OBJETIVOS
MATERNAL I
Nessa turma, visa-se o cuidado permanente inclusive nos aspectos de higiene e alimentação. Promove-se o desenvolvimento afetivo, social, cognitivo e perceptivo motor ao realizar atividades lúdicas e orientadas. A criança, nessa faixa etária, explora o mundo ao seu redor através do próprio corpo. Ela não pára: sobe, desce, pula, entra e sai de pequenos lugares, adquirindo assim a noção de espaço e tempo. Apresenta grandes progressos na sua percepção, habilidades motoras, atenção, memória, e linguagem. Sua concentração ainda é pequena e está ligada ao grupo. O egocentrismo mostra-se como uma característica muito marcante, e aos poucos iniciará a tolerância social perante outras crianças (socialização) ao interagir com o grupo. Ela está em amplo desenvolvimento e utiliza todas as potencialidades que lhe são oferecidas.
A Escola Recanto da Alegria organiza-se para oportunizar um ambiente de acolhimento que dê segurança e confiança às crianças, garantindo oportunidades para que sejam capazes de:
ÂMBITO: FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL
Eixo: Identidade e Autonomia
· Experimentar e utilizar os recursos de que dispões para a satisfação de suas necessidades essenciais, expressando seus desejos, sentimentos, vontades e desagrados, e agindo com progressiva autonomia.
· Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, conhecendo progressivamente seus limites, sua unidade e as sensações que ele produz;
· Interessar-se progressivamente pelos cuidados com o próprio corpo, executando ações simples relacionadas a saúde e higiene;
· Brincar;
· Relacionar-se progressivamente com mais crianças, com seus professores e com demais profissionais da instituição, demonstrando suas necessidades e interesses.
ÂMBITO: CONHECIMENTO DE MUNDO
Eixo: Movimento
· Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
· Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressarem-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;
· Deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao andar, correr, pular, etc., desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras;
· Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc., para uso de objetos diversos.
Eixo: Música
· Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais;
· Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais
Eixo: Artes Visuais
· Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão artística;
· Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação.
Eixo: Linguagem Oral e Escrita
· Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências;
· Interessar-se pela leitura de histórias;
· Familiarizar-se aos poucos com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária e do contato cotidiano com livros, revistas, histórias em quadrinhos, etc.
Eixo: Matemática
· Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem, relações espaciais etc.
Eixo: Natureza e Sociedade
· Explorar o ambiente, para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contato com pequenos animais, com plantas e com objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse.
CONTEÚDOS
ÂMBITO: FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL
Eixo: Identidade e Autonomia
v Comunicação e expressão de seus desejos, desagrados, necessidades, preferências e vontades em brincadeiras e nas atividades cotidianas.
v Reconhecimento progressivo do próprio corpo e das diferentes sensações e ritmos que produz.
v Identificação progressiva de algumas singularidades próprias e das pessoas com as quais convive no seu cotidiano em situações de interação.
v Iniciativa para pedir ajuda nas situações em que isso se fizer necessário.
v Realização de pequenas ações ao seu alcance para que adquira maior independência.
v Interesse pelas brincadeiras e pela exploração de diferentes brinquedos.
v Participação em brincadeiras de ‘esconder e achar’ e em brincadeiras de imitação.
v Escolha de brinquedos, objetos e espaços para brincar.
v Participação e interesse em situações que envolvam a relação com o outro.
v Respeito às regras simples de convívio social.
v Higiene das mãos com ajuda.
v Expressão e manifestação de desconforto relativo à presença de urina e fezes nas fraldas.
v Interesse em desprender-se das fraldas e utilizar o penico e o vaso sanitário.
v Interesse em experimentar novos alimentos e comer com ajuda.
v Identificação de situações de risco no seu ambiente mais próximo.
ÂMBITO: CONHECIMENTO DE MUNDO
EIXO: MOVIMENTO
Conteúdo: Expressividade
v Reconhecimento progressivo de segmentos e elementos do próprio corpo por meio da exploração, das brincadeiras, do uso do espelho e da interação com os outros.
v Expressão de sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral.
Conteúdo: Equilíbrio e Coordenação Motora
v Exploração de diferentes posturas corporais, como se sentar em diferentes inclinações, deitar-se em diferentes posições, ficar ereto apoiado na plana dos pés com e sem ajuda, etc.
v Ampliação progressiva da destreza para deslocar-se no espaço por meio da possibilidade constante de arrastar-se, engatinhar, rolar, andar, correr, saltar, etc.
v Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
EIXO: MÚSICA
Conteúdo: Fazer Musical
v Exploração, expressão e produção do silêncio e de sons com a voz, o corpo, o entorno e os materiais sonoros diversos.
v Interpretação de músicas e canções diversas.
v Participação em brincadeiras e jogos cantados e rítmicos.
Conteúdo: Apreciação Musical
A apreciação musical refere-se a audição e interação com músicas diversas.
v Escuta de obras musicais variadas.
v Participação em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais.
EIXO: ARTES VISUAIS
Conteúdo: O Fazer Artístico
v Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo, etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila, etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras, etc.
v Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas.
v Cuidado com o próprio corpo e dos colegas no contato com os suportes e materiais de artes.
v Cuidado com os materiais e com os trabalhos e objetos produzidos individualmente ou em grupo.
Conteúdo: Apreciação em Artes Visuais
v Observação e identificação de imagens diversas.
EIXO: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Conteúdo: Falar e escutar
v Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
v Participação em situações de leitura de diferentes gêneros feita pelos adultos, como contos, poemas, parlendas, trava-línguas, etc.
v Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita.
v Observação e manuseio de materiais impressos, como livros, revistas, histórias em quadrinhos, etc.
Conteúdo: Práticas de Leitura
v Participação nas situações em que os adultos lêem textos de diferentes gêneros, como contos, poemas, notícias de jornal, informativos, parlendas, trava-línguas etc.
v Participação em situações que as crianças leiam, ainda que não o façam de maneira convencional.
v Reconhecimento do próprio nome dentro do conjunto de nomes do grupo nas situações em que isso se fizer necessário.
EIXO: MATEMÁTICA
Conteúdo: Matemática
v Utilização da contagem oral, de noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária.
v Manipulação e exploração de objetos e brinquedos, em situações organizadas de forma a existirem quantidades.
EIXO: NATUREZA E SOCIEDADE
O trabalho nessa faixa etária acontece inserido e integrado no cotidiano das crianças. Não serão selecionados blocos de conteúdos, mas destacam-se ideias relacionadas aos objetivos definidos anteriormente e que podem estar presentes nos mais variados contextos que integram a rotina infantil, quais sejam:
v Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos;
v Exploração de diferentes objetos, de suas propriedades e de relações simples de causa e efeito;
v Contato com pequenos animais e plantas;
v Conhecimento do próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas.
HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:
Identificar-se como pessoa no ambiente escolar;
Reconhecer o professor e seus colegas pelo nome;
Afastar-se da sala e retomar a ela;
Localizar sua sala, o seu lugar e o que utiliza;
Explorar o ambiente escolar reconhecendo suas dependências;
Auxiliar na organização da sala;
Respeitar os colegas;
Iniciar a prática dos hábitos de higiene (escovação os dentes, lavagem as mãos...) e da alimentação sozinha;
Zelar pelos objetos de uso pessoal e coletivo;
Participar das atividades individuais e/ou em grupo;
Diferenciar meu e teu;
Aceitar o não;
Reconhecer estados emocionais;
Expressar seus sentimentos;
Recorrer ao professor para solucionar suas dificuldades;
Escolher uma atividade;
Estabelecer diferenças entre as atividades livres, de trabalho, de higiene e merenda;
Experienciar as possibilidades de seu corpo;
Movimentar braços e pernas independentes;
Relaxar espontaneamente;
Experimentar situações para desenvolver o controle de aparar e arremessar, de se equilibrar sobre obstáculos, de arrastar-se, rolar, quadrupedar, virar cambalhota, engatinhar, subir e descer (sem alternar os pés);
Utilizar os brinquedos da pracinha com certa independência;
Dominar movimentos manuais para construir, enfileirar, encaixar, enfiar, rasgar, pintar, amassar e também digitais para pegar objetos pequenos;
Captar direção e intensidade de sons e ruídos significativos;
Participar de jogos auditivos;
Agrupar objetos através de relações perceptivas, conforme suas semelhanças (indistintamente);
Identificar noções primárias (agora, escuro, perto...);
Manter-se numa atividade, por curto tempo, dentro do ritmo do grupo;
Reconhecer algumas texturas, cores, formas, tamanhos;
Identificar objetos de seu conhecimento através do tato;
Ouvir histórias e dramatiza-Ias;
Contar histórias pequenas a partir de figuras, ou de histórias já ouvidas;
Recordar músicas e gestos;
Evocar nomes significativos, lugares, sons, objetos;
Realizar marcas no papel, sem formas definidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário