SUGESTÕES PARA O DIAGNÓSTICO INICIAL DA TURMA:
Querido professor, querida professora,
Apresentamos alguns itens importantes na elaboração do diagnóstico inicial, para o preenchimento do Diário de Classe, que auxiliará na construção do perfil da turma. Esses itens são apenas SUGESTÕES, pois acreditamos na capacidade de estudo, planejamento e condução das atividades pedagógicas de cada professor/professora.
Carinhosamente
Equipe
SUGESTÕES PARA O DIAGNÓSTICO INICIAL DA TURMA:
- Identificar:
- Total de alunos;
- Alunos oriundos das instituições públicas e privadas;
- Alunos oriundos de outros estados;
- Alunos oriundos do lar;
- Faixa etária;
- Características principais da turma e dos subgrupos existentes dentro da turma (EX: dinâmicos, críticos, autônomos, organizados, observadores, questionadores, extrovertidos, introvertidos, etc.);
- Dados significativos sobre o meio familiar (socioculturais, contexto étnicos, religiosos e culturais);
- Participação da família na vida diária dos alunos e demais eventos;
- Temas e ou atividades de maior ou menor interesse (de acordo com as preferências, as aspirações, as habilidades, os medos, as alegrias, os sonhos, os anseios, etc.);
- Conhecimentos e conceitos já construídos (conhecimento prévio) ou em processo de construção. (Ex: racial, saúde, cultural, alimentação, religião, acesso às práticas de letramento, etc.);
- Observar relações alunos/alunos, alunos/ professores, alunos/e demais funcionários da escola;
- Projetos a serem desenvolvidos com a turma durante o ano letivo;
- Alunos portadores de necessidades especiais, bem como selecionar estratégias de adequação às suas necessidades;
- Atividades de rotina: “Acolhida”, “Rodinha”, “Planejamento Coletivo da Rotina”, “Parque”, “Hora da História”, “Lanche”, “Quantos Somos”, “Leitura do Tempo”, “Calendário” , “Fichário”, “Ajudante do dia”, etc.
- Ao final do diagnóstico inicial é recomendável que o professor explicite os âmbitos de experiência, assim como os Eixos que permeiam o Currículo da Educação Básica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário