Blogs
Coloque uma Linda Imagem na Página Inicial do Google!




“Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”.
Paulo Freire





domingo, 5 de junho de 2011

ATIVIDADES DE ESTIMULO À LINGUAGEM PARA BERÇÁRIO


3 Meses:

* Prender com uma fita perninha do bebê a um móbile;
* Encaixar a alça de um chocalho nos dedinhos do pé de um bebê;
* Amarra a chupeta ou um brinquedo no pezinho de modo que a criança tenha que dobrar a perna para alcançar a boca;
*Prancha de textura (deixe a criança sentir a diferente textura com as mãos e com os pés);

3 a 4 Meses:

* Segurar o objeto preso por um fio e fazer movimentos para que a criança tente pegá-lo esticando os bracinhos e acompanhando os seguintes movimentos:
- Acima / Abaixo
- Longe / Perto
- Pendulo / Circular

* Seguir o objeto focalização

- Acima / Abaixo
- Longe / Perto
- Lados / Diagonais


* Esconder um objeto e mostrar a criança logo em seguida
* Esconder o objeto e apresentá-lo ao bebe com as mãos alternadas, até que ele desenvolva a habilidade de memorizar que o objeto aparece cada vez em uma mão e olhar antecipado.
* Induzir a imitação de movimentos simples:

- Colocar a língua para dentro e para fora
- Abrir e fechar a boca
- Fazer bico / vibrar os lábios e as línguas
- Abrir e fechar as mãos / bater palmas

* Esconder o rosto com um pano e esperar que a criança puxe para te achar
* Esconder um objeto embaixo de um pano e esperar que a criança puxe o pano e depois puxe o pano para achá-lo

4 a 6 Meses:

* Segurar uma bandeja de alumínio e incentivar a criança a chutar a bandeja fazendo barulho
* Cantar balançando a criança de acordo com a canção da música
* Cobrir a criança com um lençol fazendo uma cabaninha

6 a 7 Meses:

* Colocar a criança sentada em cima de um lençol e a arrastá-la puxando o lençol. A criança deverá fortalecer o abdômen para manter-se sentada.
* Rolar
* Engatinhar / passar por cima, por baixo de obstáculos.
* Sentar a criança em uma bola grande, para incentivar a criança a se equilibra-se com uma perna de cada lado.

8 a 12 Meses:

* Colocar a criança de costas, emitir sons por trás dela e esperar que ela vire-se em busca da localização da fonte sonora.
* Colocar e retirar objetos de dentro de uma caixa
* Bater pinos com o martelo
* Arremessar objetos
* Encaixar objetos com uma base com pinos
* Montanha Russa

1 a 2 anos e 5 meses:

* Empilhar peças
* Emparelhar peças
* Encaixar pinos
* Encaixar formas
* Encaixar seqüências de tamanhos:
- através de deslizamento
- em local determinado
- idem apenas com orientação
- idem com 2 locais determinados
- idem com 3 locais determinados
- idem com 4 locais determinados
- idem com todas as peças
- Encaixar de ponta cabeça
- Misturar 2 encaixes de forma diferentes




Continente X Conteúdo:

* Apresentação de fantoches
* Apresentação de figuras em livros
* Apresentação de animais / frutas / comidas / carros / pessoas / objetos de uso pessoal para nomeação.
* Imitação de seqüências de movimentos
* Imitação diferida (faz de conta)
* Incentivo à brincadeira simbólica.

ATIVIDADES PARA BERÇÁRIOS

Sugestões de atividades e estímulos para o berçário

"O adulto precisa apresentar o mundo"
* Chocalho com garrafa peti, copo de iogurte, yakut...
* Saquinhos de cheiro feito com tnt algodão e vários aromas.
* Bolinhas de cheirinho feito com meia calça* Caixa supresa, encapada e com um buraco para caber a mãozinha do bebê.
* Tampas de Nescau com figuras.
* Cds com figuras, furado e usado como móbile.
* Abrir uma caixa de papelão e fazer uma casa, ou um carro.
* Janelinhas das sensações.
* Cd com cantigas com voz de criança, músicas clássicas.
* Sagu com anelina dentro de peti, pode usar também gliter, lantejoula...
* Varal das sensações.
* Cestos dos tesouros.
* Pendulo com bola e elástico colado no teto
* Soprar ( canudo grosso), fazer bolhas ensinar a criança a respirar pelo nariz( variar com gelatina colorida).

Esconde-Esconde (para bebês) Cadê o ursinho? Ele sumiu, mas não é para sempre.



_ IDADE A partir de 6 meses.

_ O QUE DESENVOLVE Noção de que as pessoas e os objetos continuam existindo mesmo quando saem do campo de visão.

_ COMO BRINCAR Se esconda atrás de uma porta ou de algum objeto grande e chame o bebê, fazendo com que ele procure você. Apareça novamente. Cubra a sua cabeça com um pano e chame a criança pelo nome. Depois de alguns segundos, retire o pano. Esconda um objeto que o bebê goste, como um ursinho, e pergunte: "Cadê o ursinho? Onde ele está?" Incentive a criança a procurá-lo. Depois, mostre o objeto. Essa atividade ajuda a criança a compreender a ausência dos pais quando eles saem, por exemplo, para trabalhar.

Encaixes (para bebês)Uma caixa dentro da outra e o bebê aprende o que é grande, pequeno, leve e pesado.


_ IDADE A partir de 6 meses.

_ O QUE DESENVOLVE Noção de tamanho e de peso.

_ BRINQUEDO Caixas de papelão e potes plásticos de vários tamanhos e formatos.

_ COMO BRINCAR Coloque um pote dentro do outro, mostrando que o menor cabe dentro do maior. Vire os potinhos de ponta-cabeça e coloque um sobre o outro até formar uma torre. Deixe a criança brincar à vontade com os potes e colocar as mãozinhas dentro deles. Quando ela pegar um pote sozinha ou dois deles (um dentro do outro), vai perceber a diferença de peso. Você pode fazer: Monte cubos de diferentes tamanhos com caixas de leite. Recorte o papelão e emende as laterais com fita crepe. Depois, pinte.

Cores (para bebês)
Blocos de espuma azuis e vermelhos... Um em cima do outro e, de repente, todos no chão!_ IDADE A partir de 3 meses.


_ O QUE DESENVOLVE Coordenação motora e a visão, que começa a ficar mais nítida a partir do terceiro mês.

_ BRINQUEDO Blocos coloridos de espuma.

_ COMO BRINCAR Movimente os blocos, coloque uns sobre os outros. Deixe a criança segurá-los e derrubá-los.

_ ESTE VOCÊ FAZ Corte o fundo de duas garrafas PET transparentes e coloque papel crepom picado, de diferentes cores e tamanhos, dentro desses recipientes. Junte um ao outro com fita adesiva. Também é possível usar água, óleo e purpurina. Utilize vasilhames de diferentes tamanhos para que o bebê perceba que sua mão envolve o objeto de várias maneiras.

3 comentários:

  1. Olá Alynne,
    Venha participara do nosso blog!
    http://redeeducacaoemfoco.blogspot.com/p/voce-em-foco.html

    ResponderExcluir
  2. Que legal o post, adorei seu blog! Estou começando agora, se possível dá uma passadinha lá!!
    http://canetaeetc.blogspot.com

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post!!! Estarei sempre por aki!!! Já sou sua seguidora!!! Aguardo sua visitinha e sem esquecer q estarei divulgando seu cantinho no meu!!! Bjos

    ResponderExcluir