Blogs
Coloque uma Linda Imagem na Página Inicial do Google!




“Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”.
Paulo Freire





domingo, 6 de março de 2011

Projeto eu

Projeto: Em busca do “EU”.
Participantes: Alunos do 2° ano do Ensino Fundamental
Duração do projeto: Uma semana.

Justificativa:

O presente projeto irá realizar um estudo sobre o verdadeiro “Eu”, realizando assim um autoconhecimento através do corpo, fases da vida, estrutura familiar e curiosidades de cada aluno.
Através deste trabalho iremos debater e refletir sobre as diferentes histórias apresentadas, podendo assim promover a ampliação das relações afetivas, solidariedade e inclusão.

Objetivo Geral:
Realizar um autoconhecimento em conjunto com a família e confeccionar um álbum de fatos históricos importantes para cada aluno.

Objetivos Específicos:

  • Reconhecer a própria identidade: nome completo, filiação, idade, quantidade de irmãos;
  • Observar, reconhecer e valorizar as diferentes histórias do grupo;
  • Identificar e nomear as letras do seu nome e a quantidade;
  • Estabelecer relação entre o seu nome, dos colegas e professora, como: número de letras, letra inicial e final e número de sílabas;
  • Internalizar valores, como por exemplo, a solidariedade;
  • Saber a história de sua vida;
  • Conhecer a história e o significado de seu nome;
  • Desenvolver a atenção para futura identificação de partes do corpo e órgãos dos sentidos;
  • Estimular o raciocínio e a percepção visual;
  • Desenvolver a imaginação e a criatividade;
  • Saber maior número de palavras e expressões antes desconhecidas;
  • Identificar suas preferências em relação a tudo que o cerca, a sua realidade;
  • Formar próprios conceitos através de descobertas e experimentações.

Recursos Utilizados:

  • Leituras;
  • Brincadeiras;
  • Jogos;
  • Desenhos;
  • Pesquisas;
  • Fotos;
  • Músicas;
  • Recortes;
  • Confecção de álbum.

Estratégias Utilizadas:

  • Pesquisar na sua família a história do seu nome e fatos do seu nascimento;
  • Trazer para a escola o nome completo dos pais e irmãos;
  • Leituras de livros infantis sobre o assunto família;
  • Brincadeira com os nomes. Exemplo: forca no quadro;
  • Cada aluno deverá trazer fotos:
  • bebê (0 anos);
  • 2 anos;
  • 4 anos;
  • 6 anos;
  • 8 anos.
  • familiares;

Avaliação:
A avaliação se dará a partir de:

  • Atitudes como responsabilidade, respeito, cooperação, organização e limpeza;
  • Envolvimento nas tarefas;
  • Interesse e motivação;
  • Desenvolvimento da escrita e leitura.

Culminância:
Confecção de um álbum com fatos históricos, fotos, desenhos do “Eu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário