Projeto: Em busca do “EU”.
Participantes: Alunos do 2° ano do Ensino Fundamental
Duração do projeto: Uma semana.
Justificativa:
O presente projeto irá realizar um estudo sobre o verdadeiro “Eu”, realizando assim um autoconhecimento através do corpo, fases da vida, estrutura familiar e curiosidades de cada aluno.
Através deste trabalho iremos debater e refletir sobre as diferentes histórias apresentadas, podendo assim promover a ampliação das relações afetivas, solidariedade e inclusão.
Objetivo Geral:
Realizar um autoconhecimento em conjunto com a família e confeccionar um álbum de fatos históricos importantes para cada aluno.
Objetivos Específicos:
- Reconhecer a própria identidade: nome completo, filiação, idade, quantidade de irmãos;
- Observar, reconhecer e valorizar as diferentes histórias do grupo;
- Identificar e nomear as letras do seu nome e a quantidade;
- Estabelecer relação entre o seu nome, dos colegas e professora, como: número de letras, letra inicial e final e número de sílabas;
- Internalizar valores, como por exemplo, a solidariedade;
- Saber a história de sua vida;
- Conhecer a história e o significado de seu nome;
- Desenvolver a atenção para futura identificação de partes do corpo e órgãos dos sentidos;
- Estimular o raciocínio e a percepção visual;
- Desenvolver a imaginação e a criatividade;
- Saber maior número de palavras e expressões antes desconhecidas;
- Identificar suas preferências em relação a tudo que o cerca, a sua realidade;
- Formar próprios conceitos através de descobertas e experimentações.
Recursos Utilizados:
- Leituras;
- Brincadeiras;
- Jogos;
- Desenhos;
- Pesquisas;
- Fotos;
- Músicas;
- Recortes;
- Confecção de álbum.
Estratégias Utilizadas:
- Pesquisar na sua família a história do seu nome e fatos do seu nascimento;
- Trazer para a escola o nome completo dos pais e irmãos;
- Leituras de livros infantis sobre o assunto família;
- Brincadeira com os nomes. Exemplo: forca no quadro;
- Cada aluno deverá trazer fotos:
- bebê (0 anos);
- 2 anos;
- 4 anos;
- 6 anos;
- 8 anos.
- familiares;
Avaliação:
A avaliação se dará a partir de:
- Atitudes como responsabilidade, respeito, cooperação, organização e limpeza;
- Envolvimento nas tarefas;
- Interesse e motivação;
- Desenvolvimento da escrita e leitura.
Culminância:
Confecção de um álbum com fatos históricos, fotos, desenhos do “Eu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário