Blogs
Coloque uma Linda Imagem na Página Inicial do Google!




“Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”.
Paulo Freire





domingo, 31 de agosto de 2014

TRABALHANDO COM ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL.


01- DESENHO COM FOLHA DE PLANTA:

Desenhar com giz de cera usando folhas de diversas formas e tamanhos.

02 - DESENHO ESPELHO:

Oriente os alunos a dobrar a folha de papel ofício ao meio e pingar cola colorida na dobra – tornar a dobrar a folha e aparecerá uma surpresa.

03 - BOLINHAS DE SABÃO:

Material Necessário: anilinas, detergente incolor, canudos, papel ofício e copos descartáveis.

Procedimento: Coloque um pouco de detergente com algumas gotas de anilina no copo (cada copo com uma cor diferente) – os alunos deverão molhar o canudo nos copos e soprar fazendo bolinhas de sabão no papel oficio.

OBS: Uma técnica que surte efeito muito bonito, mas é necessário que o professor tenha muita atenção para que as crianças não engulam o detergente.

04- DESENHO MÁGICO:

Desenhar no papel usando apenas giz de cera branco, em seguida, com pincel passe tinta guache em toda folha. As crianças adoram a surpresa!

05 - DESENHO LIVRE BRANCO NO PRETO:

Material Necessário: papel cartão preto giz de cera branco e creme dental branco.

Procedimento: Desenhar livremente no papel cartão usando o giz e o creme dental.

06 - TEXTURA, FORMA E COR:

Colagem de areia colorida em quadrados, triângulos e círculos.

07 - PAPEL ÚMIDO:

Molhar a folha com algodão e pintar em seguida com tinta guache
Outras ideias: Pintar com os dedos, com esponjas, com escova de dente, com giz de lousa molhado no leite, desenhar na lixa, desenhar com hidro cor sobre papel camurça.
A criança trabalha com as mãos, aprendendo e apreendendo o mundo; vê através delas, manipulando e modificando, destruindo e construindo, observando, mas sobre tudo criando. Através das atividades lúdicas a criança consegue se exprimir; entretanto, também se torna necessário mostrar-lhe alternativas, perspectivas e concepções: a Arte como coautora da nossa sociedade - ampliando, assim, sua visão de possibilidades, na experiência entre o real e o imaginário, do comparativo e do demonstrativo da realidade humana.
Compete ao professor a estimulação da criança, em todos os sentidos visuais e perceptivos, pois sua sensibilidade e criatividade serão privilegiadas.

PROJETO: CRIANDO TEXTURA

Faixa Etaria: Educação Infantil


 
A Arte se apresenta no cotidiano infantil na forma de expressão da sua visão de mundo, sua representação da realidade surge quando a criança rabisca ou desenha no papel, na areia, na terra, na água; neste momento, ela está utilizando a linguagem da arte para expressar-se. Esses trabalhos de expressão não são apenas impressões que a criança deixa sobre o suporte, mas explicitam o seu desenvolvimento intelectual, emocional e perceptivo. Para Lowenfeld, “este período da vida é extremamente importante para o desenvolvimento de atitudes sobre o próprio eu e para o estabelecimento da noção de que o mundo é um ligar empolgante e aprazível para se viver.”

A presença da Arte na educação infantil apresenta um descompasso entre a produção teórica existente e a prática pedagógica adotada por grande parte dos educadores, para os quais as atividades desenvolvidas nas aulas de arte são tidas como um passatempo, como um enfeite para as datas comemorativas, sem significação para a criança, “por muitas vezes os adultos não considerarem que a criança tem competência para elaborar um produto adequado.” Consideramos fundamental que o professor que atua na educação Infantil, compreenda como se dá o processo de criação nas crianças e suas fases de desenvolvimento criador, para que possa propiciar a oportunidade à criança de crescer por meio de suas experiências artística. Diante desta perspectiva, esta oficina apresenta a Arte na Educação Infantil como uma linguagem que tem estrutura e características próprias que possibilita à criança, no processo de criação, reformular suas ideias e construir novos conhecimentos em situações onde a imaginação, a ação, a sensibilidade, a percepção, o pensamento e a cognição são reativados. Serão desenvolvidas atividades teóricas práticas que visam trabalhar o desenvolvimento da imaginação criadora, da expressão, da sensibilidade e da capacidade estética das crianças, buscando uma maior conscientização por parte dos educadores acerca do processo de criação em arte na Educação Infantil.

Justificativa: Nos primeiros anos de vida, as crianças estão imersas no universo de imagens. Começam a perceber que podem agir sobre papeis ou telas provocando mudanças. O projeto parte do principio que através da exploração de diferentes materiais os pequenos ampliam a capacidade de expressão e o conhecimento do mundo.

Objetivos: Trabalhar a motricidade fina e grossa.

Explorar diferentes materiais.

Estimular a percepção.

Despertar a apreciação por obra de artes.

Estratégias:

As professoras semanalmente irão propor diferentes atividades tais como:

ü  Pintura com esponja.
ü  Impressão das partes do corpo (pé, mão, cotovelo e joelho)
ü  Pintura com rolinhos pinceis e cotonete, palito de sorvete, escova de dente.
ü  Impressão de carimbo com legumes.
ü  Molde vazado.
ü  Pegadas com texturas.
ü  Massinha de modelar caseira.
ü  Pintura com folhagem, radiografia, plástico bolha, lixa e etc.
ü  Apresentação de alguns autores e a releitura de obras de artes.
ü  Criação de diversas com a mistura de tintas.
ü  Criação de pintura assoprando com o canudinho de refrigerante na folha de sulfit.

Habilidades Contempladas

Artes:

ü  Manipular materiais como lápis e pinceis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão e, carimbo, etc.
ü  Manipular diferentes meios como: tinta, água, areia, terra, argila, etc.
ü  Manipular diferentes suportes gráficos, como: jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, etc.
ü  Observar experimentar transformações (tintas e massas) utilizando elementos da natureza (folhas, sementes, etc.) com a ajuda do educador.
ü  Fazer uso de um mesmo recurso e diferentes situações exemplo: tentas sopradas em canudo ou esponja com carimbo.
ü  Criar desenhos pinturas colagem modelagem a partir do seu próprio repertorio e da utilização dos elementos da linguagem das artes visuais ponto, linha, forma, etc.

Natureza e sociedade:

ü  Reconhecer e nomear as partes do corpo por meio de uso e da exploração de suas habilidades físicas motoras e perceptivas.

ü  Organizar e produzir ordenadamente etapas de uma instrução (receitas, regras) com apoio do professor.
 

Avaliação: No decorrer das atividades, será observado o desenvolvimento psicomotor, percepção visual, auditiva, tanto como a interação e a socialização dos alunos.

PROJETO DE ARTES PARA EDUCAÇÃO INFANTIL


 PROJETO RELEITURAS - A VISÃO INFANTIL DAS TELAS DE ROMERO BRITTO

Elaborado pela Professora: Daniele Mendonça

 
 "A arte é muito importante para não ser compartilhada"
Romero Britto


Justificativa

O desenvolvimento pleno do ser humano apresenta direta relação entre o conhecimento e a compreensão que este venha a ter do mundo das artes, uma vez que só o ser humano é capaz de produzir cultura, deixar legado histórico e cultural para outras gerações.
Entendemos o quão importante e necessária é a relação do homem com outras culturas uma vez que o conhecimento histórico do mundo das artes revela capacidade inata do ser humano em produzir sua própria história, transmitir aprendizado, costumes e principalmente compartilhar saberes. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação Básica 1997: 

O ser humano que não conhece arte tem uma experiência de aprendizagem limitada, escapa-lhe a dimensão do sonho, da força comunicativa dos objetos à sua volta, da sonoridade instigante da poesia, das criações musicais, das cores e formas, dos gestos e luzes que buscam o sentido da vida. 

Evidenciamos ser fundamental ao desenvolvimento infantil o contato com diversas formas de arte e cultura. Segundo Vigotsky (2009) quanto mais veja, ouça e experimente, quanto mais aprenda e assimile, quanto mais elementos reais disponha em sua experiência, quanto mais será considerável e produtiva a imaginação infantil. A conclusão pedagógica segundo o autor é que dessa forma poderemos ampliar as experiências e a capacidade criadora suficientemente sólida das crianças.
Com esse entendimento é que sugerimos o Projeto Releituras – a visão infantil das telas de Romero Britto. Romero Britto, é um artista plástico brasileiro, nascido em Recife em 6 de outubro de 1963. Consagrado no mundo inteiro por seu estilo alegre e colorido. Por apresentar uma arte diferente da clássica e tradicional é considerado um artista pop. Começou a demonstrar já na infância o gosto, talento e interesse pelas artes. Pintava em jornais e papelão sempre usando muitas cores em suas pinturas. De acordo com o jornal The New York Times seu estilo icónico “emana calor, otimismo e amor”.

Objetivo Geral

Despertar nas crianças o gosto pela pintura e pelas artes a partir da releitura das obras do artista plástico Romero Brito.

Objetivos Específicos
 

Conhecer a biografia de Romero Britto.
Fazer leitura de imagem.
Desenvolver oralidade, interação e socialização.
Aprofundar conhecimentos sobre cores, linhas e formas.
Identificar cores primárias e secundárias.
Trabalhar coordenação motora fina e ampla.
Perceber traços da natureza em suas obras.
Desenvolver raciocínio lógico matemático por meio de trabalho concreto.
Desenvolver a imaginação, criatividade, atenção, concentração, expressão artística, percepção visual, noção espacial.
Trabalhar conceito de releitura de uma obra artística de acordo com o entendimento infantil a partir de materiais diversos.
Utilizar materiais recicláveis como caixas de papelão, jornal, revistas, para reproduzir trabalhos do autor.

 

Desenvolvimento 
Ver cronograma das atividades.

