Blogs
Coloque uma Linda Imagem na Página Inicial do Google!




“Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”.
Paulo Freire





quarta-feira, 27 de junho de 2012


SUGESTÕES PARA O DIAGNÓSTICO INICIAL DA TURMA:

Querido professor, querida professora,
Apresentamos alguns itens importantes na elaboração do diagnóstico inicial, para o preenchimento do Diário de Classe, que auxiliará na construção do perfil da turma. Esses itens são apenas SUGESTÕES, pois acreditamos na capacidade de estudo, planejamento e condução das atividades pedagógicas de cada professor/professora. 
                                                               Carinhosamente
                                                                                        Equipe 

SUGESTÕES PARA O DIAGNÓSTICO INICIAL DA TURMA:

  • Identificar:
      • Total de alunos; 
      • Alunos oriundos das instituições públicas e privadas;
      • Alunos oriundos de outros estados;
      • Alunos oriundos do lar;
      • Faixa etária;
      • Características principais da turma e dos subgrupos existentes dentro da turma (EX: dinâmicos, críticos, autônomos, organizados, observadores, questionadores, extrovertidos, introvertidos, etc.);
      • Dados significativos sobre o meio familiar (socioculturais, contexto étnicos, religiosos e culturais);
      • Participação da família na vida diária dos alunos e demais eventos;
      • Temas e ou atividades de maior ou menor interesse (de acordo com as preferências, as aspirações, as habilidades, os medos, as alegrias, os sonhos, os anseios, etc.);
      • Conhecimentos e conceitos já construídos (conhecimento prévio) ou em processo de construção. (Ex: racial, saúde, cultural, alimentação, religião, acesso às práticas de letramento, etc.);
      • Observar relações alunos/alunos, alunos/ professores, alunos/e demais funcionários da escola;
      • Projetos a serem desenvolvidos com a turma durante o ano letivo;
      • Alunos portadores de necessidades especiais, bem como selecionar estratégias de adequação às suas necessidades;
      • Atividades de rotina: “Acolhida”, “Rodinha”, “Planejamento Coletivo da Rotina”, “Parque”, “Hora da História”, “Lanche”, “Quantos Somos”, “Leitura do Tempo”, “Calendário” , “Fichário”, “Ajudante do dia”, etc.
      • Ao final do diagnóstico inicial é recomendável que o professor explicite os âmbitos de experiência, assim como os Eixos que permeiam o Currículo da Educação Básica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário