas em locais diferentes, com diversos tipos de material." Cole figuras de vários tipos de moradias. 21- "Toda criança tem o direito de uma casa digna para morar." Desenhe sua casa e responda às perguntas. 22- "Sou muito importante em sua vida. Aqui você aprende a ler, a escrever, a cantar, a calcular, a conviver com pessoas diferentes. Aqui você também pode desenhar, praticar esportes, brincar e criar. Sou sua escola!!" Desenhe sua escola. 23- "Ajude a manter a sala de aula sempre limpa e arrumada." Responda as perguntas de acordo com a legenda. 24- Responda as perguntas e desenhe. Desembaralhe as letras dos nomes de seus colegas. 25- Caminhe pela escola e responda as perguntas. 26- Desenhe nos quadros as pessoas indicadas, cada uma realizando seu trabalho. 27- "Toda criança tem o direito de ir à escola." Preencha a cruzadinha. 28- Construir os bonecos de meia calça e jornal. 29- Finalizar o projeto com uma apresentação musical com os bonecos.

VII- Duração: Aproximadamente um bimestre. VIII- Avaliação: Observar o comportamento dos alunos; hábitos de trabalho, relacionamento com os amigos e professora, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação às atividades, capacidade de cooperação. Trabalhos escritos ou de outra natureza qualquer produzidos espontaneamente. VIII- Avaliação: Observar o comportamento dos alunos; hábitos de trabalho, relacionamento com os amigos e professora, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação às atividades, capacidade de cooperação. Trabalhos escritos ou de outra natureza qualquer produzidos espontaneamente.

PROJETO: “QUEM SOU EU?!” Fase II - B Período: Tarde Duração: Um semestre Ano: 2006 JUSTIFICATIVA: Este projeto foi idealizado por sentir a necessidade de proporcionar aos alunos um conhecimento mais amplo de si mesmo, das várias nuances do ser humano, com enfoque nas áreas cognitivas, sócio-afetiva e corporal, inseridos dentro do atual contexto sócio-histórico, e também conhecer a função da escola dentro da sociedade, os alunos ingressam na escola sem saber qual a razão porque estão sendo levados à escola, sendo que muitas vezes os pais passam a idéia de que ir à escola para “ganhar” comida, lanche, e também para brincar com outras crianças. Percebemos a necessidade de levar não só as crianças bem como as famílias a perceber que ir a escola é uma das formas de adquirir ou rever o conhecimento que cada criança traz consigo. OBJETIVOS: - Proporcionar ao aluno a apropriação de sua identidade. - Conhecer a história e o significado de seu nome; - Desenvolver a atenção para futura identificação de partes do corpo humano e os órgãos dos sentidos; - Construção de outros valores de vida. - Aquisição de novas formas de relações. CONTEÚDOS: CONCEITUAIS: * Identificação de si mesmo, do próximo, do ambiente que vive e do ambiente escolar. PROCEDIMENTAIS : * Participação em pesquisas. * Exploração de retratos. * Compartilhar experiências vividas. ATITUDINAIS: * Integração com os colegas e adultos no ambiente escolar. * Respeito e valorização de si próprio e com os colegas. JANELAS : Linguagem Oral e Escrita: - Rodas de conversas, - Leitura e escrita do nome, - Parlendas, - Advinhas, - Trava – língua, - Histórias. Matemática: - Seqüência numérica, - Contagem, - Função dos números, - Grafia de números, - Leitura de números. &n bsp; Artes: - Desenho, - Pintura, - Recorte e colagem, - Modelagem, - Apreciação. Natureza e sociedade: - Esquema corporal, - Órgãos dos sentidos, - Animais de estimação.

Movimento: - Circuitos, - Brincadeiras, - Psicomotricidade. Música: - Interpretar músicas infantis, - Ouvir músicas clássicas e populares. ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS: - Preparar o material para a Dinâmica de iniciação, “Tesouro”. - Providenciar fotos dos alunos para as atividades de auto -retrato. - Providencias material para os alunos Desenharem seus auto – retratos. - Elaborar pesquisas sobre a história dos nomes dos alunos. - Juntar revistas para serem usadas nas pesquisas em classe pelos alunos. - Confeccionar material de pesquisa e observação para uso dos alunos referentes as diferentes características físicas dos seres humanos.(pessoas altas, baixas, gordas, magras, brancas, negras, etc.). - Pesquisar os significados dos nomes da turma. - Prepara material necessário para desenvolver as seqüências de atividade a serem trabalhadas durante o projeto. (anexas ao projeto).

ETAPAS: - Em roda aplicar a dinâmica “Tesouro”. - Incentivar a observação das igualdades e diferenças no grupo, (cor dos olhos, cabelos, altura, etc.). - Propor o agrupamento de acordo com as igualdades presentes no grupo, (comprimento do cabelo, altura, meninos e meninas, etc.). - Iniciar as seqüências de atividades pela ordem proposta a baixo. SEQUÊNCIAS DE ATIVIDADES: 1- Auto – Retrato. 2- História do Nome. 3- Atividades com nomes. 4- Esquema corporal. 5- Altura e peso. 6- Órgãos dos sentidos. 7- Número do sapato. 8- Animais de estimação. PRODUTO FINAL: Álbum Individual e mural coletivo.

O que trabalhar nas escolas da etapa I até V

OBJETIVO
Desenvolver harmonicamente os aspectos físicos, psíquicossociais do bebê, respeitando sua maturidade emocional.Desenvolver a psicomotricidade da criança através do corpo e do movimento.
ATIVIDADES
· Estimulação tátil (acariciando o bebê sempre que possível e conversas diárias).
· Estimulação visual, através de objetos coloridos, que permitam o manuseio com as mãos e a boca.
· Estimulação de movimentos como se arrastar, engatinhar para buscar um objeto. Incentivar também o andar, segurando-o com as mãos.
· Estimulação verbal conversando com a criança todo o tempo, brincando e sorrindo.
· Introdução de alimentos com a paciência do professor, pois a adaptação nem sempre é fácil.
· Trocas de roupas e fraldas contínuas, sempre que for necessário.
· Banhos agradáveis, acompanhados de conversas e músicas.
· Músicas gestuais e cantigas de roda (sentados).
· Exercícios com bolas e brinquedos de encaixe, quando a criança apresentar maturidade.
· Incentivo a fala.
· Imposição de limites, dizendo não, toda vez que a criança colocar em perigo si mesmo, os colegas, tias e o ambiente escolar.
ETAPAS IMPORTANTES DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Com 01 mês:
· Levanta o queixo.
· Mantêm as mãos fechadas.
· Olha indefinitivamente.
· Olha o rosto das pessoas que o observam.
· Fixa o olhar na luz.
· Emite sons guturais.
Com 02 meses:
· Levanta o tórax.
· Movimenta braços e pernas.
· Olhar acompanha objetos e pessoas em movimento.
· Sorriso social quando recebe atenção.
· Olhar se demora no horizonte.
Com 03 meses:
· Rola da posição de lado para a de costas.
· Olha em todas as direções.
· Não fixa atenção por muito tempo.
· Tenta pegar objetos.
· Sorri.
· Emite sons de vogais.
· Sustenta a cabeça.
Com 04 meses:
· Senta com apoio e mantêm a cabeça firme.
· Mãos abertas.
· Olha imediatamente um objeto que se move.
· Murmura e ri alto.
· Brinca com as mãos e roupas.
· Reconhece a mamadeira.
· Começa a levar objetos à boca.
· Tende a rolar.
Com 05 meses:
· Quando sentado mantêm a cabeça ereta e firme.
· Se sentado, apanha objetos
· Reconhece as pessoas.
· Pode estranhar estranhos.
· Sorri ao se ver no espelho.
· Emite gritos.
· Preensão precária.
Com 06 meses:
· Permanece sentado com o tronco ereto, se tiver apoio.
· Gosta de balançar objetos.
· Agarra objetos com as mãos.
· Gosta de olhar no espelho.
· Estende os braços para os pais e pessoas que gosta.
· Quando deitado segura os pés e brinca com os dedos levando à boca.
Com 07 meses:
· Senta-se com apoio e permanece ereto por pouco tempo.
· Segura um objeto em cada mão.
· Passa objetos de uma mão para outra.
· Sacode chocalho.
· Vocaliza sons e escuta a própria voz.
· Brinca com os pés.
· Aceita alimentos sólidos e estranha pessoas não conhecidas.
Com 08 meses:
· Sentado, permanece ereto, porém inseguro.
· Levanta-se com ajuda.
· Emite sons e parece gostar de ouvir a própria voz.
· Pronuncia sílabas simples.
· Morde e chupa os brinquedos.
· Busca com insistência os brinquedos fora de seu alcance.
Com 09 meses:
· Pode começar a engatinhar.
· Senta-se firme sem apoiar.
· Explora e manipula objetos.
· Vocaliza sílabas repetidas.
· Troca sorrisos, atende ao seu nome e ao não.
· Leva à boca e morde tudo que apanha.
· Mantêm-se em pé apoiado.
· Come bolacha; segura a mamadeira.
Com 10 meses:
· Permanece sentado firme por tempo indeterminado.
· Engatinha.
· Levanta-se sozinho com apoio.
· Começa a soltar os objetos.
· Vocaliza dá-dá, mã-mã, uma ou duas palavras.
· Faz adeus e bate palmas.
· Tende comer sem ajuda, com colher.
· Atende ao seu nome e ao não.
· Faz brincadeiras simples como esconde-esconde.
Com 11 meses:
· Anda com ajuda.
· Pronuncia uma ou outra palavra.
· Compreende o som de algumas palavras.
· Repete palavras.
· Estende o brinquedo para outra pessoa, em geral sem soltar.
· Bebe um pouco de água já da xícara.
Com 12 a 15 meses:
· Começa a andar sozinho.
· Anda cambaleante.
· Gosta de atividades, de andar.
· Coopera ao vestir.
· Reconhece o nome de pessoas conhecidas.
· Quando se vê no espelho, vocaliza.
· Brinca sozinho e já tem objetos favoritos.
· Repete algumas palavras.
· Fica de pé sozinha. Dá alguns passos sozinhos, com todas as articulações flexionadas, sem direção definida. Vai da posição deitada à de pé, sem apoio.
· Solta facilmente. Come com a colher, mas desperdiça boa quantidade. Preensão palmar cruzada.
· Constância formal.
· Constrói torres de dois blocos (cubos de 2,5 cm).
· Pára de levar as coisas à boca.
· Primeira palavra pronunciada corretamente. Não baba mais.
· Reage ao seu próprio nome. Compreende que todas as coisas e todas a pessoas têm nomes.
· Estende as pernas quando esta sendo vestida.
· Emprega a mão dominante com mais freqüência.
Com 15 a 18 meses:
· Caminha bem sozinho.
· Começa a correr, cambaleante.
· Senta-se sozinho em cadeira infantil.
· Sobe e desce com ajuda, ou sé engatinhando.
· Tem mímica muito expressiva.
· Esforça-se para chutar a bola.
· Desenha um traço.
· Vira folhas do livro: 2 ou 3 por vez.
· Gosta de puxar e empurrar brinquedos.
· Constrói uma torre com três cubos.
· Com só, deixando cair.
· Pronuncia cerca de dez palavras e indica desejos nomeando objetos.
· Mostra o nariz, os olhos, o cabelo.
· Imita varrer, ler jornal.
· Compreende ordens e pedidos simples.
· Pode iniciar uso do piniquinho.
· Começa a testar os limites que lhe são impostos.
· Sobe escadas.
· Caminha com os pés separados.
· Bebe na caneca sozinha.
· Frases de uma palavra.
· Localiza rapidamente os sons. Compreende algumas frases simples.
· Compreende onde a bola foi quando ela rola para fora de seu campo visual.
Com 18 a 24 meses:
· Corre bem.
· Chuta a bola.
· Atira a bola com a mão.
· Constrói torres de 4 a 7 cubos (sete cubos com 24 meses).
· Alinha cubos.
· Vira páginas de uma a uma.
· Imita traços verticais e circulares.
· Coloca blocos em um tabuleiro, indiscriminadamente.
· Identifica 3 a 5 desenhos.
· Começa a cortar com tesoura.
· É demorado às refeições e ainda brinca com a comida.
· Abre armários, tira objetos das gavetas.
· Acompanha com gestos o que ouve e vê.
· Reconhece-se no espelho.
· Canta (atrapalhado).
· Dramatiza situações simples com bonecos.
· Negativismo acentuado.
· Tem senso de posse.
· Refere-se a si mesmo pelo nome.
· Veste peça simples.
· Compreende perguntas.
· Faz brincadeiras paralelas.
· Desce escada engatinhando para trás.
· Sobe escada de pé, sozinha, segurando no corrimão. "Corre" desajeitadamente.
· Caminha lateralmente. Caminha para trás. Chuta uma bola. "Salta" desajeitadamente, quando segura por ambas as mãos.
· Come com uma colher. Arremessa, mais sem direção definida.
· Vira as figuras da maneira correta, de cabeça para cima.
· Imagina coisas que não pode ver.
· Ajuda a despir-se.
· Leva a mão a um lugar dolorido.
· Balbucia, imitando o tom e ritmo da mãe. Repete sons.
· Frases de duas palavras.
· Compreende frases curtas. Localiza sons em outra sala.
· Aponta para algumas partes do corpo.
· Consegue associar banheiro/defecação, banheiro/micção.
OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS
Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
Habituá-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
Permitir que a criança seja independente. Deixá-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
Mante-la ocupada.
Levar a criança a participar das atividades de grupo.

MINI – MATERNALOBJETIVO
Promover o desenvolvimento físico, psíquico e social da criança respeitando sua maturidade emocional.Incentivar o uso do raciocínio através de atividades recreativas que valorizem a auto estima do aluno.
ATIVIDADES
· Controle dos esfíncteres, de forma gradativa e com grande paciência e estímulo/incentivo por parte do professor.
· Higiene Bucal apõe as refeições, estimulando e incentivando para o uso da escova.
· Alimentar-se sozinho, com ajuda do professor, aos poucos as crianças aprendem a levar a colher sozinho à boca.
· Introdução de alimentos sólidos, onde aos poucos as crianças deverão se alimentar normalmente, como as crianças maiores, tirando a sopa e a fruta.
· Estimulação do próprio corpo,m identificando e nomeando as partes do corpo. Pode utilizar músicas e brincar de lavar a boneca. No banho também nomeia-se o corpo.
· Garatuja: folhas em branco, onde a criança poderá pintar com lápis, giz de cera e/ou guache (tomando muito cuidado para não levar à boca e aos olhos).
· Exercícios de encaixe, sempre incentivando para que a criança acerte. De início o professor deve ajudar a criança, até que ela consiga associar a forma ao buraco.
· Jogos de bola em rodas, promovendo a integração social, onde a criança deverá joga-la para o amigo, dizendo o nome (ou dito pelo professor).
· Trabalhos manuais com massinhas e argila, deixando que estes manuseiem bastante.
· Incentivo e desenvolvimento da fala, onde o professor deverá conversar e estimular para que a criança consiga manifestar o que quer, não permitindo que ela só se manifeste por gestos.
· Ampliar seu vocabulário, conversando diariamente, com a criança sobre os aspectos do dia-a-dia.
· Incentivar e permitir a fala da criança em todas as atividades possíveis, falando corretamente com a criança. Mostrar à criança a conveniência de falar em voz baixa, trabalhando com a criança o saber escutar.
· Apresentação das cores.
· Trabalhos com músicas gestuais, cantigas de roda e dança, estimulando partes do corpo.
· Contos de histórias curtas.
· Coordenação motora livre, como rasgar papel, brincar de massinha, etc.
· Brincadeiras de imitar os adultos, como escovar os dentes de bonecas, fazer comidinha, ir as compras, banho de bonecas, etc.
· >Explorar o ambiente escolar, mostrando árvores, passarinhos, parquinho, etc.
· O uso do parquinho diário, pois nessa idade a criança tem bastante energia e grande dificuldade de concentração, por isso todas as atividades devem ser curtas e com bastante estímulo/incentivo por parte do professor.
· Imposição de limites e boas maneiras, dizendo "não" à criança, toda vez que colocar em perigo si mesmo, os colegas, tias e o ambiente escolar.
· Traçados simples: Coordenação Motora.
· Formas Geométricas: círculo, quadrado e triângulo
OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS
1. Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
2. Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
3. Permitir que a criança seja independente.
4. Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
5. Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
6. Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
7. Mante-la ocupada.
8. Levar a criança a participar das atividades de grupo.
OBSERVAÇÕES:
CARACTERÍSTICAS:
Aproximadamente 2 anos.
· Egocentrismo.
· Descobertas: tato, movimentos, formas, pessoas, texturas, reprodução de sons, andar, comunicação, etc.
· Coordenação Motora: abrir, fechar, empilhar, encaixar, puxar, empurrar, etc.
TIPOS DE BRINCADEIRAS:
· Brincadeiras referentes à educação sensório-motora (sentir/executar).
· Exploração, canto, perguntas e respostas, esconder.

Jardim I
OBJETIVO
1. Desenvolver os movimentos amplos: saltar, pular, andar...
2. Desenvolver os movimentos finos que envolvam as mãos, adquirindo controle e expressão gráfica com a progressão de exercícios que irão auxiliar no futuro aprendizado da escrita e da leitura.
3. Desenvolver estímulos sonoros e auditivos através de operações concretas.
4. Ampliar vocabulário e linguagem como meio de comunicação, desenvolvendo a imaginação, criatividade, organização de idéias.
5. Identificação do nome próprio.
6. Identificação das letras do nome próprio.
7. Identificação das vogais.
CONTEÚDO
1. Coordenação Motora Ampla.
2. Coordenação Motora Fina.
3. Discriminação Auditiva e Visual.
4. Expressão Oral (histórias, contos, músicas, teatro, etc).
5. Estudo do nome próprio.
6. Estudo das letras do nome próprio.
7. Apresentação das vogais.
ESTRATÉGIA
1. Através de jogos, brincadeiras e atividades lúdicas envolvendo operações concretas.
2. Através de materiais pedagógicos, sucatas, brincadeiras, jogos e atividades visomanuais concretas (pinturas, desenhos, etc).
3. Utilização de recursos audiovisuais como: músicas, histórias, parlendas vídeo, CD, figuras, rótulos, livros, portadores de textos, etc.
4. Leituras, interpretações, cantos, conversas, brincadeiras, jogos, recursos audiovisuais, livros, materiais pedagógicos, etc.
5. Apresentação de crachás, fichas, cartazes, desenhos, jogos e brincadeiras, etc.
6. Fichas cartazes, desenhos, materiais pedagógicos, jogos e brincadeiras.
7. Materiais pedagógicos, brincadeiras, atividades visomanuais concretas, etc.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança, no desempenho de suas atividades, no desenvolvimento da atenção, interesse assimilação e aprendizagem.O instrumento de avaliação será uma ficha de avaliação, que entregaremos aos pais durante as Reuniões.
OBSERVAÇÕES:CARACTERÍSTICAS: Aproximadamente 2 a 3 anos.
· Egocentrismo.
· Descobertas: tato, movimentos, formas, pessoas, texturas, reprodução de sons, andar, comunicação, etc.
· Coordenação Motora: abrir, fechar, empilhar, encaixar, puxar, empurrar, etc.
· Fantasia, Invenção e Representação (imitação de situações conhecidas: escolinha, casinha).
· Criatividade
TIPOS DE BRINCADEIRAS:
· Brincadeiras referentes à educação sensório-motora (sentir/executar).
· Exploração, canto, perguntas e respostas, esconder.
· Brincadeiras sem regras.
· Brincadeiras com poucas regras simples.
· Utilização das formas básicas de movimentos (andar, correr, saltar, rolar, etc).
· Estimulação e motivação.
· Atividades lúdicas.
MATEMÁTICA
OBJETIVO
1. Introduzir o raciocínio lógico, através de suas estruturas.
2. Desenvolver a lateralidade através de estímulos, motivações e atividades de coordenação.
3. Desenvolver a capacidade de situar cronologicamente os fatos para organizar seu tempo e suas ações, orientando-se também no espaço.
4. Desenvolver coordenação motora através de atividades lúdicas, concretas, pedagógicas e visomanuais.
5. Reconhecer e discriminar estímulos visuais, interpretando-os e associando-os.
6. Reproduzir seqüências e seriações, ex: ordenar objetos do mais alto para o mais baixo.
7. Reconhecer e discriminar numerais. Desenvolver contagem de 1 até 10.
CONTEÚDO
1. Estruturas lógicas: discriminação – comparação – identificação – cor – forma – tamanho – conjuntos – quantidade.
2. Conceito de lateralidade.
3. Orientação Temporal Espacial: antes/depois, atrás/na frente/no meio/entre, aberto/fechado, na frente/de costas, em cima/embaixo, em pé/deitado/sentado, longe/perto, direita/esquerda.
4. Coordenação Motora.
5. discriminação audiovisual.
6. Seqüência e seriação.
7. Numeração:• Números de 1 à 5• Contagem de 1 à 10
ESTRATÉGIA
1. Utilização de materiais pedagógicos, sucatas, figuras, livros, jogos, brincadeiras, ...
2. Brincadeiras lúdicas, materiais pedagógicos, atividades audiovisuais.
3. Através do uso de materiais concretos, materiais pedagógicos, jogos e brincadeiras, registro de atividades.
4. Jogos, brincadeiras, músicas, atividades lúdicas, materiais pedagógicos, registro de atividades.
5. Recursos Audiovisuais: rádio, CD, TV, vídeo, músicas, histórias, cartazes, fichas.
6. Cartazes, fichas, jogos, brincadeiras, materiais pedagógicos, atividades lúdicas e de registro.
7. Materiais pedagógicos e concretos, jogos, brincadeiras, cartazes, fichas, desenhos, etc.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança, no desempenho de suas atividades, no desenvolvimento da atenção, interesse assimilação e aprendizagem.O instrumento de avaliação será uma ficha de avaliação, que entregaremos aos pais durante as Reuniões.
OBSERVAÇÕES:
Devemos desenvolver na criança a capacidade de pensar logicamente.Trabalhar problemas relacionados ao seu cotidiano para melhor entendimento do meio em que vive.
A Matemática pode ser considerada uma linguagem simbólica que expressa relações espaciais e de quantidade. Sua função é pois, desenvolver o "pensamento".
A medida que brinca com formas, com quebra-cabeças e com caixas que cabem dentro de caixas, a criança adquire uma noção do conceito pré-simbólico de tamanho, número e forma. Ao enfiar contas em um barbante ou colar figuras, adquire a noção de seqüência e de ordem. E quando utiliza as palavras "não cabe" e "acabou", vai adquirindo a noção de quantidade.
"Esse trabalho deve se muito concreto, baseado no manuseio de materiais. Isso permito que as crianças se famialiarizem mais facilmente com os conceitos matemáticos."
ESTUDOS SOCIAIS
OBJETIVO
1. Estimular o conhecimento da história Brasileira, através das Datas Comemorativas.
2. Desenvolver noção de hoje, ontem e amanhã, bem com o dia, a noite a relação com espaço/tempo.
3. Identificar, nomear e reconhecer a família e sua importância.
4. Estimulação do meio ambiente físico.
CONTEÚDO
1. Datas Comemorativas: Carnaval, Outono, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, Folclore, Independência, Inverno, Dia dos Animais, Dia das Crianças, Dia dos Professores, Proclamação da República, Primavera, Dia da Árvore, Natal e outros.
2. Calendário (relação espaço tempo).
3. Família.
4. Escola (ambiente/colegas).
ESTRATÉGIA
1. Contar histórias sobre o significado das Datas Comemorativas e a produção de lembrancinhas que traduzam a data em questão.
2. Produção de Calendário e exercício do mesmo ao iniciar a aula (manhã e tarde), e aniversários das crianças.
3. Nomeação, explicação e cartazes, através de estimulação de situação problema que envolva o conceito família.
4. Jogos e brincadeiras que explorem o ambiente e colegas.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
CIÊNCIAS
OBJETIVO
1. Desenvolver capacidade de auto-higiene corporal.
2. Identificar, reconhecer, localizar e nomear partes do próprio corpo.
3. Estimulação dos 5 sentidos.
4. Estimular o cuidado com a natureza.
5. Nomear e reconhecer diferentes animais.
6. Discriminação entre liso e áspero.
7. Apresentação de diferentes alimentos, diferenciando de doce e salgados.
CONTEÚDO
1. Higiene Corporal (mãos, dentes, uso do banheiro).
2. Esquema corporal.
3. Órgãos dos sentido: olhos (discriminação visual), ouvidos (discriminação auditiva), tato, olfato e paladar.
4. Horticultura e jardinagem.
5. Animais.
6. Texturas (liso e áspero).
7. Alimentos.
ESTRATÉGIA
1. Incentivar o lavar as mãos, escovar os dentes e ir ao banheiro sozinho, sempre que necessário, através de músicas e histórias que despertem o interesse das crianças.
2. Utilizando quebra-cabeça, músicas, figuras, bonecas e nomeação que desenvolvam o reconhecimento do corpo humano.
3. Exercícios, atividades e jogos que desenvolvam a visão, audição, tato e gustação.
4. Plantação de mudas e flores.
5. Através de figuras, desenhos, gestos musicais e histórias.
6. Através de objetos que mostrem tais diferenças, estimulando jogos e atividades.
7. Apresentação de alimentos.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
ARTES
OBJETIVO
1. Incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança.
2. Estimulação de confecção de brinquedos através da sucata.
3. Estimular a coordenação da criança e a criatividade com o uso da argila e massinha.
CONTEÚDO
1. Artes: desenho livre e pintura.
2. Sucata.
3. Argila e massinha.
ESTRATÉGIA
1. Utilização de lápis, pincéis, cola com muito incentivo, estimulando a criança através de elogios.
2. Material de sucata e criatividade do professor.
3. Apresentação de argila e massinha.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS
1. Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
2. Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
3. Permitir que a criança seja independente.
4. Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
5. Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
6. Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
7. Mante-la ocupada.
8. Levar a criança a participar das atividades de grupo.
MATERNAL 2
LINGUAGEM ORAL
OBJETIVO
1. Desenvolver na criança o conceito de eu em relação ao seu nome, idade e em relação aos pais (família) e colegas.
2. Desenvolver coordenação motora grossa (livre).
3. Despertar na criança o interesse por estímulos sonoros, para que ela consiga perceber, identificar e localizar sons forte e fraco.
4. Desenvolver a capacidade da criança de identificar diferentes objetos e movimentar-se no espaço com facilidade.
5. Incentivar e permitir a fala da criança em toda as atividades possíveis, corrigindo e ampliando seu vocabulário, utilizando também as músicas.
6. Estimular o vocabulário através de contos e histórias pequenas que despertem a fantasia da criança.
7. Incentivar a memorização de pequenas músicas e gestos.
8. Identificar e reconhecer as vogais.
9. Identificar o nome próprio e as letras do nome.
CONTEÚDO
1. Eu (nome, idade, pais e colegas).
2. Coordenação motora.
3. Discriminação auditiva.
4. Discriminação visual.
5. Expressão oral (pronúncias, relatos de acontecimentos, músicas).
6. Histórias e contos.
7. Memorização.
8. Vogais.
9. Nome próprio e letras do nome próprio.
ESTRATÉGIA
1. Através de músicas, jogos com bola pronunciando o nome e estimulação oral.
2. Utilização de recortes, colagem, traçado de linhas em folha e no chão, incentivando jogos e brincadeiras.
3. Utilização de instrumentos sonoros, músicas, batidas de palmas e pés e sons produzidos pela boca.
4. Utilização de sucatas, jogos e materiais pedagógicos com exploração dos objetos do ambiente interno e externo.
5. Utilização de leitura de histórias curtas, músicas e conversas diárias com a criança sobre sua rotina, dando atenção as perguntas e respondendo-as sempre de acordo com sua maturidade emocional.
6. Histórias curtas com gestos, estimulando o interesse e fantasia da criança.
7. Repetição de músicas, gestos e histórias curtas.
8. Através de materiais pedagógicos, fichas, desenhos, cartazes, etc.
9. Fichas, crachás, cartazes, materiais concretos e pedagógicos, jogos e brincadeiras, etc.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
MATEMÁTICA
OBJETIVO
1. Iniciar a aprendizagem de conceitos de longe, perto, dentro, fora, em cima, em baixo, atrás, na frente, ao lado, dentro, fora, cheio, vazio, etc.
2. Discriminar na criança o sentido de ontem hoje e amanhã.
3. Estimular o uso do raciocínio da criança.
4. Classificação e nomeação de objetos pelas cores primárias (azul, amarelo e vermelho), formas (círculo, triângulo e Quadrado), tamanho (grande e pequeno) e quantidade (1 a 9).
5. Nomear e identificar iguais e diferentes.
CONTEÚDO
1. Conceitos de lateralidade: todo, dentro/fora, grande/pequeno, cheio/vazio, grosso/fino, muito/pouco.
2. Organização espacial: antes/durante e depois, hoje/ontem/amanhã.
3. Jogos de raciocínio (quebra-cabeça e jogos de encaixe).
4. Classificar e nomear objetos pela cor, forma (círculo, triângulo e quadrado), tamanho e quantidade.
5. Nomear iguais e diferentes.
ESTRATÉGIA
1. Através de jogos, músicas e atividades que incentivam o aprendizado da criança como movimento da esquerda para a direita, jogos de dentro para fora, etc. Incentivar e explorar o meio ambiente.
2. Utilização do calendário e estimulação de perguntas e respostas que distingam o dia e a noite, o ontem, o hoje e amanhã.
3. Através de jogos como quebra cabeça, encaixes, de formas e situações problemas que incentivem a criança a pensar, não respondendo tudo para criança, sem que ela tente responder sozinha.
4. Através de objetos, sucatas e material dourado que tenham estas características, utilizando-os em jogos, como procurar cor e forma.
5. Através de jogos, sucatas e objetos que permitam a identificação e classificação de iguais e diferentes.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
ESTUDOS SOCIAIS
OBJETIVO
1. Estimular o conhecimento da história Brasileira, através das Datas Comemorativas.
2. Desenvolver noção de hoje, ontem e amanhã, bem com o dia, a noite a relação com espaço/tempo.
3. Identificar, nomear e reconhecer a família e sua importância.
4. Estimulação do meio ambiente físico.
CONTEÚDO
1. Datas Comemorativas: Carnaval, Outono, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, Folclore, Independência, Inverno, Dia dos Animais, Dia das Crianças, Dia dos Professores, Proclamação da República, Primavera, Dia da Árvore, Natal e outros.
2. Calendário (relação espaço tempo).
3. Família.
4. Escola (ambiente/colegas).
ESTRATÉGIA
1. Contar histórias sobre o significado das Datas Comemorativas e a produção de lembrancinhas que traduzam a data em questão.
2. Produção de Calendário e exercício do mesmo ao iniciar a aula (manhã e tarde), e aniversários das crianças.
3. Nomeação, explicação e cartazes, através de estimulação de situação problema que envolva o conceito família.
4. Jogos e brincadeiras que explorem o ambiente e colegas.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
CIÊNCIAS
OBJETIVO
1. Desenvolver capacidade de auto-higiene corporal.
2. Identificar, reconhecer, localizar e nomear partes do próprio corpo.
3. Estimulação dos 5 sentidos.
4. Estimular o cuidado com a natureza.
5. Nomear e reconhecer diferentes animais.
6. Discriminação entre liso e áspero.
7. Apresentação de diferentes alimentos, diferenciando de doce e salgados.
CONTEÚDO
1. Higiene Corporal (mãos, dentes, uso do banheiro).
2. Esquema corporal.
3. Órgãos dos sentido: olhos (discriminação visual), ouvidos (discriminação auditiva), tato, olfato e paladar.
4. Horticultura e jardinagem.
5. Animais.
6. Texturas (liso e áspero).
7. Alimentos.
ESTRATÉGIA
1. Incentivar o lavar as mãos, escovar os dentes e ir ao banheiro sozinho, sempre que necessário, através de músicas e histórias que despertem o interesse das crianças.
2. Utilizando quebra-cabeça, músicas, figuras, bonecas e nomeação que desenvolvam o reconhecimento do corpo humano.
3. Exercícios, atividades e jogos que desenvolvam a visão, audição, tato e gustação.
4. Plantação de mudas e flores.
5. Através de figuras, desenhos, gestos musicais e histórias.
6. Através de objetos que mostrem tais diferenças, estimulando jogos e atividades.
7. Apresentação de alimentos.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
ARTES
OBJETIVO
1. Incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança.
2. Estimulação de confecção de brinquedos através da sucata.
3. Estimular a coordenação da criança e a criatividade com o uso da argila e massinha.
CONTEÚDO
1. Artes: desenho livre e pintura.
2. Sucata.
3. Argila e massinha.
ESTRATÉGIA
1. Utilização de lápis, pincéis, cola com muito incentivo, estimulando a criança através de elogios.
2. Material de sucata e criatividade do professor.
3. Apresentação de argila e massinha.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS
1. Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
2. Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
3. Permitir que a criança seja independente.
4. Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
5. Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
6. Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
7. Mante-la ocupada.
8. Levar a criança a participar das atividades de grupo.
JARDIM I –
PORTUGUÊS
OBJETIVO
1. Desenvolver percepção visual, auditiva, coordenação viso-motora.
2. Desenvolver Orientação temporal (começo, meio e fim).
3. Desenvolver Orientação espacial.
CONTEÚDO
· Coordenação viso-motora:
1. Desenho livre.
2. Labirinto.
3. Pintura.
4. Recorte e colagem.
5. Traçado de linhas com movimentos livres e dirigidos.
· Percepção visual:
1. Cor.
2. Forma.
3. Tamanho
4. Detalhes.
5. Complementação de figuras.
6. Letras (a, e, i, o, u).
· Orientação temporal: começo, meio e fim, mais velho, mais novo, primeiro e último.
· Orientação espacial: dentro/fora, em cima, entre, em baixo, na frente, atrás, mais alto, mais baixo, mais perto e mais longe.
ESTRATÉGIA
Folhas que promovam o interesse da criança. Pode-se também trabalhar as vogais com músicas.
Trabalhar as noções do conteúdo no dia-a-dia da criança, explicando-a sempre que ocorrer dúvidas. Pode-se trabalhar também com jogos, brincadeira, histórias e músicas.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
MATEMÁTICA
OBJETIVO
Estimular o raciocínio lógico, estabelecendo relações entre os conceitos: todo, parte, igual, diferente, grande, pequeno, tamanho, cor, forma, etc.
Desenvolver o conceito numérico através da expressão verbal e gráfica.Desenvolver a noção de diferente medidas em relação aos objetos e ao tempo.
CONTEÚDO
· Estruturas lógicas:
1. Discriminação (semelhanças e diferenças).
2. Comparação.
3. Identificação.
4. Conjuntos.
5. Correspondência.
6. Cores.
· Tamanho e formas (círculo, triângulo, quadrado, retângulo).
· Número de 1 a 9, quantidade (mais, menos, muito, pouco, cheio e vazio).
· Medidas:
1. Tamanho de objetos (pequeno, grande, maior, menor, grosso e fino).
2. Distância entre os objetos (longe, perto).
3. Velocidade (rápido, lento, devagar, depressa).
4. Massa (leve, pesado).
5. Temperatura (quente, frio).
6. Som (alto, baixo).
7. Tempo (muito tempo, pouco tempo, dia, noite, hoje, ontem e amanhã).
ESTRATÉGIA
· Através do uso de material concreto e/ou dourado que promovam a discriminação.
· Através do uso de material concreto onde a criança consiga visualizar e conceituar a contagem dos objetos, e mais tarde a apresentação dos números em lousa, caderno, folhas de sulfite, cartazes e músicas.
· Através de material concreto que permita a visualização de diferente medidas, utilizando também jogos e brincadeiras. Em relação ao tempo é interessante o uso de calendário mostrando o dia, mês, ano e tempo meteorológico, e o aniversário das crianças da sala.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
ESTUDOS SOCIAIS
OBJETIVO
1. Identificar, nomear e se reconhecer como membro de sua família, reconhecendo sua importância e valor que possui em casa.
2. Desenvolver socialização.
3. Identificar os meios de transportes que circulam em nosso país, relacionando-os com o trânsito.
4. Identificar os meios de comunicação existentes em nosso país.
5. Identificar diferentes profissões, bem como sua importância para economia familiar e do país.
6. Estimular o reconhecimento da história Brasileira.
CONTEÚDO
· Eu/Família/Casa.
· Escola
· Meios de Transporte/Trânsito.
· Meios de Comunicação.
· Profissões.
· Datas Comemorativas:
1. Carnaval.
2. Páscoa.
3. Dia Nacional do Livro Infantil.
4. Dia do Índio.
5. Dia do Trabalho
6. Dia das Mães.
7. São João.
8. Dia dos Pais.
9. Dia do Soldado.
10. Folclore.
11. Independência.
12. Dia da Árvore.
13. Primavera.
14. Semana do Trânsito.
15. Dia das Crianças.
16. Proclamação da República.
17. Primavera.
18. Dia da Árvore.
19. Natal e outros.
ESTRATÉGIA
Através de figuras, desenhos, gestos, músicas, histórias e explicações sobre o significado de cada item, e produções de lembrancinhas que traduzam a data em questão.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
CIÊNCIAS
OBJETIVO
· Estimulação dos 5 sentidos, desenvolvendo a capacidade de auto-higiene e a identificação e nomeação das partes do corpo.
· Incentivar a importância ecológica, através da jardinagem e horticultura.
· Apresentar a diferença entre campo/cidade e praia, estabelecendo a noção de tempo.
· Identificar a importância da água para os seres vivos mostrando a diferenciação entre seres vivos e não vivos.
· Nomear e reconhecer diferentes animais.
· CONTEÚDO
· O corpo humano (os sentidos, hábitos de higiene, e partes do corpo).
· A natureza (dia/noite/tempo, água, campo, cidade, praia, seres vivos e não vivos, plantas e animais).
ESTRATÉGIA
· Exercícios e atividades que desenvolvam a visão, audição, tato, olfato e gustação. Incentivar também o lavar as mãos, escovar os dentes sempre que necessário, através de músicas e histórias, que despertem o interesse da criança.
· Plantar mudas e flores explorando o meio ambiente, livros e revistas que auxiliam a explicação sobre a natureza para o professor.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
ARTES
OBJETIVO
· Incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança.
· Estimulação de confecção de brinquedos através da sucata.
· Estimular a coordenação da criança e a criatividade com o uso da argila e massinha.
CONTEÚDO
· Artes: desenho livre e pintura.
· Sucata.
· Argila e massinha.
ESTRATÉGIA
· Utilização de lápis, pincéis, cola com muito incentivo, estimulando a criança através de elogios.
· Material de sucata e criatividade do professor.
· Apresentação de argila e massinha.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS
· Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
· Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
· Permitir que a criança seja independente.
· Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
· Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
· Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
· Mante-la ocupada.
· Levar a criança a participar das atividades de grupo.

JARDIM II
PORTUGUÊS/PRONTIDÃO/LINGUAGEM
OBJETIVO
1. Ampliar a coordenação viso-motora, na busca do desenvolvimento integral da criança.
2. Desenvolver vocabulário, linguagem e a comunicação entre os alunos.
3. Reconhecer, ler e escrever vogais encontros vocálicos e o alfabeto.
4. Desenvolver interesse e atenção por músicas, leitura, histórias e escrita.
5. Preparar o aluno para que fique apto ao processo de alfabetização no Pré – 3º Estágio.
6. Iniciação as famílias silábicas.
CONTEÚDO
· Período Preparatório: traçar linhas (retas, curvas, sinuosas e mistas), desenho livre, labirinto, pintura, recorte, colagem, pontilhado, atividade gráficas e no caderno pedagógico, etc.
· Estudo das vogais: reconhecer, ler, traçar e escrever as vogais.
· Encontros Vocálicos: identificar, ler e escrever, palavras formadas apenas por encontros vocálicos.
· Estudo do Alfabeto: identificar visual e auditivamente as letras do alfabeto, cobrir e copiar as letras maiúsculas e minúsculas (de imprensa e cursiva).
· Famílias Silábicas: proporcionar aos alunos atividades referentes as famílias silábicas, de forma natural e espontânea, pois terão continuidade no Pré – 3º Estágio.
ESTRATÉGIA
· Utilizar: caderno, atividades gráficas, desenho, pintura colagem, recorte e o material escolar.
· Confeccionar cartazes, murais, parlendas, poesias e etc.
· Histórias, músicas, vídeo e livros.
· Atividades com sucatas (ex: embalagens).
· Jogos, brincadeiras e material pedagógico.
AVALIAÇÃO
Avaliação contínua e diária através da participação, interesse e execução das atividades feita pelos alunos.
Correção das lições e atividades.
Verificação da aprendizagem: leitura, identificação e assimilação das atividades, exercícios gráficos.
JARDIM II
MATEMÁTICA –
OBJETIVO
1. Desenvolver e ampliar os conceitos matemáticos para que os alunos possam executar as atividades propostas com interesse, atenção e principalmente que ocorra assimilação e aprendizagem.
2. Identificar números, cores, formas geométricas, medidas, etc.
3. Desenvolver raciocínio lógico-matemático.
4. Desenvolver o processo de adição.
CONTEÚDO
· Estruturas Lógicas: discriminação: semelhanças e diferenças; conjuntos; identificação/comparação.
· Numerais: revisão dos números (0 até 9), idéia de unidade, número 0 (zero), unidade e dezena, idéia de ordinal, números de 0 até 20, quantidades: igual/diferente, mais/menos, cheio/vazio.
· Operação com Números: adição: total até 9.
· Espaço e forma: traçado de linhas: curvas (aberto/fechado), posicionamento: frente/ atrás, em cima/embaixo, dentro/fora, longe/perto, primeiro/último, direita/esquerda; identificação de figuras geométricas (círculo, triângulo, retângulo, quadrado).
· Medidas: tamanho: maior/menos, grande/pequeno; espessura: grosso/fino, largo/estreito.
· Fração: inteiro/metade.
ESTRATÉGIA
1. Utilizar: figuras, desenhos, cartazes, lousa, material escolar, caderno quadriculado, atividades gráficas.
2. Confeccionar: cartazes, murais, fichas, números.
3. Recorte, colagem e pintura.
4. Atividade com sucatas.
5. Músicas e histórias.
6. Jogos, brincadeiras e material pedagógico.
AVALIAÇÃO
Avaliação através das atividades realizadas pelos alunos e correções das lições, sempre verificando a participação, interesse e aprendizagem.
Avaliação contínua e diária desenvolvendo raciocínio lógico-matemático.
ARTES PLÁSTICAS
OBJETIVO
· Desenvolver a potencialidade criadora de cada aluno, respeitando suas naturais limitações.
· Desenvolver habilidades e formas próprias desenhando, pintando, construindo e modelando.
· Desenvolver o domínio de técnicas, instrumentos e procedimentos expressivos.
· Desenvolver a habilidade de discriminar cor, forma, dimensão, espaço, harmonia.
CONTEÚDO
· Desenho.
· Pintura.
· Impressão.
· Recorte.
· Alinhavo.
· Tapeçaria.
· Colagem.
· Modelagem.
· Dobradura.
· Montagem.
· Construção.
ESTRATÉGIA
1. Atividades gráficas como desenhos, para pintura, recorte e colagem.
2. Tinta, pincel, cola, tesoura, papel de diferentes tipos, formas e cores.
3. Revista, jornal e sucata.
4. Barbante, lã, linhas, madeira, argila, algodão, gesso, garrafa, etc.
AVALIAÇÃO
Avaliação será continua e diária através dos trabalhos e atividades realizados pelos alunos, com a finalidade de desenvolver: criatividade, interesse, espontaneidades, auto-estima, capricho, atenção, curiosidade, raciocínio, cooperação, companheirismo e a motivação.
CIÊNCIAS
OBJETIVO
1. Identificar as diversas partes do corpo e suas funções.
2. Formar bons hábitos de higiene e saúde.
3. Identificar o valor nutritivo e a procedências dos alimentos.
4. Identificar e observar o processo de germinação e crescimento das plantas.
5. Identificar, distinguir e caracterizar os animais.
6. Desenvolver habilidades como: observação, analise, descrição, classificação e medida.
7. Explorar o ambiente em que vive.
CONTEÚDO
· As Partes do Corpo/Higiene e Saúde/Órgãos do sentido.
· Alimento/Culinária.
· Plantas/Horticultura.
· Animais.
· ESTRATÉGIA
· Explorar o meio em que estamos.
· Confecção de cartazes, desenhos, figuras, fotos, atividades gráficas.
· Pinturas colagens, recortes.
· Horta.
· Passeios, excursões.
· Atividades com os próprios alunos (jogos e brincadeiras).
· Músicas, histórias, diálogos, conversa dirigida, atividade com sucatas.
· Alimentos (frutas, verduras, legumes).

AVALIAÇÃO
Avaliação contínua e diária através das atividades e exercícios realizados e executados pelos alunos, com a finalidade de desenvolver: interesse, atenção, cooperação, espontaneidade, aprendizagem, capacidades de observação, análises e etc.
INTEGRAÇÃO SOCIAL
OBJETIVO
1. Adaptar a criança à escola e à vida social.
2. Promover condições de um convívio agradável.
3. Desenvolver atitudes de polidez, respeito e cooperação.
4. Adquirir habilidades sociais.
5. Compreender a necessidade da cooperação de todos os membros da família e da escola, entre si.
6. Desenvolver: atividades e conhecimentos sociais, habilidades de disciplina, independência e habilidades quanto ao trabalho.
CONTEÚDO
· Eu/Família.
· Casa/Comunidade.
· Escola.
· Meios de Transporte/Meios de Comunicação.
· Datas Comemorativas:
· (Alguns exemplos) Carnaval, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, 07 de Setembro, Dia das Crianças, Primavera, Dia da Árvore, Natal e outros.
ESTRATÉGIA
1. Desenhos, cartazes, músicas, jogos, brincadeiras, atividades com sucata, folhas (atividades gráficas), pintura, recortes e colagens.
2. Festas, bailes, exposição, excursão ou passeios.
AVALIAÇÃO
Avaliação contínua através das atividades e exercícios realizados e propostos aos alunos, no qual se verifica o: interesse, assimilação, compreensão, aprendizagem, comportamento, espontaneidade, capacidade, cooperação, participação e a execução das atividade.
INGLÊS
OBJETIVO
1. Desenvolver algumas noções sobre a língua estrangeira (inglês).
2. Executar as atividades propostas com atenção, compreensão e aprendizagem.
3. Desenvolver a linguagem de palavras, pequenas frases e músicas.
CONTEÚDO
· Cores.
· Números.
· Nomes de animais, alimentos, familiares, objetos, brinquedos, etc.
· Músicas.
ESTRATÉGIA
· Vídeo.
· Cartazes.
· Desenhos.
· Atividades gráficas.
· Pintura, colagem e recorte.
AVALIAÇÃO
Avaliação será feita através dos exercícios e atividades realizadas pelos alunos verificando a aprendizagem, assimilação e compreensão.Pronúncia e o interesse.
OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS
1. Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
2. Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.Permitir que a criança seja independente.
3. Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
4. Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
5. Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
6. Mante-la ocupada.
7. Levar a criança a participar das atividades de grupo.
PRÉ (alfabetização)
PORTUGUÊS/PRONTIDÃO/LINGUAGEM
I - PERÍODO PREPARATÓRIO
OBJETIVO
· Desenvolver coordenação motora fina.
· Discriminação esquerda direita.
· Organizar espacialmente os traçados no papel.
· Desenvolver coordenação viso-motora.
CONTEÚDO
1. Exercícios para desenvolver:
· esquema corporal;
· esquema espacial;
· orientação temporal;
· coordenação motora viso-manual (coordenação ampla e coordenação fina);
· percepções sensoriais (visão, audição, tato, olfato, gosto);
· lateralidade.
· Desenvolver campo lingüístico.
ESTRATÉGIA
· Exercícios gráficos em folhas.
· Jogos.
· Brincadeiras.
· Músicas.
· Histórias.
· Atividades com sucata.
· Cartazes.
· Atividades em caderno pedagógico.
AVALIAÇÃO
Avaliação contínua e diária, observando e descrevendo o desempenho do aluno quanto à: participação, atenção, cooperação, interesse, execução das atividades, coordenação viso-motora, execução correta dos movimentos da esquerda para a direita.
II – ALFABETIZAÇÃO
1)- VOGAIS
OBJETIVOS
1. Identificar, ler e escrever as vogais.
2. Discriminar os sons oral e nasal.
3. Discriminar sons aberto e fechado.
4. Completar palavras de acordo com as figuras.
5. Traçar vogais corretamente.
6. Discriminar o som das vogais dentro de um contexto, utilizando músicas.
CONTEÚDO
Palavras-chave e vogais em letras maiúsculas, minúsculas, de imprensa e cursivas.
Exercícios para desenvolver o campo lingüístico: desenvolvimento da expressão oral, início da expressão escrita, leitura incidental.
ESTRATÉGIA
· Apresentação de histórias, músicas, poesias, parlendas.
· Execução de exercícios gráficos.
· Cartazes.
· Coordenação-motora: andar sobre a letra no chão, desenhar (no chão, na lousa).
· Pintura, recorte, desenho, colagem, atividade com sucatas (embalagem).
· Transcrição da letra de imprensa para letra cursiva.
AVALIAÇÃO
Avaliação diária. Através de exercícios orais e escritos o professor deve verificar se o aluno: traça corretamente as vogais, discrimina visualmente e auditivamente a vogal em estudo, lendo e escrevendo.
Avaliar o aluno através da participação, atenção e execução das atividades.
2)- ENCONTROS VOCÁLICOS/ VOGAIS NASALADAS
OBJETIVO
1. Identificar encontros vocálicos e vogais nasaladas.
2. Ler, escrever e empregar os encontros vocálicos.
3. Identificar o sinal gráfico ~ (til), ler e escrever.
CONTEÚDO
· Encontros vocálicos em letras maiúsculas, minúsculas de imprensa e cursivas.
· Vogais nasaladas: ã, ão, ãe, õe.
· Desenvolver campo lingüístico e vocabulário.
ESTRATÉGIA
· Apresentação dos encontros vocálicos e das vogais nasaladas em atividades gráficas, pequenos textos, músicas, desenhos, poesias e parlendas.
· Transcrição, cópias, ditados e exercícios.
· Leitura, recorte e colagem.
AVALIAÇÃO
Avaliação contínua, com a participação e atenção dos alunos. Verificar se o aluno: traça, transcreve, lê, interpreta e emprega corretamente os encontros vocálicos e a vogais nasaladas.
3)- FAMÍLIAS SILÁBICAS
OBJETIVO
1. Identificar, ler e escrever as famílias silábicas corretamente.
2. Automatizar o processo de formação.
3. Empregar corretamente o uso das famílias.
4. Treinar a escrita.
5. Executar os exercícios corretamente.
CONTEÚDO
· Palavras-chave, famílias silábicas.
· Pequenos textos, músicas, poesias, parlendas, histórias e desenhos.
· Ortografia.
ESTRATÉGIA
1. Apresentação das famílias silábicas através de: cartazes, recortes, colagem, desenhos, figuras, histórias, leitura, músicas, jogos, e brincadeiras.
2. Exercícios gráficos orais e escritos, caderno ortográfico, cartilha, ditado, palavras cruzadas e etc.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua através de: cópias, treino ortográfico, e exercícios gráficos com correções.
Verificação: se o aluno domina a grafia corretamente e atinge os objetivos propostos; se o aluno identifica, transcreve, copia e lê as famílias silábicas.
Avaliação diária através da atenção, interesse e participação da criança.
MATEMÁTICA
OBJETIVO
1. Desenvolver os conceitos matemáticos, para que possam reconhecer, identificar e executar as atividades propostas.
2. Identificar figuras geométricas.
3. Desenvolver aprendizagem dos números (adição, subtração).
4. Desenvolver raciocínio lógico-matemático.
5. Ampliar os conceitos matemáticos.
6. Realizar as atividades propostas com interesse, atenção, entendimento e compreensão.
CONTEÚDO
· Conceitos matemáticos: grande/pequeno; maior/menor; dentro/fora; mais/menos; em cima/embaixo; na frente/atrás; linha aberta/ linha fechada; etc.
· Conjuntos (unitário, vazio).
· Formas geométricas, numeração, cores, blocos lógicos, sinais (=, #), seqüência numérica e representação gráfica.
ESTRATÉGIA
Apresentar conteúdo de forma dinâmica e estimuladora, através de: cartazes, jogos, brincadeiras, músicas, histórias, atividades gráficas, blocos lógicos, sucatas, recortes, colagens, lousa, caderno quadriculado e etc.
AVALIAÇÃO
Avaliação continua e diária para que o aluno desenvolva: interesse, atenção, raciocínio lógico-matemático e assimilação dos conteúdos.
Avaliar o aluno através de exercícios gráficos através da execução das atividades e correções.
ARTES PLÁSTICAS
OBJETIVO
1. Desenvolver a potencialidade criadora de cada aluno, respeitando suas naturais limitações.
2. Desenvolver habilidades e formas próprias desenhando, pintando, construindo e modelando.
3. Desenvolver o domínio de técnicas, instrumentos e procedimentos expressivos.
4. Desenvolver a habilidade de discriminar cor, forma, dimensão, espaço, harmonia.
CONTEÚDO
· Desenho.
· Pintura.
· Impressão.
· Recorte.
· Alinhavo.
· Tapeçaria.
· Colagem.
· Modelagem.
· Dobradura.
· Montagem.
· Construção.
ESTRATÉGIA
· Atividades gráficas como desenhos, para pintura, recorte e colagem.
· Tinta, pincel, cola, tesoura, papel de diferentes tipos, formas e cores.
· Revista, jornal e sucata.
· Barbante, lã, linhas, madeira, argila, algodão, gesso, garrafa, etc.
AVALIAÇÃO
Avaliação será continua e diária através dos trabalhos e atividades realizados pelos alunos, com a finalidade de desenvolver: criatividade, interesse, espontaneidades, auto-estima, capricho, atenção, curiosidade, raciocínio, cooperação, companheirismo e a motivação.
CIÊNCIAS
OBJETIVO
1. Identificar as diversas partes do corpo e suas funções.
2. Formar bons hábitos de higiene e saúde.
3. Identificar o valor nutritivo e a procedências dos alimentos.
4. Identificar e observar o processo de germinação e crescimento das plantas.
5. Identificar, distinguir e caracterizar os animais.
6. Desenvolver habilidades como: observação, analise, descrição, classificação e medida.
7. Explorar o ambiente em que vive.
CONTEÚDO
· As Partes do Corpo/Higiene e Saúde/Órgãos do sentido.
· Alimento/Culinária.
· Plantas/Horticultura.
· Animais.
ESTRATÉGIA
· Explorar o meio em que estamos.
· Confecção de cartazes, desenhos, figuras, fotos, atividades gráficas.
· Pinturas colagens, recortes.
· Horta.
· Passeios, excursões.
· Atividades com os próprios alunos (jogos e brincadeiras).
· Músicas, histórias, diálogos, conversa dirigida, atividade com sucatas.
· Alimentos (frutas, verduras, legumes).

AVALIAÇÃO
Avaliação contínua e diária através das atividades e exercícios realizados e executados pelos alunos, com a finalidade de desenvolver: interesse, atenção, cooperação, espontaneidade, aprendizagem, capacidades de observação, análises e etc.
INTEGRAÇÃO SOCIAL
OBJETIVO
1. Adaptar a criança à escola e à vida social.
2. Promover condições de um convívio agradável.
3. Desenvolver atitudes de polidez, respeito e cooperação.
4. Adquirir habilidades sociais.
5. Compreender a necessidade da cooperação de todos os membros da família e da escola, entre si.
6. Desenvolver: atividades e conhecimentos sociais, habilidades de disciplina, independência e habilidades quanto ao trabalho.
CONTEÚDO
· Eu/Família.
· Casa/Comunidade.
· Escola.
· Meios de Transporte/Meios de Comunicação.
· Datas Comemorativas:
· (Alguns exemplos) Carnaval, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, 07 de Setembro, Dia das Crianças, Primavera, Dia da Árvore, Natal e outros.
ESTRATÉGIA
Desenhos, cartazes, músicas, jogos, brincadeiras, atividades com sucata, folhas (atividades gráficas), pintura, recortes e colagens.
Festas, bailes, exposição, excursão ou passeios.
AVALIAÇÃO
Avaliação contínua através das atividades e exercícios realizados e propostos aos alunos, no qual se verifica o: interesse, assimilação, compreensão, aprendizagem, comportamento, espontaneidade, capacidade, cooperação, participação e a execução das atividade.
INGLÊS
OBJETIVO
1. Desenvolver algumas noções sobre a língua estrangeira (inglês).
2. Executar as atividades propostas com atenção, compreensão e aprendizagem.
3. Desenvolver a linguagem de palavras, pequenas frases e músicas.
CONTEÚDO
· Cores.
· Números.
· Nomes de animais, alimentos, familiares, objetos, brinquedos, etc.
· Músicas.
ESTRATÉGIA
· Vídeo.
· Cartazes.
· Desenhos.
· Atividades gráficas.
· Pintura, colagem e recorte.
AVALIAÇÃO
Avaliação será feita através dos exercícios e atividades realizadas pelos alunos verificando a aprendizagem, assimilação e compreensão.
Pronúncia e o interesse.
OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS
1. Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
1. Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
2. Permitir que a criança seja independente.
3. Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
4. Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
5. Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
6. Mante-la ocupada.
7. Levar a criança a participar das atividades de grupo.

Função Social e Educacional da Escola
A escola prepara a criança para conviver com grupos sociais mais amplos que a família; a pré-escola deve fornecer-lhe elementos para conhecer esses grupos sociais, e o fará partindo do próprio universo infantil: a família, a casa, a escola, a comunidade, as profissões, datas comemorativas,etc.
ASPECTOS BIOLÓGICOS
Ao propor atividades que visam à observação e compreensão de determinados aspectos biológicos, a pré-escola está fornecendo à criança condições para desenvolver o raciocínio lógico e incorporar o método contínuo de investigações, essenciais para posterior estudo das ciências naturais.
O trabalho prático poderá se realizar através de alguns itens: as partes do corpo humano, higiene e saúde, alimentação, animais plantas, etc.
CONTEÚDO
Conteúdo é tudo aquilo que é passível de integrar um programa educativo com vistas à formação das novas gerações.É por meio de conteúdos que transmitimos e assimilamos conhecimento, mas é também por meio do conteúdo que praticamos operações cognitivas, desenvolvemos hábitos e habilidades e trabalhamos as atitudes, de maneira que alcançamos os objetivos estabelecidos para o processo educacional.
ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOSPORTUGUÊS/PRONTIDÃO/LINGUAGEM:
Os trabalhos com as crianças na área lingüística e viso-motora têm como objetivos:
Ampliar o vocabulário, aquisição de fonemas e comunicação;
Ampliar a linguagem e pensamento desenvolvendo a Expressão Oral através de histórias, músicas, teatros, danças, recitação de versos, poemas ou parlendas, dramatizações, hora da novidade, conversas, recados, jogos e brincadeiras;
Dar iniciação a expressão escrita, noções elementares da gramática e a leitura.
Desenvolver o campo perceptivomotor, a partir do esquema corporal –coordenação motora-ampla ou grossa - até chegar aos dedos –coordenação motora-fina.
MATEMÁTICA:
Será desenvolvido o Campo do raciocínio lógico matemático, no qual a criança se tornará capaz de:
• Perceber, identificar e aplicar os conhecimentos como: posições (frente/atrás), dimensões grande/médio/pequeno),comprimento curto/comprido), altura (alto/baixo), peso (leve/pesado), distância (perto/longe), volume (cheio/vazio), quantidades (muito/pouco), disposição e posição dos objetos (em cima/embaixo/ao lado/entre);
• Manipular livremente o conjunto universo blocos lógicos – para formar seqüências e agrupar em subconjuntos de: cor, forma, tamanho e espessura;
• Identificar e formar conjuntos (vazio, unitário, com muitos e poucos elementos);
• Identificar e apontar os numerais (ex: de 0 a 9), relacionando o número isoladamente;
• Identificar cores primárias e secundárias: vermelho/amarelo: laranja; azul/vermelho: roxo; azul/amarelo: verde; branco/preto: cinza;
• Reconhecer números ordinais e último;
• Identificar e nomear formas geométricas;
• Resolver problemas orais e perceber quantidades diferentes em relação as diversas situações (a mesma quantidade de líquido em recipientes diferentes, por exemplo);
• Identificar meio e inteiro;
• Desenvolver operações matemáticas (adição, subtração)
ARTES PLÁSTICAS:
Nesta área ocorre o desenvolvimento da coordenação e habilidade motoras, aumentado a capacidades de organizar o espaço e o domínio de técnicas. Os exercícios de pintura, por exemplo, farão as crianças conhecerem o valor das cores e de suas combinações.
O professor deve permanecer como observador, orientador e amigo; estimular a criatividade e o capricho que o trabalho merece; incentivar a economia no gasto do material usado, informando que assim durará mais tempo; estar seguro da aula que vai dar.
CIÊNCIAS:
Um programa de ciências na pré-escola deve partir dos interesses das crianças, de suas necessidades imediatas e do meio em que elas vivem. Temos com objetivos gerais: desenvolver as habilidades de observar, descrever, analisar, classificar, medir; explorar o ambiente em que vive; estabelecer relações entre os diversos elementos que compõem seu meio; enriquecer suas experiências; adquirir o gosto pelas pesquisas e descobertas; adquirir hábitos de uma vida sadia em relação à higiene, alimentação, eliminação, recreação.
INTEGRAÇÃO SOCIAL:
A pré-escola tem como principal função aprimorar a sociabilidade das crianças, favorecendo: uma convivência feliz no lar, na escola e na sociedade; a auto-realização, a eficiência no trabalho e o civismo; experiências que promovam o desenvolvimento pessoal; a auto-orientação, a cooperação, a responsabilidade, a amizade, a cortesia, o respeito às outras pessoas, boas maneiras, bons hábitos, etc.
INGLÊS:
Será proporcionado às crianças o contato com outro idioma, através de atividades, músicas, vídeos, cartazes, desenhos e pinturas.
INFORMÁTICA:
Visando facilitar a aprendizagem de conteúdos curriculares o uso do computador no processo pedagógico apresenta dois objetivos básicos: melhorar a qualidade de ensino e familiarizar o jovem com uma nova tecnologia, no qual utilizaremos software educativo e atividades complementares.
EDUCAÇÃO FÍSICA (JUDÔ/BALÉ/JOGOS/BRINCADEIRAS):
As atividades físicas e recreativas visam: o desenvolvimento pessoal: domínio do próprio corpo; o que ele pode realizar com o corpo todo e com cada uma de suas partes; o domínio das coisas que o cercam: como utilizá-las, como se situar no tempo e no espaço; o desenvolvimento das qualidades sociais de cooperação, solidariedade, comunicação, etc.
Essas atividades incluídas no plano curricular da pré-escola, oferecem uma educação integral concorrendo com o desenvolvimento estético, intelectual, moral e cívico.
JOGOS E BRINCADEIRAS:
Algumas sugestões que ajudarão a utilizar os jogos e brincadeiras de forma mais adequada e proveitosa no ensino:
a) Defina, de forma clara e precisa, os objetivos a serem atingidos com a aprendizagem. Os jogos e brincadeiras podem ser usados para adquirir determinados conhecimentos (conceitos, princípios e informações), para praticar certas habilidades cognitivas e para aplicar algumas operações mentais ao conteúdo fixado.
b) Determine os conteúdos que serão abordados ou fixados através da aprendizagem pelo jogo ou pela brincadeira.
c) Formule as regras de forma clara e precisa para que não dêem margem de dúvidas.
d) Especifique os recursos ou materiais que serão usados durante a realização do jogo ou brincadeira, preparando-os com antecedência ou verificando se estão completos e em perfeito estado para serem utilizados.
e) Explique aos alunos, oralmente ou por escrito, as regras do jogo ou brincadeira, transmitindo instruções claras e objetivas, de modo que todos entendam o que é para ser feito ou como proceder.
f) Permita a participação, a motivação e estimulação de todos os integrantes do grupo ou equipe.
Como qualquer aula, os jogos e brincadeiras também devem ser planejados. O trabalho planejado é importante e necessário porque evita a improvisação; ajuda a prever e superar dificuldades e contribui para consecução dos objetivos estabelecidos com economia de tempo e eficiência da ação.
Alguns exemplos de jogos ou brincadeiras
1) Dança da Cadeira ou Estátua.
2) Corrida do Saco.
3) Corrida da batata ou ovo cozido.
4) Boliche ou Pescaria.
5) Colocar roupas ou tênis.
6) Pintar o amigo (palhaço ou animais).
7) Mímicas, imitações ou adivinhações.
8) Atividade com bexiga ou chapéu.
9) Atividade com sucata.
10) Atividade com diferentes tipos de bolas.
11) Karaokê.
12) Morto ou Vivo.
13) Desenho, pintura ou colagem.
14) Corrida com obstáculos.
15) Tomba-Latas.
16) Cantigas de Roda.
17) Desfile.
18) Formação de palavras.
19) Jogo da memória e outros.
Inglês e Informática
Será proporcionado às crianças o contato com inglês e informática, através de atividades, músicas, vídeos, cartazes, desenhos e pinturas.
A informática visa facilitar a aprendizagem de conteúdos curriculares, o uso do computador no processo pedagógico apresenta dois objetivos básicos:
melhorar a qualidade de ensino;
familiarizar o jovem com uma nova tecnologia, no qual utilizaremos software educativo e atividades complementares.

EDUCAÇÃO FÍSICA (JOGOS/BRINCADEIRAS):
As atividades físicas e recreativas visam: o desenvolvimento pessoal: domínio do próprio corpo; o que ele pode realizar com o corpo todo e com cada uma de suas partes; o domínio das coisas que o cercam: como utilizá-las, como se situar no tempo e no espaço; o desenvolvimento das qualidades sociais de cooperação, solidariedade, comunicação, etc.Essas atividades incluídas no plano curricular da pré-escola, oferecem uma educação integral concorrendo com o desenvolvimento estético, intelectual, moral e cívico.
Aspectos Psicológicos
Está dividido de duas maneiras:
Fator afetivo Emocional
A escola deve proporcionar um ambiente tranquilo e acolhedor no sentido de amenizar a angústia do educando diante da ausência dos pais e frente a situações novas.
Fator Cognitivo
Através de um ambiente repleto de afeto, o professor deverá elevar a auto estima da criança com o objetivo de proporcionar o pleno desenvolvimento do potencial cognitivo de cada um respeitando sua singularidade e sua maturidade psicobiosocial.
Aspectos sócios-culturais
A escola prepara a criança para conviver com grupos sociais mais amplos que a família; a pré-escola deve fornecer-lhe elementos para conhecer esses gurpos sociais, e o fará partindo do próprio universo infantil: a família, a casa, a escola, a comunidade, as profissões, datas comemorativas,etc.
ASPECTOS BIOLÓGICOS
Ao propor atividades que visam à observação e compreensão de determinados aspectos biológicos, a pré-escola está fornecendo à criança condições para desenvolver o raciocínio lógico e incorporar o método contínuo de investigações, essenciais para posterior estudo das ciências naturais.O trabalho prático poderá se realizar através de alguns itens: as partes do corpo humano, higiene e saúde, alimentação, animais plantas, etc.

GOSTEI E RETIREI DESTE BLOG http://edu-infantilcriativa.blogspot.com/2009/01/o-que-trabalhar-nas-creches.html