Recursos Materiais
 

TV, DVD
Máquina fotográfica/filmadora
Xerox coloridas de algumas telas do autor Romero Britto: borboleta, peixe, gato, cachorro, flor, bola.
Xerox preta e branca de algumas telas do autor (outras)
Fita gomada
Tinta guache, lápis de cor, giz de cera
Papel 40kg diversas cores
Cartolina colorida
Retalhos de EVA
Revistas para recorte
Cola branca
Pincel de maior espessura
Tesoura
Papel crepom diversas cores
Caixas de papelão médias


Culminância
 

Exposição de Arte – Releituras da Obra de Romero Britto na visão das crianças da Educação Infantil. Apresentação do vídeo mostrando as atividades realizadas pelas crianças durante o projeto.
 
Avaliação
 
A avaliação do Projeto deverá ser realizada durante todo o processo e transcorrer das atividades e com as construções de cada criança de acordo com suas percepções artísticas e seu desenvolvimento.

Referências
 
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte. Brasília: MEC/SEF, 1997.
VIGOTSKY, Lev Semenovich. La imaginación y el arte en la infância. Madrid: Akal, 2009.

Algumas telas do autor em preto e branco para as crianças trabalharem.











 CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES 
  Projeto Releituras. A visão infantil da obra do autor Romero Britto.   

Sugestões das Etapas do Projeto   

Roda de Conversa (todos juntos no grupo).
   
Quem é Romero Britto? Apresentar às crianças, imagens (telas) e vídeo no Data Show sobre a vida e algumas telas do autor. Ex: “borboleta”, “peixe”, “cachorro”, “flor”, “bola”, outras. Prática: Desenho livre; criar um desenho a partir da obra de Romero Britto.

Roda de Conversa (em sala de aula). Exposição de telas do autor.

Fazer leitura de imagem de algumas telas do autor. Observar, trabalhar conceitos de formas e cores e o desenvolvimento da oralidade (na sala de aula). Prática: Pintar com lápis de cor as telas em preto e branco do autor em folha de papel A4.

Técnica: Mosaico.

Fazer releitura da obra “Peixe” (ou outra a escolha do professor). Prática: usando a técnica Mosaico. Usar pedacinhos de EVA coloridos.


Estudo das cores primárias e secundárias.

Assistir ao vídeo: Doki Descobre as Cores (Discovery Kids). Formar outras cores usando tinta guache. Prática: Pintar telas em preto e branco (xerox papel A4) do autor Romero Britto tendo as telas coloridas como referência.


Roda de Conversa: Memória da aula anterior. Relembrando autor e Projeto

Colorir com giz de cera, uma tela em preto e branco do autor em Papel A4, colar no papelão e construir um quebra-cabeça.


Releitura da Obra do autor Romero Britto.

Realizar com as crianças trabalho de releitura de uma obra do autor. Sugestão: “Flor”. Professor: selecionar materiais com antecedência. Materiais: telas, pincel (individual) e tinta guache várias cores.


Organização e seleção de Materiais para a Exposição.

Junto com as crianças, selecionar e organizar os desenhos que serão apresentados no dia da Exposição de Arte na escola. Também expor material nas salas para visitação de outros colegas.

Visitação às salas de aula. Mini exposição.

Momento de visitação dos colegas de outras turminhas. Cada sala visita a sala dos outros colegas. Apreciação e registro. (foto, filmagem)


Exposição de Arte: 

Finalizar Projeto com uma linda Exposição de Arte para toda a escola e pais dos alunos, e vídeo com fotos. 

Arte com Mãos e Pés


Tintas e texturas

Introdução 
Nos primeiros anos de vida, as crianças estão imersas no universo das imagens. Começam a ter experiências estéticas quando percebem que podem agir sobre papéis ou telas provocando mudanças e produzindo algo para ser visto. Oferecer diferentes materiais aos pequenos é uma maneira de ampliar a capacidade de expressão deles e o conhecimento que têm do mundo. 

Objetivos 
Explorar diferentes materiais e superfícies para ampliar as possibilidades de expressar-se por meio deles. 

Conteúdo 

- Exploração e manipulação de materiais, como papéis de diferentes texturas, de meios como tintas, água, etc. 
- Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais desenvolvendo todos os segmentos de coordenação. 
- Cuidado com materiais e com os trabalhos e objetos produzidos individualmente e em grupo 

Tempo estimado: 
30 minutos, uma ou duas vezes por semana
Material necessário: 
Tinta guache, anilina comestível em pasta, cola, areia, fubá, sagu, maisena, papéis diversos como: cartolina, cartão, color set, camurça, craft, papelão, sulfite, lixa pincéis de vários tamanhos, rolinho e esponja 

De

Valéria Regis da Silva
Diretora da Comunidade Assistencial Espírita "Lar Veneranda’, em Santos, São Paulo.
A reportagem na íntegra você encontra no site da Nova Escola (clique aqui para ver a reportagem completa e os planos de aula).



Essas são algumas atividades que vc pode fazer com seus alunos: