Blogs
Coloque uma Linda Imagem na Página Inicial do Google!




“Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”.
Paulo Freire





quinta-feira, 21 de abril de 2011

Atividades Família - Pré II
Iniciar o projeto contando a historia Um amor de família de Ziraldo (se possível passar na transparência ou data show). Vamos conversar sobre a família, seus componentes, quem faz parte, quem mora conosco; Pedirei às crianças que tragam fotos da família, confeccionaremos um mural com o tema: Minha família é assim! No caderno de desenho confeccionaremos a árvore genealógica; Bichinho diferente - todas as pessoas da nossa família possuem nomes, confeccionar, todos os amigos da sala o Bichinho diferente;

Obra de arte: A Família – obra de arte de Tarsila do Amaral Tempo para nascer Eu não havia nascido, Meu coração já batia Mamãe contava, eu ouvia

Identificar o período de gestação nos seres humanos; Teremos a visita de uma mãe grávida com objetivo de mostrar fotos do bebê na barriga (ultra-som), vamos entrevistá-la. Perceber as transformações que ocorrem ao longo da gestação até o nascimento, vamos comparar semelhanças e diferenças entre o tempo e a forma de nascer dos seres vivos; Trabalhar a seqüência numérica de 1 a 9 Comparar unidades de medida de tempo: dia, semana, mês Conversaremos sobre o que é importante para um crescimento saudável: moradia, carinho, amigos, educação, etc.
Vamos fazer de conta que somos cozinheiros – vamos a cozinha fazer Biscoito – cada amigo fará a letra inicial do seu nome. Conversaremos sobre - Quanto você pesava ao nascer? Quando eu nasci eu era assim... Hoje eu sou assim... Vamos escrever o nome completo, altura e peso. Tamanho da roupa e do sapato;

Fazer relação temporal entre o tempo dos familiares mais idosos e os dias de hoje. Realizar entrevista com uma avó para que nos conte como brincavam quando era criança. Visita de um pai para ensinar as crianças a jogarem bolinhas de gude. Amarelinha, Dança da cadeira, Pular corda, Roda Desenhar sua brincadeira preferida;

Montar um painel com desenhos; “A minha casa”; Depois de explorar o tema tipos de moradias trabalhar profissões, quem constrói as casa e apartamentos? O construtor. Diferenciar diferentes ambientes que compõe uma casa. Relacionar objetos ao lugar a que aparecem em uma casa. Recortando móveis da sala, quarto, cozinha, quarto; Pesquisar diferentes tipos de moradia, depois desenhe sua casa;

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Uma sugestão de plano de aula.-Ed Infantil


Este é voltado para a Educ. Infantil. Embasado na busca por uma rotina de atividades diversificadas, este plano caracterizasse pela sua simplicidade e praticidade, apresentando uma organização e uma visualização que facilitam o processo de elaboração.
Pode ser modificado de acordo com as necessidades e possibilidades de ação levantadas por cada professor.
Plano de Aula – Educação Infantil
Professora ____________________________

Grupo _____________________ Turma ____________

Turno _________Unidade ____________________

Período Semanal _________________
Dia, Data
Acolhimento - (Descrição da rotina de chegada. Neste momento, enquanto a professora recebe as crianças que estão chegando e organiza material, como mochila e lancheira, os alunos podem está envolvidos em atividades diversificadas – uma para cada dia da semana, como: picote, fazer bolinhas de papel, colagem, desenho, pintura, massinha, lego, leitura de revistinhas e livros de história, etc., todas previamente preparadas.)
Rodinha - (A roda é essencial ao trabalho educativo com estas séries. Neste momento, professor e alunos interagem, fazendo oração, cantando, contando histórias e conversando sobre o assunto do dia.)
Atividade I – (Descrição de atividade correspondente ao assunto trabalhado)
Lanche e recreação – (É importante diversificar a rotina de lanche, promovendo lanche coletivo, piquenique, etc. A recreação pode ser livre, com a atenção do professor e monitor e dirigida, com jogos e atividades pré-elaborados e descritos neste espaço.)
Momento da Calmaria – (Neste momento, o professor pode realizar diversas atividades, como relaxamento ao som de músicas tranqüilas, através de movimentos ou simplesmente deitados; audição de história, etc.)
Atividade II – (Descrição de atividades de desenvolvimento psico-motor, sejam elas de escrita, colagem, recorte, ou movimento; abordando diversos temas de diversas áreas do conhecimento)
Despedida- (música, troca de carinho e gentilezas, recadinhos, etc. – É importante que a professora e/ou a monitora arrumem e perfumem as crianças, aproveitando este momento para uma conversa carinhosa a respeito da higiene pessoal e da alegria que este momento envolve.)
Atividades do dia - (descrição das tarefas do dia para casa e classe, indicando pág. do livro, quanto for o caso.)
Observações - (Considerações avaliativas após a concretização da aula, sobre a validade e os efeitos da aula desenvolvida, bem como sobre o comportamento de cada aluno.)
Postado por Naurelita Maia

quarta-feira, 6 de abril de 2011