MODELOS DE PARECER DESCRITIVO
MODELO DE PARECER DESCRITIVO
ANTES DE MAIS NADA, VAMOS LEMBRAR QUE...
· Cada aluno é único e diferente. Pareceres iguais pressupõe alunos iguais;
· O parecer descritivo deve complementar aquilo que foi registrado na página de habilidades. Portanto, não transcreva-as;
· Precisamos ter um olhar inter e transdisciplinar. Portanto, vale abranger todos os campos do saber que de alguma forma se sobressaem no aluno. Mas não deixe de registrar especialmente, a Língua Portuguesa e a Matemática;
· Lembre-se que o parecer descritivo é um documento que será utilizado na confecção do histórico escolar do aluno. Portanto, cuidado com as expressões pejorativas, julgamentos ou ambigüidades;
· Principalmente para os alunos do Ciclo I de aprendizagem, registrar o nível de escrita.
O desenvolvimento infantil acontece de forma singular entre as crianças, sendo assim, consideramos os conhecimentos e valores culturais que as crianças já têm e progressivamente, garantimos a ampliação dos conhecimentos de forma a possibilitar a construção da autonomia, cooperação, criatividade, responsabilidade e a formação do auto-conceito positivo, que levam à formação da cidadania.
No processo de construção do conhecimento, as crianças se utilizam das mais diferentes linguagens e exercem a capacidade que possuem de terem idéias e de criarem hipóteses originais sobre aquilo que buscam desvendar.
Nessa perspectiva, destacamos algumas características do(a) educando(a) que permanecem únicas, construindo sua individualidade e diferenças.
***demonstra autonomia para realizar as atividades executando-as com prazer e capricho:
***manifesta seus desejos, preferências e desagrados;
***em alguns momentos demonstra timidez, porém participa das aulas contando uma novidade ou interagindo no diálogo iniciado por outro colega;
***expressa-se com clareza, bom vocabulário, relatando experiências com seqüência e objetividade;
***demonstra atitudes de respeito, solidariedade e carinho para com todas as pessoas com quem convive na escola;
***interessa-se pelas histórias contadas e lidas pela professora e da mesma forma adora manipular os livros;
***demonstra interesse na escrita e leitura; lê algumas palavras
***interessa-se pelas aulas de artes, para ela foram momentos de grande prazer, é criativa, e dedicada nas realizações de suas produções, participando com muita alegria e concentração;
***construiu relações matemáticas, sistematizando com clareza o que foi proposto
COMO INICIAR UM PARECER
• “Percebe-se o progresso de... durante este trimestre em...”
• “Com base nos objetivos trabalhados no trimestre, foi possível observar que o aluno...”
• “Observando o desempenho da aluna..., foi constatado que neste trimestre...”
• “Com base nas avaliações realizadas, foi possível constatar que a aluna... identifica...”
• “Percebe-se o progresso de... durante este trimestre em...”
• “Com base nos objetivos trabalhados no trimestre, foi possível observar que o aluno...”
• “Observando o desempenho da aluna..., foi constatado que neste trimestre...”
• “Com base nas avaliações realizadas, foi possível constatar que a aluna... identifica...”
CONSIDERANDO ASPECTOS COGNITIVOS NA ELABORAÇÃO DO PARECER...
· Demonstra um ótimo/bom aproveitamento na aquisição da leitura e escrita;
· Lê com fluência diferente textos, fazendo conexões com a realidade;
· Lê e interpreta os textos trabalhados em sala sem maiores dificuldades;
· Lê com alguma dificuldade, mas demonstra interesse e esforça-se em aprender;
· Escreve, ordena e amplia frases formando textos coerentes e lógicos;
· Constrói conceito lógico-matemático, realizando cálculos com as quatro operações;
· Realiza cálculos com auxílio de material concreto;
· Lê, compreende, reproduz textos como histórias, recados, notícias entre outros.
· É curioso, questiona e busca informações.
· Expressa suas idéias e opiniões com clareza e objetividade.
CONSIDERANDO ASPECTOS SÓCIO AFETIVO NA ELABORAÇÃO DO PARECER...
· Destacamos... (respeito com os colegas e professores, afetividade...)
· Participa das atividades propostas....(com interesse em aprender, atenção...)
· Colabora nas atividades coletivas, atuando em grupo
· Aceita sugestões da professora e dos colegas
· Contribui para integração e crescimento do grupo
· Demonstra inquietude geralmente se envolve em questões referentes aos colegas
· Ainda não aceita as regras convencionadas pelo grupo.
· Colabora na construção de regras.
Poderão ser acrescentadas outras observações como: brincadeiras preferidas, desempenho nas áreas diversificadas
MODELO 1
O aluno demonstra interesse na realização das atividades sendo muito solicito. Se expressa de forma clara e argumentada, interagindo com o grupo e com a professora. Em algumas ocasiões é necessário que a professora relembre alguns combinados feitos anteriormente, pois dispersa-se facilmente em brincadeiras na hora das explicações das tarefas.
Demonstra ser uma criança criativa, afetiva e alegre. Bastante curioso e sempre faz perguntas sobre a rotina da aula.
Gosta muito da hora do brinquedo livre, onde envolve-se em diversas brincadeiras com seus colegas demostrando muita imaginação. Gosta também dos jogos de encaixe , montar e massinha de modelar. Brinca com todos os coleguinhas, sabendo dividir os brinquedos e os materiais.
Demonstra perceber a importância de uma alimentação saudável e reconhece a necessidade dos hábitos de higiene como lavar as mãos e escovar os dentes para a manutenção e preservação da saúde.
Age de forma independente, executando ações simples do cotidiano e requisitando ajuda quando necessário.
Na rodinha gosta de ouvir histórias e cantar músicas, contribuindo com boas opiniões para o que está sendo estudado e esperando sua vez para falar.
Reconhece cores primárias, figuras geométricas e sua figura humana está em processo de construção.
Demonstra boa coordenação motora e equilíbrio nas atividades dirigidas realizadas e gosta de explorar todos os brinquedos da pracinha.
Tem um bom relacionamento com os coleguinhas e com a professora conseguindo resolver seus conflitos através de palavras ou sob a mediação da professora.
MODELO 2
Tem um bom relacionamento com os coleguinhas e com a professora conseguindo resolver seus conflitos através de palavras ou sob a mediação da professora.
Realiza todas as atividades com interesse, gosta de questionar sobre o que estamos estudando e colaborar na hora da rodinha esperando sua vez de falar.
Demonstra carinho e atenção para com os colegas e professora, ajudando sempre que solicitada.
Seus desenhos são coloridos, a figura humana é definida, já sabe escrever o nome e reconhecer alguns números, fazendo relação número/quantidade. Demonstra uma memória bastante desenvolvida , relembrando histórias e fatos ocorridos na sala de aula.
Evidencia desenvoltura ao realizar as atividades relacionadas a motricidade ampla e gosta muito da pracinha
Nenhum comentário:
Postar um comentário